segunda-feira, julho 20, 2015

CARTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA CONTRA A CONCESSÃO DE ORDEM DE MÉRITO A FORCADOS




Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

Quero demonstrar a minha indignação pela atribuição da "Ordem de Mérito" aos forcados de Santarém anunciada para o próximo dia 23 de Julho na praça de touros do Campo Pequeno.
A tauromaquia é uma actividade polémica, que vulnera os direitos humanos (conforme já foi reconhecido pelas Nações Unidas em Janeiro de 2014) e que não é consensual na sociedade portuguesa, com um crescente número de cidadãos que rejeitam estas práticas e que não podem ser ignorados. A concessão da "Ordem de Mérito" a um grupo de forcados cuja actividade - ainda que tradicional em algumas regiões do país - é violenta e implica maus tratos a animais, surge no sentido inverso ao progresso que temos vivido no nosso país nestas matérias.
Por estes motivos manifesto a minha indignação por esta condecoração polémica e que não prestigia o nosso país.
Com os melhores cumprimentos e elevada consideração,

*

Fonte: página de Facebook da organização ANIMAL   (texto originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa).

* * *

A missiva que acima se lê é para ser assinada por cada cidadão e enviada ao presidente da república, como se lê no cartaz.