domingo, outubro 26, 2014

ALTURA DO ANO EM QUE SE NASCE INFLUENCIA O TEMPERAMENTO HUMANO

Fonte: http://www.destak.pt/artigo/208043
*
Investigação confirma que há ligação entre a estação do ano em que nascemos e transtornos de humor.
Diz-me quando nasceste, dir-te-ei quem és. A expressão não é bem assim, mas passa a ser, pelo menos para efeitos de ciência. É que, descobriu um grupo de investigadores húngaros, a estação do ano em que nascemos tem um impacto significativo no risco de desenvolvermos transtornos do humor. Por exemplo, quem nasce no Verão tem maior probabilidade de sofrer de alterações de humor, enquanto os que nascem no Inverno têm tendência a ser menos irritadiços.
A altura do nascimento tem sido, por tradição, associada a determinados traços de personalidade. Mais do que isso, explica Eduard Vieta, membro do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia, em cujo congresso foi dado a conhecer este trabalho, «as estações do ano afectam o nosso humor e comportamento. A estação no nosso nascimento pode até influenciar o risco de desenvolvermos alguns problemas médicos, incluindo desordens mentais. A novidade que este grupo nos dá é a relação entre a época de nascimento e o temperamento».
A investigação feita revelou, refere em comunicado Xenia Gonda, uma das responsáveis pelo estudo, que «a estação em que nascemos tem influência em algumas monoaminas, que são neurotransmissores, como a dopamina ou a serotonina. Isto levou-nos a acreditar que a data de nascimento pode deixar uma marca duradoura. No nosso trabalho observámos mais de 400 indivíduos e associámos a altura em que nasceram a tipos de personalidade».
Por exemplo, o chamado temperamento ciclotímico, que se caracteriza por mudanças súbitas entre a alegria e a tristeza, é significativamente mais elevado entre aqueles que nascem no Verão do que os que vieram ao mundo no Inverno. Já o temperamento hipertímico, o mesmo é dizer, a tendência a ser excessivamente optimista, é mais frequente naqueles que nasceram na Primavera e no Verão.
Para os que nasceram nos meses mais frios do ano, fica a confirmação são menos propensos a terem um temperamento irritável, enquanto os que nasceram no Outono têm uma probabilidade inferior a sofrerem de temperamento depressivo.
* * *
Será então que os que nascem em zonas mais frias, ou nascem filhos de gente que nasceu no frio - a determinante hereditária... - são mais serenos e regulares no seu comportamento do que os que nascem em clima quente? Mistério...

1 Comments:

Blogger Afonso de Portugal said...

Ui, este estudo dá alguma razão aos astrólogos... é de desconfiar.

26 de outubro de 2014 às 23:24:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home