sábado, maio 09, 2015

COLÓQUIO DO INSTITUTO ILÍADA - «O UNIVERSO ESTÉTICO DOS EUROPEUS»


No passado dia 25 de Abril, o Colóquio consagrado ao “Universo Estético dos Europeus”, organizado pelo Institut Iliade, juntou mais de 800 pessoas em Paris e contou com a presença de oradores de vários países europeus, incluindo Portugal. A iniciativa foi um êxito que mostra o renascimento da cultura europeia.
O Institut Iliade (Instituto Ilíada) foi criado após a morte voluntária do historiador francês Dominique Venner, em 2013, por vontade expressa do próprio. Philippe Conrad, que sucedeu a Venner na direcção de “La Nouvelle Revue d’Histoire”, uma publicação de referência no campo da divulgação histórica que se encontra à venda no nosso país, assumiu a presidência deste instituto.
O Institut Iliade definiu como objectivo trabalhar para que os europeus se reapropriem do seu destino e assumiu como modelos e princípios de vida: “a Natureza como base, a excelência como fim, a beleza como horizonte”. Recordando a máxima de René Marchand de que “as grandes civilizações como a nossa não são regiões de um planeta: são planetas diferentes”, o Institut Iliade considera que o grande apagamento é a matriz da grande substituição. Assim, é preciso responder com um “grande enraizamento”, um recurso às nossas raízes. A escolha do nome da instituição – Ilíada –, segundo o Institut Iliade, não é apenas uma referência aos gregos.
É um “poema do destino” próprio ao universo mental dos europeus. Depois de consagrar o seu primeiro colóquio à memória de Dominique Venner, no ano passado, e ter iniciado vários cursos de formação, o Institut Iliade dedicou este ano o seu segundo colóquio ao “universo estético dos europeus”, com o objectivo de afirmar a singularidade e a riqueza do nosso património comum, para aí desenhar a fonte e os recursos de uma afirmação serena, mas determinada,da nossa identidade europeia, hoje ameaçada por outras civilizações.
O Colóquio teve lugar na Maison de la Chimie, no centro de Paris, perante uma audiência de exactamente 847 pessoas, e contou com as intervenções do filósofo francês Alain de Benoist, com a comunicação “A arte europeia, uma arte da representação”, o escritor sérvio Slobodan Despot, que falou sobre “A arte europeia e o sentimento da Natureza”, o escritor belga Christopher M. Gérard, que reflectiu sobre “A beleza e o sagrado”, o musicólogo Jean-François Gautier que salientou a importância da “polifonia do mundo”, e o espanhol Javier Ruiz Portella, director do jornal “El Manifiesto”, que mostrou como se pode fazer “A dissidência pela beleza”.
Intercaladas com as comunicações, foram feitas várias apresentações de altos lugares europeus: Duarte Branquinho, sobre o simbolismo da Torre de Belém, Adriano Scianca, responsável cultural da CasaPound, sobre o nascimento de Roma, o alemão Philip Stein, sobre o Castelo de Wartburg, e a francesa Marie Monvoisin, sobre a Floresta de Brocéliande e a filiação céltica dos europeus.
O alto nível das apresentações, o interesse da numerosa assistência e a óptima organização são provas de que a vontade de um renascimento da cultura europeia é forte e determinada. O Institut Iliade afirma-se, assim, como uma organização de referência no panorama cultural europeu.
*
Fonte: http://jornaldiabo.com/cultura/renascimento-europa/



Além da participação de um português, o camarada D. Branquinho, saliento a presença de Christopher Gérard, grande promotor do Paganismo como culto religioso. No Gladius publicou-se aqui http://www.gladio.blogspot.pt/2007/11/poder-pago-na-europa-moderna.html  um texto sobre o seu percurso espiritual.