domingo, outubro 26, 2014

IMIGRANTES AFRICANOS DESPROPORCIONALMENTE REPRESENTADOS ENTRE OS NOVOS CASOS DE SIDA EM PORTUGAL

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4200610   (Texto original redigido sob o novo aborto ortográfico mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
Cerca de 20% dos novos casos de infecção por VIH/sida notificados em Portugal em 2013 ocorreram em imigrantes provenientes de países da África subsariana (três em cada quatro dos infectados), nomeadamente de países de língua portuguesa, incluindo o Brasil e Timor. "Em relação aos emigrantes que vivem em Portugal, o que sabemos é que o número de novos casos nesta população tem diminuído, a partir de 2010, altura em que atingiu o pico máximo", disse António Diniz, director nacional do VIH/sida em Portugal.
A grande maioria dos imigrantes vive em Portugal há mais de cinco anos, residindo 29,3% na Margem Sul e 21,5% no concelho da Amadora. O responsável defendeu a adopção de melhores estratégias para prevenir que a infecção se transmita dentro da comunidade, referindo que "há que desenvolver uma atenção particular à população imigrante em Portugal e, particularmente, em relação à população proveniente de países de língua portuguesa, porque as taxas de infecção destas pessoas nas suas comunidades são elevadas".
Desde o lançamento do projecto "Vamos Ganhar Defesas", em 2010, a Liga Portuguesa contra a Sida tem vindo a divulgar informação a grupos específicos e vulneráveis de imigrantes oriundos da CPLP sobre boas práticas de saúde, nomeadamente sobre a alimentação adequada e equilibrada, manutenção dos cuidados de higiene e prevenção das doenças infecciosas.
* * *
A ligação às ex-colónias africanas sempre a trazer os seus contributos para Portugal...
Avisem portanto amigos e conhecidos.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Achas que este preto pode ter razão, Caturo?

http://www.washingtonpost.com/news/morning-mix/wp/2014/09/26/an-american-professor-is-telling-liberians-that-the-u-s-manufactured-ebola-outbreak/

26 de outubro de 2014 às 11:47:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não sei. Mas estar sempre a acusar os brancos pelas desgraças dos negros é um vício costumaz de quem sabe que o branco vai continuar sempre a pagar tudo e mais alguma coisa. Também diziam que a sida tinha sido criada para o mesmo efeito ou objectivo similar ao que este liberiano agora atribui às intenções secretas dos EUA. Teorias de conspiração como outras quaisquer, inconclusivas sobre a qual nada de sólido se pode construir.


26 de outubro de 2014 às 17:29:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home