terça-feira, outubro 21, 2014

TURQUIA PRONUNCIA-SE CONTRA APOIO AMERICANO AOS CURDOS CONTRA O CALIFADO EM COBANI

De facto os interesses desse país «laico» e «moderado» que é a Turquia não coincidem com os do Ocidente.

Fonte: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=165836
*
O comando central americano distribuiu armas, munições e equipamento médico aos curdos que combatem o Estado Islâmico perto da cidade síria.
O primeiro-ministro turco disse que seria "inapropriado" para os Estados Unidos da América apoiar as forças curdas que combatem o Estado Islâmico em Kobani, na Síria, e que considera "terroristas", avança a imprensa turca.
A Turquia olha com desconfiança para os curdos na Síria devido às suas ligações com o PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, um grupo que travou durante décadas uma campanha militar pelos direitos curdos na Turquia.
No entanto, o primeiro-ministro da Turquia anunciou que o seu país vai facilitar a passagem de soldados do Curdistão Iraquiano para auxiliar os curdos em Kobani. Os "peshmerga" como são conhecidos os militares curdos, só conseguem entrar em Kobani via a Turquia, uma vez que a cidade continua cercada de três lados diferentes pelo Estado Islâmico.
No sábado, Barack Obama terá conversado por telefone com o primeiro-ministro turco para discutir a urgência em reabastecer as forças armadas curdas em Kobani, notificando o primeiro-ministro turco do apoio fornecido pela força aérea americana.
O comando central americano anunciou, no passado domingo, ter distribuído armas, munições e equipamento médico aos curdos que combatem o Estado Islâmico perto de Kobani. 
"Três aviões americanos lançaram 27 conjuntos de suprimentos para os curdos na Síria", disse um segundo oficial americano, acrescentando que os aviões deixaram o espaço aéreo da Síria sem danos e que, na sua maioria, os suprimentos alcançaram os locais pretendidos.
Os ataques aéreos dos últimos dias, em conjunto com a contínua resistência contra o Estado Islâmico no território, conseguiram abrandar os avanços do grupo para a cidade e atingir centenas de combatentes islâmicos, avançou o Comando Central.
O comunicado, o primeiro anúncio oficial de ajuda aos sírios por parte dos EUA, significa um passo no esforço americano de ajudar as forças locais a fazer recuar o grupo islâmico na Síria. 
Em reacção oposta à da Turquia, o porta-voz de um grupo armado de curdos, Redur Xelil, disse à Reuters, via Skype, que “o impacto da ajuda americana será positivo para o decurso das operações militares e, certamente, é esperado mais apoio”.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A turkia so foi pra otan por ke moscou keria o bosforo desde o csar

21 de outubro de 2014 às 12:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Por isso a simpatia entre turcos e a crescente militante..ambos sabem ke o noroeste e rival mesmo ke a turkia precise da otan contra outro rival da mes?a otan

21 de outubro de 2014 às 12:07:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home