sexta-feira, junho 05, 2015

BANQUEIRO IMPUNE NA TUGALÂNDIA PODERÁ VIR A SER PRESO NA SUÍÇA

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/pais/400192/ricardo-salgado-pode-vir-a-ser-preso-na-suica
*
Em Portugal, a polémica em torno do Grupo Espírito Santo ainda está em fase de investigação, mas na Suíça o processo está mais acelerado, conta o jornal i.
A publicação conversou com Júlio Castro Caldas, ex-ministro da Defesa e advogado do escritório que defende mais de 50 lesados pelo Banque Privée Espírito Santo.
“O desfecho dos processos [na Suíça] pode estar por meses. Para muito breve”, começou por dizer o causídico, lamentando que em Portugal o processo ainda esteja em fase de investigação sem ter sido deduzida sequer uma acusação.
Mas na Suíça as coisas são diferentes. Ricardo Salgado, a par dos outros vogais do conselho de administração do Banque Privée, estão já acusados de vários delitos, como crimes públicos, lavagem de dinheiro e corrupção.
Caso venha a ser considerado culpado, a Suíça poderá pedir a extradição de Ricardo Salgado que será assim obrigado a cumprir a respetiva pena naquele país.
“Não sei se existe algum acordo de cooperação com o DCIAP nesta matéria para que as coisas sejam coordenadas, mas os processos estão muito mais avançados na Suíça e à Suíça interessa um desfecho o quanto antes e sobremaneira”, explicou o advogado e ex-ministro.
O jornal i tentou obter um esclarecimento junto do DCIAP relativamente a esta questão, mas não obteve resposta.

* * *

A ver se é desta que se faz justiça... e viva a civilização europeia, que quanto mais europeia é menos atreita se mostra à corrupção...

A embaixada da Suíça merecerá uma romaria de portugueses portadores de uma coroa de flores, a ser entregue ao embaixador suíço em Portugal, caso se venha a fazer justiça desta vez.