domingo, agosto 23, 2015

TRIBUNAL DE BRAGA NÃO AUTORIZA MONTAGEM DE ARENA AMOVÍVEL PARA TOURADA

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB) não autorizou a montagem de uma arena amovível em Viana do Castelo para a realização de uma tourada, no domingo, por considerar haver "violação" de vários regimes de ordenamento do território.
Em comunicado enviado à Agência Lusa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo adiantou que a decisão do TAFB foi comunicado esta tarde e deu razão aos argumentos invocados pelo município aquando do indeferimento para o licenciamento da estrutura.
De acordo com a autarquia da capital do Alto Minho, a acção para protecção de direitos, liberdades e garantias movida, na segunda-feira passada, pelo movimento "Vianenses pela Liberdade", foi considerada pelo juiz do TAFB "totalmente improcedente".
Na semana passada, aquela autarquia justificou o indeferimento para a montagem daquela estrutura em terrenos privados da veiga de Areosa com o "incumprimento" dos regimes da Reserva Ecológica Nacional (REN), da Reserva Agrícola Nacional (RAN), do Plano Director Municipal (PDM), da Rede Natura 2000 e do Plano Ordenamento Costeiro (POC), entre Caminha e Espinho.
No indeferimento, a autarquia da capital do Alto Minho, liderada pelo socialista José Maria Costa, adiantou que o terreno em causa "está também em perímetro de emparcelamento da Areosa, Carreço e Afife".
No âmbito daquela acção judicial a "Câmara Municipal exerceu o direito de contraditório, relativamente à pretensão" daquele grupo de aficionados, "tendo o TAFB decidido validar a justificação da autarquia".
"Desta forma o espectáculo previsto fica prejudicado por decisão das entidades judiciais", lê-se na nota da autarquia.
A Lusa tentou contactar o porta-voz do grupo pró-tourada, mas tal não foi possível até ao momento.
Já na terça-feira aquele movimento foi forçado a cancelar uma tourada com anões, prevista para quinta-feira, para a mesma estrutura, por não haver decisão judicial.
Aquele movimento local foi criado em 2009, depois de a câmara de então ter aprovado, por proposta da maioria socialista, uma declaração afirmando Viana como "anti-touradas", a primeira do país.
 *
Fonte: http://www.publico.pt/local/noticia/tribunal-nao-autoriza-montagem-de-arena-para-tourada-de-domingo-em-viana-1705645

* * *

Vá lá que de quando em vez a Justiça portuguesa até funciona.



1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2015/08/23/alemanha-neonazis-voltam-a-manifestar-se-contra-refugiados-em-heidenau/

23 de agosto de 2015 às 12:58:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home