ESTUDANTES EM UNIVERSIDADES TURCAS EXIGEM TEMPLOS BUDISTAS E JEDIS... EM REACÇÃO À MESQUITIZAÇÃO
Fonte: http://www.hurriyetdailynews.com/Default.aspx?PageID=238&NID=80634&NewsCatID=341
*
Na Turquia, milhares de estudantes universitários meteram-se recentemente em campanhas para que nas suas universidades se construíssem templos budistas e jedis (espécie de mística religiosa inventada pelos criadores do famoso filme de ficção científica «Guerra das Estrelas»). A atitude é evidentemente irreverente, sobretudo no segundo caso, francamente jocoso. A notícia é dada de forma bem humorada, como uma bizarria engraçada dos tempos modernos.
Torna-se essencial salientar que estas iniciativas estudantis constituem uma reacção juvenil, irreverente sim, de uma elite educada no laicismo, de raiz kemalista, contra a construção de diversas mesquitas em mais de oitenta universidades turcas, justificada pelos respectivos reitores com a referência à «imensa procura» da parte de quase duzentas mil pessoas. Diversas vozes se levantaram contra esta edificação religiosa, considerando-a «populismo político religioso» e denunciando a falta de instrumentos tecnológicos e fundos para investigação científica.
Note-se que a universidade é ou tem sido até aqui um dos bastiões do laicismo kemalista na Turquia, tal como as chefias das Forças Armadas e dos tribunais.
Uma das estudantes envolvidos nas petições para que se construam templos não muçulmanos diz ter sido ameaçada por isso e comentou: «Ironicamente vemos que aqueles que continuam a falar de islamofobia não têm tolerância para outras religiões.»
Tem entretanto havido um debate sobre a democraticidade nas universidades do país devido à intervenção do presidente Recep Tayip Erdogan e das forças islamistas na colocação no poder de gente da sua confiança.
É mais um indício, entre outros, da re-islamização clara da Turquia, que começou nos anos oitenta e que decorre a notória velocidade, apesar de boa parte da elite europeia, incluindo toda a politicagem parlamentar tuga, insistir no ingresso deste país asiático na União Europeia...
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home