quarta-feira, maio 20, 2015

NUNO MARKL E RICARDO A. PEREIRA AMEAÇADOS NAS REDES SOCIAIS POR GRAVAREM VÍDEO CONTRA A TOURADA

Os humoristas Nuno Markl e Ricardo Araújo Pereira foram ameaçados nas redes sociais depois de terem gravado um vídeo a apoiar a campanha ‘Enterrar Touradas’, lançada pela ANIMAL, uma ONG de defesa dos direitos dos animais.
No vídeo, Markl e Araújo Pereira apelam às pessoas que assinem duas petições: uma a favor da Proibição da Assistência e Trabalho de Menores em Espectáculos Tauromáquicos e outra que exige a Proibição de Subsídios Públicos às Actividades Tauromáquicas. 
Várias pessoas não gostaram do vídeo e escreveram comentários violentos na página oficial de Facebook de Nuno Markl. “Infelizmente não vejo estes senhores dos direitos dos animais no abate de espécies em vias de extinção… Sabem porquê? Porque alguns deles também participam nessas caçadas… Dito isto… Vamos dar uns tiros também nestes senhores, não?” e “És é um bom F**** e mentiroso, mas a tua vidinha e desse fantoche do Ricardo Araujo Pereira também é feita de mentiras e fantochadas. Podes ser contra, mas como cidadão não devias ser um fantoche aldrabão!” são alguns dos comentários visíveis no perfil do humorista.
A página ProToiro, da Federação Portuguesa de Tauromaquia, também reagiu ao vídeo dos humoristas através da mesma rede social: “Protestem contra as mentiras de Nuno Markl e Ricardo Araújo Pereira sobre as touradas(…) A ProToiro, Federação Portuguesa de Tauromaquia, lamenta que duas figuras públicas venham de uma forma tão leviana, demagógica e irresponsável, promover preconceitos taurofóbicos sobre os milhões de portugueses que vivem e amam livremente a sua cultura.
Nuno Markl fez questão de usar o Facebook para responder (por duas vezes) às reacções dos utilizadores. “Caros aficionados: eu e o RAP manifestámos a nossa opinião sem vos insultar ou ameaçar de pancada/morte. Não vos queremos mal, queremos é o bem dos touros. Essa é uma diferença importante. Tentemos ser uma sociedade digna desse nome e manter o debate sem agressões pessoais - e isto é válido também para quem está do nosso lado da polémica: baixar o nível lixa tudo para ambos os lados. Não lixa tanto como ao touro, mas lixa”, escreveu.
O SOL tentou com Markl e Araújo Pereira, mas, até ao momento, não obteve resposta.
Quanto ao papel da Rádio Comercial – o vídeo em causa foi gravado nos estúdios desta estação - Pedro Ribeiro, director de programas, disse ao SOL que “o vídeo [e as opiniões] são deles e não da rádio”. Markl fez questão de frisar que, para que não haja problemas no futuro, os dois humoristas vão fazer um remake do mesmo vídeo fora das instalações da Comercial.
*
Fonte: http://www.sol.pt/noticia/388278

* * *

Deve ser das poucas vezes que o Nuno Markl e o outro merecem uma saudação pelos valores que exprimem.