terça-feira, abril 07, 2015

MONUMENTO A EUROPEUS LEAIS MASSACRADOS PELA CRISTANDADE


O que acima se vê é o Sachsenhain ou «Tumba dos Saxões», monumento em honra dos quatro mil e quinhentos saxões pagãos que não se quiseram converter ao Cristianismo e em 782 foram assassinados por Carlos Magno em Verden. Carlos Magno tinha aliás declarado que ou os Saxões se convertiam ou seriam exterminados, algo que uns séculos depois veio a ser dito por Bernardo de Claraval relativamente aos Baltas pagãos... Este monumento aos saxões, edificação de índole nacionalista - talvez honrando sobretudo os nacionais contra uma religião estrangeira imposta pelo vizinho franco... - foi erigido nesta localidade alemã por ordem de Heinrich Himmler em 1935 e consiste em quatro mil e quinhentas pedras erguidas.

Deve ser dos actos mais meritórios que o regime Nacional-Socialista alguma vez levou a cabo...

O local viria a ser espaço de reunião e culto mais ou menos neo-pagão - cívico, não teísta, entenda-se - por parte das tropas Suchtzstaffel (SS).

Mais recentemente instalou-se lá um grupelho evangélico cristão... Diz esta página http://germanyroadways.blogspot.pt/2010/02/verden-and-sachsenhain-memorial.html que algumas pedras terão já sido vandalizadas com mensagens «ideológicas» cristãs. Não pude verificar a veracidade da acusação, embora não me surpreendesse nada que correspondesse à verdade...