sexta-feira, julho 17, 2015

ESQUERDA E DIREITA UNIDAS NA CATALUNHA EM NOME DA SOBERANIA NACIONAL

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo/20150716/1590059.html
*
A centro-direita aceitou união com esquerda para continuar processo soberanista.
O partido Esquerra Republicana de Catalunya (ERC, esquerda) e Convergència Democrática de Catalunya (CDC, centro-direita) assinaram, na quarta-feira, um pacto conforme o qual estas forças políticas se unem para vencer as próximas eleições regionais, previstas para 27 de Setembro do ano em curso.
Segundo o ex-eurodeputado Raul Romeva, que também forma parte da lista pactuada para as eleições, não se trata de uma simples lista eleitoral:
“É o referendo que não pudemos fazer. Isto não é uma lista de [presidente do governo regional catalão, Artur] Mas, nem de [presidente da ERC, Oriol] Junqueras, nem de Romeva, nem de ninguém em particular. É uma possibilidade de votar, porque não tivemos outro remédio”.
Segundo os média espanhóis, Artur Mas será presidente da Generalitat (governo regional) de novo, com vice-presidência ocupada pela ERC.
A Sputnik Brasil tentou obter um comentário de Oriol Junqueras, que não pôde responder devido à sua agenda tensa.
A Catalunha convocou, à revelia das autoridades espanholas, um referendo regional no quadro da tendência a que chamam processo soberanista.
A Catalunha é uma das 17 comunidades autónomas de Espanha e talvez a região com mais autonomia entre todas.

* * *

Um bom exemplo de ultrapassagem de pequenezes em nome do ideal que mais interessa a qualquer Povo vivo, que é a sua própria existência, mais facilmente assegurável pela soberania, até porque a independência é uma questão de dignidade.