terça-feira, setembro 08, 2015

PRIMEIRA-MINISTRA DA LETÓNIA RECUSA-SE A DAR ENTREVISTAS EM RUSSO

Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20150908/2063420.html
*
A primeira-ministra da Letónia, Laimdota Straujuma, recusa-se a dar entrevistas em língua russa.
Esta postura da primeira-ministra foi transmitida aos jornalistas pela porta-voz, Aiva Rozenberga, citada pela RIA Novosti.
“Depois de mais uma entrevista concedida hoje aos média de expressão russa, a chefe do governo chegou, mais uma vez, à conclusão de que é difícil para ela falar russo”, explicou Rozenberga.
Segundo a porta-voz, “a senhora Straujuma não tem tempo suficiente para estudar o Russo”.
“Agora, será preciso conformar-se com o facto de que a primeira-ministra só irá conceder entrevistas em Letão”, disse Aiva Rozenberga.
Mais cedo, o Centro da Língua Estatal da Letónia criticou o presidente Raimond Vejonis, que tinha afirmado que não iria recusar-se a usar o Russo para falar com os jornalistas e com a população.
Naquela altura, Vejonis admitiu que a sua decisão poderia ser interpretada de uma maneira controversa, mas que ele, portanto, não podia deixar de se comunicar usando as duas línguas. Tal comunicação, segundo ele, é um dos métodos para reduzir as discrepâncias entre os segmentos letão e russo da população do país.
Aliás, nesta terça-feira (8), o gabinete de ministros letão aprovou uma proposta que visa criar, no seio do Centro da Língua Estatal, um organismo “de apoio popular para preservar, proteger e fomentar o desenvolvimento da língua letã”. A informação consta no site do Ministério da Justiça.
Cerca de 40% dos habitantes da Letónia têm o Russo como língua materna. No entanto, só o Letão tem o estatuto de língua oficial, o Russo é considerado como uma língua estrangeira. Parte dos habitantes do país de origem russa é considerada como “não cidadãos”, por um decreto formal assinado logo depois da queda da URSS.

* * *

Por mais tempo que passe sob ocupação estrangeira, a Nação vem ao de cima, isto se existir, evidentemente.


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

estes russos so querem terra terra e nao admitem perde-la.
entretanto moscovo e arredores cada vez tem menos russos por causa das migraçoes do imperio, siberianos, tartaros, arabes do sul, etc.. enfim, mais uma catastrofe ingovernavel que vai ditar uma grande mudança genetica dos povos eslavos. Realmente nos arianos nao sabemos preservar o nosso patrimonio genetico. So mesmo no nazismo havia algo nesse sentido, depois disso entao foi a miseria e inconsciencia total.

8 de setembro de 2015 às 21:29:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não, essa «inconsciência» é ao nível das elites, ora multiculturalistas ora imperialistas, ora ambas as coisas. A massa popular não quer a diluição da sua estirpe.

8 de setembro de 2015 às 23:13:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home