terça-feira, setembro 15, 2015

HUNGRIA FECHA A FRONTEIRA COM A SÉRVIA PARA TRAVAR A ENTRADA DE ALÓGENOS

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2015/09/14/hungria-sela-fronteira-com-a-servia/   -   Página com vídeo incorporado   -   
*
A Hungria pôs termo ao fluxo de refugiados que tentam saltar a fronteira sérvia, depois de ter terminado, esta tarde, a construção de uma contestada vedação na zona de Rozske.
A conclusão da estrutura de arame farpado ocorre a horas de entrar em vigor, na terça-feira, uma nova lei da imigração que prevê a detenção dos refugiados que tentem cruzar a barreira húngara.
Os migrantes estão a ser enviados para o posto de fronteira local, onde as autoridades estarão a permitir a entrada de centenas até à meia-noite.
Em Budapeste, o primeiro-ministro húngaro não descartou a possibilidade de declarar o estado de emergência, à luz da nova lei: “a partir de amanhã, quem cruzar a fronteira de forma ilegal será punido com prisão e deportação imediata”, afirmou Viktor Orban.
Desde domingo, que mais de seis mil refugiados cruzaram o ponto de passagem de Rozske, para garantirem a entrada no espaço da União Europeia.
A Hungria deslocou nas últimas horas milhares de refugiados em vários comboios para a fronteira austríaca, sem aparentemente serem registados.
Segundo Budapeste, mais de 200 mil pessoas, a maioria provenientes da Síria, Iraque e Afeganistão, teriam cruzado o seu território com destino à Alemanha e Suécia, desde o início do ano.