terça-feira, agosto 18, 2015

AUMENTA A PROPORÇÃO DE SALÁRIOS MÍNIMOS EM PORTUGAL

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=4732881
*
Desde 2011, a percentagem de trabalhadores a ganhar o SMN subiu 73,6%. Ganhou-se competitividade à custa de salários baixos.
A economia portuguesa está mais competitiva desde a chegada da troika, mas em grande parte à custa da desvalorização salarial. Hoje, um em cada cinco trabalhadores (19,6%) ganha o salário mínimo nacional de 505 euros por mês. Em 2011, antes das medidas de ajustamento impostas pelos credores, apenas 11,3% recebiam a remuneração base, então de 485 euros. É um aumento de 73,6%, segundo os números do Ministério da Economia.
"Houve empresas que para não despedirem trabalhadores baixaram os salários", confirma António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), ao Dinheiro Vivo, acrescentando que do lado dos patrões "sempre temos defendido que mais vale ter um posto de trabalho remunerado com o salário mínimo do que o desemprego". Para os sindicatos, no entanto, a realidade é mais negra: "Assistimos a uma substituição de trabalhadores bem pagos por pessoas mais jovens e mal pagas." E sem aumento de produtividade, admite Sérgio Monte, da UGT.
Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

* * *

Nada como a governação tecnocrática por parte da neo-liberalagem para fazer avançar a economia de uma forma dinâmica e com imensa flexibilidade daquela mais saborosa, saborosa para quem flecte, não para quem é flectido, bem flectido e mal pago. Isto sim, são os conhecedores da economia e de como as coisas têm de funcionar porque isto as «leis dos mercados» é mesmo assim e tal...
Por acaso os países com melhor evolução económica são também aqueles onde a igualdade sócio-económica está há muito instituída, mas isso coisa e tal é lá para «eles», os civilizados, a malta aqui gosta mais assim, é mais de acordo com a nossa cultura e etc....