segunda-feira, novembro 25, 2013

LÍDER DE EXTREMA-DIREITA ELEITO EM REGIÃO DA ESLOVÁQUIA

Marian Kotleba, líder do partido ultranacionalista "Nossa Eslováquia", foi eleito governador da província de Banska Bystrica. Ele ganhou 55,5 % dos votos, ultrapasando seu competidor do Partido Social-Democrata.
Ex-professor escolar, Marian Kotleba anteriormente tinha dirigido o partido "Irmandade Eslovaca", actualmente declarado fora da lei. Ele simpatiza com o regime que existia na Eslováquia durante a Segunda Guerra Mundial sendo aliado da Alemanha nazi.
Kotleba opõe-se, em particular, à minoria cigana da Eslováquia e à OTAN, dizendo que a Aliança Atlântica é uma organização terrorista.

Fonte: http://www.presseurop.eu/pt/content/news-brief/4349111-todos-perderam-nas-eleicoes
A Eslováquia está em estado de choque, depois de Marian Kotleba, o líder do Partido do povo Eslováquia Nossa (LSNS, extrema-direita) e antigo líder do movimento neo-fascista Slovenská Pospolitosť (Comunidade Eslovaca), actualmente proibido, ter ganho com 55,5% dos votos o cargo de governador da região de Banská Bystrica (centro), na segunda volta das eleições regionais, realizada a 23 de Novembro.
Kotleba deve a sua notoriedade aos uniformes nazis e às declarações racistas, que lhe valeram vários processos em tribunal. Durante a campanha eleitoral, prometeu aos eleitores “pôr fim ao tratamento preferencial injusto dos parasitas e não apenas dos ciganos”.
Para o SME, a eleição de Kotleba é o resultado de uma mistura de raiva, impotência e indignação contra a elite.

Mais uma vez, e mais outra, e outra, e outra, e mais outra e mais outra: o povo está de um lado, a elite está do outro. E do lado do povo, só os nacionalistas. Do lado dos nacionalistas, só o povo.