sábado, maio 09, 2015

SOBRE O DIA DA EUROPA

Estátua representando Zeus e Europa, sita em Creta, que é de certa forma a fronteira entre a Europa e o Oriente; o elemento aquilino, a ave na mão de Europa, porventura um reforço da alusão a Zeus (que de qualquer modo é o touro), ajuda a dar ao conjunto um fulgor urânico, celestial, diamantino, metálico, que glorifica o mito como fundamento da Europa autêntica

Quem manda «nisto» escolheu o Nove de Maio como «Dia da Europa», porventura em celebração da derrota da Alemanha Nacional-Socialista neste dia de 1945.
Já se sabe que «dos fracos não reza a História» e são os vencedores que a escrevem, à História. Aliás, suspeito que os próprios Nacional-Socialistas, e os Fascistas, com a sua glorificação dos vencedores, até gostassem desse princípio... 
Alguns pretenderiam que se re-fundou a Europa. É indiferente. Pode é desagradar aos Alemães, o que se torna chato quando se quer construir um projecto para bem de todos, sendo neste caso conveniente poder contar com a boa vontade de todas as partes.
Enfim, interprete-se como der mais jeito. Uns celebram a vitória, outros podem honrar os seus mortos, e alguma honra também é devida aos vencidos. Em ambos os casos há aqui uma relação com o passado, mais concretamente com os seus fantasmas - e, coincidentemente, neste dia, Nove de Maio, começava na antiga Roma a celebração da Lemúria, festival em honra dos espíritos inquietos dos ancestrais mortos. Tratava-se de Lhes oferecer nove feijões pretos, fazendo figas (o símbolo da vulva de Mania, Mãe dos Manes), para que os fantasmas não fossem hostis e não prejudicassem a família. E os ancestrais dos Romanos são, por isso mesmo, também ancestrais dos Europeus. 



De um modo ou doutro, a escolha do Nove de Maio como Dia da Europa acaba por ser mais positiva do que negativa - uma coincidência com uma data sagrada pagã fica sempre bem numa Europa autêntica, além de que uma vitória da Democracia é, independentemente dos contornos históricos concretos, uma vitória do verdadeiro espírito europeu, o da Liberdade.




9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esquerdistas espalham amor e tolerância em Londres após vitória dos conservadores:


http://www.dailymail.co.uk/news/article-3074951/Socialist-siege-Downing-Street-Hard-left-activists-clash-police-following-David-Cameron-s-triumphant-return-Number-10.html

9 de maio de 2015 às 23:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os soldados soviéticos violaram 2 milhões de mulheres alemãs durante e após a guerra. Mas de que raça eram estes violadores soviéticos? Até a Wikipédia admite:



"and so when doctors opened up and started performing abortions to rape victims (for which only an affidavit was requested from a woman), many women would claim that they were raped, but their accounts were surprisingly uniform (describing rapists as having "mongoloid or Asiatic" features)."


http://en.wikipedia.org/wiki/Rape_during_the_occupation_of_Germany#Analysis

10 de maio de 2015 às 15:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eles vêm aí:

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4559732&page=-1

A este ritmo, nem um quintalinho remoto algures em trás-os-montes escapará à invasão.

10 de maio de 2015 às 15:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Rússia mostra poder militar Desfile assinala aniversário da vitória sobre a Alemanha.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/russia_mostra_poder_militar.html

10 de maio de 2015 às 16:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado Rússia pela grande vitória patriótica sobre os nazis.Muito obrigado a todo o povo Russo ,um GRANDE POVO.HHUUUUUUUUUURRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAA............


http://rt.com/in-motion/257293-victory-concert-red-square/

10 de maio de 2015 às 16:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Dedico esta musica a todos os soldados de todas as Nações que tombaram na em nome da liberdade e que ajudaram a derrotar os nazis

https://www.youtube.com/watch?v=YHKt3NUilw8

10 de maio de 2015 às 16:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Albaneses,um povo Muçulmano, voltam a semear o terror nos Balcãs, desta vez foi na pequena e bela Macedónia.

Fim-de-semana de guerra na Macedónia faz 22 mortos....Segundo a mesma fonte, foram encontrados no local 14 cadáveres, vestidos com uniforme, e que pertencem a membros de um "grupo terrorista" de 30 pessoas de origem albanesa.

A União Europeia já se manifestou "profundamente preocupada" com os confrontos na fronteira entre a Macedónia e o Kosovo...."

http://sol.pt/noticia/391374

10 de maio de 2015 às 19:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Companhia portuguesa castigada pelos sauditas por aterrar em Israel


http://sol.pt/noticia/391370

10 de maio de 2015 às 19:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os tiros continuavam a ecoar no domingo de manhã em Kumanovo, no norte da Macedónia. O assalto das forças da ordem num bairro de maioria étnica albanesa,....Kumanovo situa-se junto à fronteira com o Kosovo e a Sérvia. A zona foi palco de confrontos étnicos em 2001. O país tem pouco mais de 2 milhões de habitantes. Cerca de 25 por cento é de origem albanesa e muçulmana.

http://pt.euronews.com/2015/05/10/macedonia-militares-tentam-desalojar-ultimos-combatentes/

10 de maio de 2015 às 19:05:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home