«ESCÂNDALO» (HISTÉRICO CAGAÇAL) POR FUTEBOLISTA CROATA ENTOAR PALAVRAS PATRIÓTICAS «NAZIS»
Agradecimentos ao camarada 1143 por ter aqui trazido esta notícia: http://www.maisfutebol.iol.pt/simunic-nazi-croacia-video-internacional/528ce4dfe4b03c9629d0ea18.html
A qualificação da Croácia para o Mundial está a ser assombrada pela forma como Josip Simunic a celebrou. O defesa, um dos mais carismáticos da selecção, entoou cânticos pro-nazis após a vitória sobre a Islândia, em uníssono com alguns dos adeptos mais radicais.
Simunic pegou num microfone, ainda no relvado, e cantou «Za dom!» («Pela pátria!»). Das bancadas respondiam «Spremni!» («Prontos!»). O original é «Za dom! - Spremni umrijeti!» («Pela pátria! - Prontos a morrer!») (Correcção ao texto feita com auxílio deste artigo da Wikipedia, http://en.wikipedia.org/wiki/Za_dom_spremni, já que o jornalista pôs as palavras em Inglês.)
O problema é que estas eram as exactas palavras do cântico de guerra dos Ustashas, o partido croata nazi que governou o país, como marioneta de Hitler, durante a II Guerra Mundial.
Confrontado com isto, Simunic reagiu da seguinte forma: «Não fiz nada de errado, estou apenas a apoiar a Croácia, o meu país. Se alguém tem alguma coisa contra, não é meu problema».
A FIFA e a UEFA ainda não se pronunciaram.
Simunic tem 35 anos e soma 103 internacionalizações pela Croácia. Joga atualmente no Dínamo Zagreb.
5 Comments:
Embaixador de Angola agride jornalistas na Holanda
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/agressao-jornalista-holanda-angola-embaixador-tvi24/1512370-4073.html
E se em vez de falares disto falasses na vergonha que foi o anúncio da Pepsi, Caturo? Nós queremos saber a tua opinião a respeito disso, se fizeres favor.
Os Ustaše eram católicos, não merecem o meu respeito.
Sou brasileiro. Agora já tenho duas seleções pelas quais torcer. Primeiro o Uruguai, que depois de, na última copa, haver acabado com o sonho de um país africano ser o campeão do mundo, se tornou meu time do coração. Em segundo lugar a Croácia.
pois já aí está ,FIFA abre procedimento disciplinar a Simunic
o futebolista diz que o seu gesto foi unicamente motivado "pelo amor ao povo e à sua pátria".
O comportamento de Simunic já foi condenado pelo presidente Ivo Josipovic, pelo governo e pelo líder servo-croata Milorad Pupovac.
http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2013/11/22/fifa-abre-procedimento-disciplinar-a-simunic-por-canticos-pro-nazi
Enviar um comentário
<< Home