quarta-feira, setembro 16, 2015

CERTA VEZ, QUANDO NA EUROPA SE RECEBERAM MUITOS REFUGIADOS...

«Há muitos anos, um dirigente europeu encontrou-se nas suas fronteiras com refugiados que queriam fugir da guerra e de um inimigo que assassinava em massa...
Os seus, dele, conselheiros económicos disseram-lhe que tudo nisso eram vantagens: por um lado, repovoavam-se as cidades e campos despovoados, o que aumentaria o fluir dos impostos para as suas depauperadas arcas de tesouro. Por outro lado, estes refugiados seriam integrados sem problemas como mais uma corrente religiosa igual às outras.
Poucos anos mais tarde, estes refugiados não só não se tinham integrado mas também, quando aconteceu que houvesse quem os quisesse fazer obedecer aos funcionários do Estado, e que fazê-los pagar impostos, rebelaram-se contra a autoridade central, passando a sangue e fogo o território.
O capítulo final teve lugar quando o dirigente europeu foi queimado vivo juntamente com os seus conselheiros sobreviventes, depois da batalha em que os ditos refugiados aniquilaram o seu exército.
O dirigente europeu era o imperador romano Valente, os refugiados eram os Godos, que tinham suplicado asilo ao fugir dos Hunos, a batalha foi a de Adrianópolis, em 378 e.c..
Menos de cem anos mais tarde caiu o Império Romano...»
*
Fonte: meme em circulação no Facebook

* * *

Há quem diga que é preciso aprender com a História; há, em contrapartida, os que garantem ser isso impossível, dado que a História é irrepetível e etc.. De um modo ou doutro, mais vale ter cuidado, digo eu... porque, tanto há mil e setecentos anos como agora, dois mais dois continuam a ser quatro.


6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Rússia tinha solução para afastar Assad da Síria em 2012 mas Ocidente ignorou proposta Russa,foi uma grande oportunidade perdida diz ex-Presidente da Finlândia.

Ocidente ignorou em 2012 proposta russa que previa afastamento de Assad

http://www.publico.pt/mundo/noticia/ocidente-ignorou-em-2012-proposta-russa-que-previa-afastamento-de-assad-1707873

16 de setembro de 2015 às 10:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Foi na Hungria que o avanço Otomano na Europa foi travado, três séculos depois e novamente a Hungria, tenta deter como pode a invasão Islâmica.A Nova-Ordem-Mundial irá castigar a Hungria por tal comportamento.

“Políticos da Hungria são uma vergonha” para a Europa
Guterres diz que acordou em choque às 5h00 da manhã com a falta de acordo. A Hungria vai agora virar-se para a fronteira com a Roménia. Já foram detidos 60 migrantes.

http://observador.pt/2015/09/15/alemanha-quer-cortar-fundos-europeus-a-quem-nao-aceitar-quotas/

16 de setembro de 2015 às 10:32:00 WEST  
Anonymous wesley wanderkolken said...

Caturo olha a noticia que tem sido noticiada aqui na mídia brasileira, "Refugiados sírios no Uruguai pedem, sem sucesso, para ir ao Líbano.
Governo uruguaio diz que não impede saída, mas Líbano recusa recebê-los.Famílias recebem auxílio do governo, mas reclamam do custo de vida.", a notícia pode ser encontrada no endereço http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/refugiados-sirios-no-uruguai-pedem-sem-sucesso-para-ir-ao-libano.html.

16 de setembro de 2015 às 11:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Jovem obcecada pelo Estado Islâmico matou a mãe
A adolescente dinamarquesa Lisa Borch foi condenada em tribunal a nove anos de prisão por ter morto a mãe com a cumplicidade do namorado, um iraquiano de 29 anos."

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=4781109

16 de setembro de 2015 às 14:20:00 WEST  
Blogger Afonso de Portugal said...

Desconfio que este não é o único exemplo histórico do género. O problema é que, na maioria dos casos, o mais provável é que não tenha sobrevivido ninguém disposto a contar o "antes" e o "depois"...

16 de setembro de 2015 às 16:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Um milhão preparados para atravessar o Mediterrâneo.

http://www.lepoint.fr/editos-du-point/jean-guisnel/depuis-la-libye-un-million-de-migrants-prets-a-franchir-la-mediterranee-13-09-2015-1964400_53.php

16 de setembro de 2015 às 16:05:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home