quarta-feira, julho 15, 2015

PNR DENUNCIA FRAQUEZA DO PARTIDO GREGO NO PODER PARA LIDAR COM A PLUTOCRACIA DA UE

(...)
De uma proposta inicial para pagar num ano, passou-se para um resgate de 86 mil milhões a pagar em três anos. A Grécia, já a arcar com uma tremenda austeridade, viu a mesma ser agravada, com mais cortes na pensões, aumentos do IVA e IRC, exigência de reformas no aparelho de Estado (termo usado pelos “troicanos” e que significa despedimentos e encerramentos de escolas, hospitais, etc). Ao mesmo tempo, assistir-se-à ao regresso dos técnicos do FMI ao processo, com a imposição da constituição de um fundo de 50 mil milhões de activos, dos quais 25 mil milhões servirão para capitalizar a banca, ficando uma grande parte do restante para amortizar a dívida e um parcela residual para investir na economia. Alguém acredita que um país se revitaliza com tais medidas? 
Para além do total desrespeito pela vontade popular, este episódio mostra claramente que: 
a) tanto a esquerda como a direita não servem os interesses das pátrias e dos povos; 
b) que a UE, a Tróica e o FMI, emprestam dinheiro, mas tendo o cuidado de não deixar revitalizar a economia (não vão perder a galinha dos ovos de ouro (juros, amortizações, etc.). 
Acresce que esta situação vai ter consequências políticas graves, que provavelmente ditarão o fim do Syriza e da sua passagem pelo poder. Mais uma vez, quem perde é o povo, pois os protagonistas deste experimentalismo vão voltar aos empregos bem pagos, alguns nos países e instituições capitalistas que dizem combater, fazendo-nos lembrar as palavras daquele senhor proscrito pelo sistema: “Infeliz povo se, confundindo promessas vãs com realidades, vier a convencer-se um dia de que o trabalho é sinal de servidão e a desordem atmosfera saudável de vida”.  
Entretanto, Pedro Passos Coelho vangloria-se de ter tido a ideia que desbloqueou as negociações. É caso para dizer que, quando este Primeiro-Ministro chegou ao Governo, Portugal estava à beira do abismo e, com ele, deu um passo em frente… Agora, deu a palmadinha nas costas ao seu colega Tsipras, que foi o empurrão que faltava para os gregos terem o mesmo destino.
*
Fonte: http://www.pnr.pt/noticias/internacional/entrar-como-um-leao-sair-como-um-cordeiro/

* * *

De facto, para romper com o poder plutocrático é preciso estar disposto a ir muito mais longe do que o Syriza ousou... talvez a Aurora Dourada se atrevesse a isso. 

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O bando nazi do Aurora Dourada? Tás a gozar, não estás?

15 de julho de 2015 às 21:24:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não sei se era bom se era mau, uma solução positiva ou pior a emenda que o soneto. Mas creio que teriam mais coragem de ir até ao fim do que o Syriza, eventualmente juntando-se aos Russos e afectando seriamente a OTAN e os interesses euro-americanos na zona em proveito dos de Moscovo.

15 de julho de 2015 às 23:18:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ou pelo menos ameaçaria seriamente fazê-lo.

15 de julho de 2015 às 23:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Aurora dourada não é nazi, sim patriota a favor do povo grego.

16 de julho de 2015 às 00:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Aurora dourada não é nazi, sim patriota a favor do povo grego"

Só não vê isso quem é tapado.

17 de julho de 2015 às 22:49:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home