sexta-feira, maio 15, 2015

ADRIANO MOREIRA APRESENTA AO PAPA IDEIA DE CRIAÇÃO DO CONSELHO DAS RELIGIÕES NA ONU

Fonte: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=187321
*
Adriano Moreira apresentou, por carta, ao Papa Francisco a ideia da criação do Conselho das Religiões junto do Conselho de Segurança das Nações Unidas como estratégia de paz.
O antigo líder do CDS foi um dos participantes na conferência da Pastoral Universitária de Braga, durante a qual revelou esta sua iniciativa.
Em declarações à Renascença, Adriano Moreira diz que "os valores religiosos são fundamentais". "Um conselho das religiões pode contribuir para substituir o combate pelo diálogo, a tolerância pelo respeito que é fundamental e pela concessão recíproca para encontrar uma coexistência pacífica", explica.
O professor universitário e especialista em relações internacionais considera que as religiões, através do diálogo, deverão encontrar um "paradigma comum", um passo "fundamental" para o futuro da Europa e do mundo.
"Faz parte da sabedoria das Nações Unidas perceberem que ou arranjam um paradigma comum e repõem em vigor um credo dos valores em que as igrejas têm um papel fundamental ou se continua a subordinar o mundo ao credo do mercado, que é aquilo a que o mundo está subordinado", diz o antigo ministro.
Perante "a circunstância europeia em que vivemos, a probabilidade é que [a situação] se agrave", avisa.

* * *

As religiões, a Religião, à qual muitos decretavam o óbito, parece pelo contrário em vias de se tornar mais importante ao longo do século XXI.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estás a se referir aos muslos?

15 de maio de 2015 às 21:20:00 WEST  
Blogger Caturo said...

E provavelmente não só.

16 de maio de 2015 às 00:20:00 WEST  
Blogger Afonso de Portugal said...

Receio não partilhar o teu optimismo em relação a isto, camarada.

Diálogo? Tolerância? Concessão recíproca? Coexistência pacífica?

Já ouvimos esta conversa da treta antes, quando nos quiseram vender o dogma universalista do multiculturalismo!

Na ONU, os países islâmicos têm conseguido ganhar terreno ao longo dos anos, a ponto de até já ter havido tentativas de passar resoluções para criminalizar a crítica à religião. Já nem falo da aberração de terem incluído a Arábia Saudita e o Paquistão no Conselho de Direitos Humanos!

Este Conselho das Religiões seria rapidamente dominado pelas religiões mais fortes, Cristianismo e Islamismo. E como os cristãos são uma cambada de invertebrados, o Islamismo acabaria por ficar por cima.

16 de maio de 2015 às 18:11:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, é bem possível. E nem tive tempo de ir ver em pormenor o que é que Adriano Moreira realmente quer. Mas, de um modo ou doutro, a importância da religião é incontornável.

16 de maio de 2015 às 21:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma ideia luminosa

17 de maio de 2015 às 09:49:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home