sexta-feira, julho 03, 2015

ISLÂNDIA REAGE A VIOLÊNCIA ISLAMISTA E LEGALIZA A BLASFÉMIA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo_insolito/20150703/1470146.html#ixzz3erESCHu3
*
O Partido Pirata (em islandês, Píratar) celebrou a primeira vitória legislativa – o projecto da lei que torna legal a blasfémia foi aprovado no parlamento da Islândia.
Na quinta-feira (2) 59 de 63 parlamentares apoiaram a iniciativa do Píratar e revogaram a proibição da blasfémia, que tem vigorado desde 1940. A iniciativa legislativa foi introduzida em Janeiro, logo após o atentado que levou 17 vidas da redacção do jornal satírico Charlie Hebdo (Paris, França), onde tinham aparecido caricaturas sobre o profeta Maomé.
A lei revogada previa punição pela multa ou três meses de prisão por “ridicularizar ou insultar os dogmas ou a adoração de uma comunidade religiosa que legalmente existe”.
Após o projecto da lei foi aprovado, o Partido Pirata declarou no comunicado que “o parlamento islandês enviou a mensagem importante de que a liberdade não se inclinará diante de ataques sanguinários”.
Cabe mencionar que na sexta-feira passada o primeiro-ministro da Islândia, Sigmundur David Gunnlaugsson, que encabeça a coligação parlamentar no poder, declarou que o Partido Pirata ameaça todos os valores caros ao povo da Islândia.
O líder do Píratar no Parlamento, Helgi Hrafn Gunnarsson, respondeu ao primeiro-ministro que “os valores em que colocamos a maior ênfase são democráticos”.

* * *

Mais um exemplo de verdadeira democraticidade vindo de um país autenticamente europeu. Já Aristóteles dizia que os «Povos do Frio» amavam a Liberdade. Dois mil e quatrocentos anos depois tal identidade mantém-se, aliás, aviva-se - quanto mais a Europa autêntica se liberta de corpos estranhos, alógenos (mesmo quando disfarçados de «tradicionais»), mais vem ao de cima a sua verdadeira natureza.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://br.sputniknews.com/mundo/20150704/1479324.html

candidato americano diz verdades sobre mexicanos!

4 de julho de 2015 às 18:57:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home