domingo, maio 17, 2015

MILITANTES DO CALIFADO DA SÍRIA E DO IRAQUE PODEM ESTAR A ENTRAR NA EUROPA PELO MEDITERRÂNEO COMO REFUGIADOS

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=773200
*
Militantes do auto-denominado Estado Islâmico estariam a ser contrabandeados para dentro da Europa por grupos que operam no Mar Mediterrâneo, disse um assessor do governo líbio à BBC.
A autoridade, Abdul Basit Haroun, disse que os contrabandistas escondem os extremistas entre os migrantes que saem nos barcos que partem da costa africana em direcção ao continente europeu.
Haroun também afirmou que a milícia permite que os barcos operem em troca de metade da sua facturação.
«Eles (lideranças do EI) mandam as pessoas que querem para a Europa, porque a polícia europeia não sabe quem é do EI e quem é um refugiado normal», disse o porta-voz líbio à rádio BBC 5 live.
Autoridades europeias e egípcias já haviam advertido que militantes do EI poderiam chegar à Europa usando os barcos de imigrantes.
Entretanto, especialistas advertem que é extremamente difícil verificar tais alegações.
O assessor do governo líbio disse que as suas informações baseiam-se em conversas com contrabandistas de pessoas em partes do Norte da África controladas pela milícia extremista.
Segundo Haroun, os recrutas do EI normalmente não se misturam com outros refugiados.
A organização permite que os barcos operem pagando metade dos seus rendimentos à organização, acrescentou.
Estima-se que cerca de 60 mil pessoas já tenham tentado cruzar o Mediterrâneo só este ano, a maior parte na tentativa de fugir de conflitos ou da pobreza.