terça-feira, agosto 04, 2015

PRÓXIMAS ELEIÇÕES NA CATALUNHA MARCADAS PELA CAMINHADA PARA A INDEPENDÊNCIA NACIONAL

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2015/08/03/catalunha-antecipa-eleices-com-independencia-no-horizonte/   (Artigo originariamente redigido ao abrigo do acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
As eleições antecipadas catalãs têm, para o governo de Artur Mas, um valor de plebiscito, embora o presidente não faça menção à questão da soberania na convocação às urnas.
Desde 1978, a Catalunha é uma das 17 comunidades autónomas de Espanha dotadas de um parlamento e de um governo próprio. Como as outras, tem competência judicial, policial, nas questões de saúde e de educação mas, ao contrário do País Basco e de Navarra, nenhuma autonomia fiscal especial, que depende do orçamento atribuído pela administração central.
A região autónoma da Catalunha gera 20% do PIB, principalmente devido ao comércio e ao turismo, mas a crise imobiliária em que mergulhou a Espanha, em 2008, também abalou as finanças regionais.
Os cortes no orçamento intensificaram o sentimento separatista em vários sectores da população. Os separatistas sentem-se maltratados e reprimidos pelo governo de Madrid.

Aritz Bel:
- Normalmente, sentimo-nos parte integrante de um Estado que nos trata bem. Na minha opinião, o governo espanhol, tem-nos maltratado, ao longo de décadas, social e economicamente. 
Mesmo que não falem catalão, incomoda-nos que o governo central maltrate a língua catalã. Mesmo não sendo a língua de todos, parece injusto , e não gosto de injustiça.

As eleições de 27 de Setembro podem dar asas ou enterrar o movimento separatista promovido pelo presidente Artur Mas, que já realizou uma consulta em 2014, não reconhecida pelo governo de Madrid. Para a lista única da “Convergència” e “Esquerra Republicana de Catalunya” , o desafio é chegar aos 70 deputados eleitos nem câmara de 135. Qualquer outro resultado será considerado uma derrota.

Como diz um dos manifestantes (Pep Majol): - Vamos continuar a lutar, vamos sofrer até vencer.