terça-feira, setembro 08, 2015

DINAMARCA FECHA PORTAS À ENTRADA MACIÇA DE REFUGIADOS



Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2015/09/08/dinamarca-fecha-a-porta-a-refugiados-com-anuncios-na-imprensa-libanesa/   -   Página com vídeo incorporado   -   (artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
A Dinamarca decide promover a sua política de controlo da imigração para lá das fronteiras do país.
O ministério dos Negócios Estrangeiros dinamarquês publicou um anúncio em quatro jornais libaneses para dissuadir os refugiados de tentarem aceder ao seu território.
O texto lembra que as ajudas para refugiados foram recentemente reduzidas em 50% ou que os candidatos rejeitados serão imediatamente extraditados para o país de origem.
Para um habitante de Beirute, “este anúncio é engraçado ao início pois, em vez de promover a ajuda aos refugiados numa crise como a actual, eles anunciam que estão a cortar nas ajudas em forma de publicidade… Como se estivessem a vender algo, o que é ridículo”.
Para outra habitante, “se eles querem fazer um gesto humanitário deveriam antes de mais albergar um certo número de refugiados, em vez de falarem de um grande afluxo como o fazem neste texto. Nós recebemos quase dois milhões de refugiados no nosso país e não sabemos quem são nem de onde vêm. Esta atitude é inaceitável”.
O anúncio é publicado num momento em que o governo liberal, sob pressão da extrema-direita (o segundo partido do país) tenta travar o fluxo de refugiados que atravessa o território rumo à Suécia.
A polícia encerrou ontem uma autoestrada fronteiriça para bloquear uma marcha de cerca de 300 refugiados provenientes da Alemanha.

* * *

Mais uma vez, a referida Extrema-Direita faz a sua parte na defesa das fronteiras do seu país e da Europa. E tudo porque o raio do povinho exerceu assim o seu direito de voto, a demonstrar, mais uma vez, que quanto mais democrática for uma sociedade, mais força aí terá o Nacionalismo.

Claro que entretanto já há nos bastidores da politicagem europeia quem queira proibir a Dinamarca de ser tão restritiva na questão da imigração, como aqui se verá, dentro de horas ou amanhã.