quarta-feira, setembro 17, 2014

«A VOZ DOS DEUSES»


Uma obra de ficção mas com bom fundamento em matéria de estudos etnográficos por parte do autor, um clássico da literatura moderna portuguesa: A Voz dos Deuses (Memórias de um companheiro de Viriato), publicado em 1984, é um romance do escritor português João Aguiar. Conta a história de Viriato de uma forma inovadora em relação às precedentes obras escritas sobre o chefe lusitano.
De facto, João Aguiar apoiou-se com fidelidade em dados etnográficos, históricos e arqueológicos para escrever o seu romance.
O autor colocou-se na pele de Tongio, velho sacerdote do deus Endovélico, que narra a história da sua vida e o seu encontro com Viriato. Pela parte da mãe, Tongio pertence à tribo dos cónios (ou cúneos), um povo do sudoeste da península Ibérica, anterior aos romanos, que é igualmente protagonizado no livro de Victor Borges Cursum Perficio – Viagem a Akhshânba.1 O que hoje é o Sul de Portugal fazia parte da Tartéssia, uma civilização que teve pontos altos em cidades como Gadir, a actual Cádis (em espanhol, Cádiz).
O romance A Voz dos Deuses, com inúmeras reedições e que será traduzido para Espanhol, serviu de inspiração ao músico Jorge Salgueiro para a sua 1ª Sinfonia.2.
Fonte (do texto a itálico): http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Voz_dos_Deuses


Reparei que apesar de ter lido o livro há bem mais de vinte anos ainda não lhe tinha aqui dedicado nenhum artigo... 
A obra vale bem o tempo de leitura que se lhe dedicar. A meu ver exagera algo gratuitamente quando relaciona a prática da «devotio iberica» com a homossexualidade, mas tirando isso não deixa de constituir um marco da cultura portuguesa para quem aprecia a ligação à ancestralidade étnica, mitificada ou não.