quarta-feira, setembro 16, 2015

PNR QUER REVOGAÇÃO DO ACORDO ORTOGRÁFICO E REFORMA MÍNIMA NOS SEISCENTOS EUROS

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/politica/450420/pnr-quer-recuperar-a-soberania-nacional-e-combater-a-corrupcao   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
O secretário-geral do Partido Nacional Renovador (PNR), José Pinto Coelho, ambiciona chegar aos 50.000 votos nas legislativas e tem como bandeiras políticas a recuperação da soberania nacional, da produção, identidade e o combate ao crime e à corrupção.
Em entrevista à agência Lusa, José Pinto Coelho afirmou ter como objectivo triplicar a votação das legislativas de 2011, que foi de 17548 votos (0,31%).
"É um sonho fundamentado e realista chegarmos ao patamar dos 50.000 ali à casa psicológica dos 1%", disse o candidato cabeça de lista por Lisboa.
O partido concorre nas eleições legislativas de 04 de Outubro a todos os círculos eleitorais.
Questionado sobre qual seria a primeira medida que tomaria caso fosse eleito, o candidato disse que, embora sendo simbólica, revogaria o acordo ortográfico.
"Revogar o acordo ortográfico. Acabou-se! A partir de agora volta-se a escrever português como deve ser", afirmou Pinto Coelho.
O secretário-geral do PNR considerou também que Portugal tem sido "carne para canhão de países e de interesses" e defendeu um modelo "antagónico" do que tem sido apanágio do actual Governo.
"Cada vez somos menos senhores do nosso destino (...) vendeu-se ao desbarato todos os sectores vitais para a nossa economia e soberania", defendeu o candidato nacionalista.
"Estamos, infelizmente, entregues a uma classe política que mais não tem feito do que pilhar o erário público, saquear o país, viver de corrupção e de tráfico de influência", afirmou Pinto Coelho.
"Não faz sentido aqueles que têm a sorte de ter emprego estarem a trabalhar meio ano para pagar impostos", argumentou o candidato.
De forma a alterar a situação, Pinto Coelho argumentou ser necessário "cortar as gorduras do Estado".
Pinto Coelho defendeu ainda a saída da moeda única, sendo da opinião que Portugal deveria, no futuro, voltar ao escudo.
Mas não à "maneira irresponsável e mentirosa tipo 'a lá' Syriza [Governo grego]" que entraram "como leões" e saíram "como cordeiros", afirmou o candidato não especificando, contudo, como e quando é que a saída da moeda única se poderia realizar.
O candidato defendeu também o aumento da reforma mínima para os 600 euros, estabelecendo uma meta de reforma máxima de 2.000 euros, argumentando que "tem que se cortar nas reformas douradas".
O PNR foi o único partido político a rejubilar-se oficialmente com a detenção do ex-primeiro-ministro, José Sócrates, tendo mesmo feito uma manifestação, no dia 09 de Agosto de 2015, à porta do estabelecimento prisional de Évora.
Questionado sobre a nova medida de coacção aplicada a José Sócrates (prisão domiciliária), Pinto Coelho afirmou que confia no juiz que está encarregue do caso, Carlos Alexandre.
"Acredito que juízes corajosos como é o caso do juiz Carlos Alexandre, que tem a coragem de prender um ex-primeiro-ministro, sabe muito bem o que está a fazer", considerou o candidato nacionalista.