sexta-feira, agosto 21, 2015

MANIFESTAÇÃO CONTRA AS TOURADAS NA PRIMEIRA CIDADE ANTI-TOURADAS DE PORTUGAL

Fonte: http://www.olharanimal.org/touradas-e-farra-do-boi/7527-portugal-meia-centena-de-ativistas-marcharam-em-viana-do-castelo-contra-touradas   (artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
Promovida pelo grupo anti-touradas de Viana do Castelo, a manifestação pacífica, controlada de perto por agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) local, fardados e à civil, começou cerca das 13:00 na estação de caminho-de-ferro da cidade.
A acção, que incluiu a distribuição de folhetos informativos, terminou na Praça da República, em pleno centro histórico, com uma representação teatral para chamar a atenção "para a dor infligida aos animais durante uma tourada".
Oito activistas deitaram-se no chão daquela zona da cidade numa encenação em que apareciam com sangue e com "ferros" (utilizados nas corridas) espetados nas costas, despertando a atenção de quem passava pelo local.
"Este teatro pretende alertar as pessoas para o sofrimento a que são sujeitos os touros. As pessoas têm que se colocar no lugar do animal para sentir o que sentem, no momento", afirmou a porta-voz daquele grupo local, Ana Macedo.
A iniciativa foi convocada na sequência do anúncio de realização de uma tourada na cidade, no dia 23 de Agosto, promovida por um grupo local de aficionados.
No final do protesto pacífico, Ana Macedo manifestou-se "satisfeita" com o resultado da acção de sensibilização, e anunciou uma manifestação de protesto no dia da corrida de touros, prevista para a veiga da Areosa, e indeferida a semana passada pela Câmara Municipal.
O município alegou "incumprimento" de vários regimes de ordenamento do território, como a Reserva Ecológica Nacional (REN), da Reserva Agrícola Nacional (RAN), do Plano Diretor Municipal (PDM), da Rede Natura 2000, e do Plano Ordenamento Costeiro (POC), entre Caminha e Espinho".
Contactado pela agência Lusa, o porta-voz do movimento "Vianenses pela Liberdade", que entregou, no passado dia 06, naquela autarquia, um pedido de licenciamento para uma tourada dia 23 de Agosto afirmou "não ter tido ainda conhecimento oficial da decisão.
José Carlos Durães afirmou que "receber o indeferimento da Câmara vai recorrer à justiça".
"Como tem acontecido nos anos anteriores vamos interpor uma providência cautelar junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga", disse, lamentando que "o presidente da Câmara ainda não se tenha convencido de que não tem razão".
O grupo de aficionados foi criado em 2009, depois de a câmara local ter aprovado, por proposta da maioria socialista, uma declaração afirmando Viana como "anti-touradas", prevendo não autorizar qualquer evento deste género em terrenos públicos ou privados, desde que tal dependesse de decisão do município.
(...)