TRADIÇÃO DE NATAL HOLANDESA VOLTA A SER ACUSADA DE RACISMO...
Agradecimentos a quem aqui trouxe este artigo: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3538967&seccao=Europa
O desfile de São Nicolau, ontem em Amesterdão, avivou o debate sobre o racismo na tradição natalícia holandesa em que participam figurantes que representam escravos negros.
As críticas sobre a aparente imobilidade de uma sociedade tolerante, mas que utiliza uma figura dos tempos do colonialismo nos desfiles de São Nicolau, chamaram a atenção do alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que enviou uma equipa para investigar o alegado racismo da tradição.
No dia 17 de Outubro ocorreu uma manifestação em frente à câmara de Amesterdão contra o desfile dos 'Zwarte Piet', um grupo de escravos negros que, segundo a tradição, são apresentados às crianças como uma figura assustadora, algo como o bicho papão, que castiga as crianças mal comportadas, metendo-as num saco e levando-as para a terra ficcional de São Nicolau, em Espanha.
"O Zwarte Piet é negro. Sempre foi e eu não posso fazer nada. É um assunto que a sociedade deve resolver", disse Mark Rutte, o primeiro-ministro holandês, citado pelo jornal El País.
Actualmente, a cor escura das faces desta personagem é explicada pela cinza das chaminés por onde tem de passar para deixar os presentes e é mostrado mais como um palhaço animado do que como um ser maldoso.
Ontem, mais de 600 figurantes, disfarçados de 'Zwarte Piet', desfilaram em Amesterdão. Todos os anos são organizados, em várias cidades, desfiles em que uma multidão se veste com as roupas do 'Zwarte Piet' , pinta a cara de negro e os lábios de vermelho e coloca uma peruca afro.
Mais uma vez, a inquisição anti-racista está alerta, como já aqui foi referido a respeito deste caso, noutro(s?) tópico, de há uns anos...
2 Comments:
Pretos que pegam crianças brancas as colocam em sacos e as levam para terras distantes. Sem sombra de dúvida uma memória preservada na forma de tradição, do tempo em que os pretos assaltavam a costa da Europa fazendo escravos e pilhando. Tiveram o troco com a escravidão deles próprios no período dos descobrimentos. Bem feito para eles.
.
http://www.youtube.com/watch?v=K7xR7vv48SA
nordicistas e conguistas foram feitos um pro outro pois ambos invejam os meds originais
Enviar um comentário
<< Home