quarta-feira, novembro 20, 2013

JANTAR NOBEL CONTA COM TODOS OS POLÍTICOS - MENOS O NACIONALISTA...

Na Suécia, a Fundação Nobel voltou, pelo quarto ano consecutivo, a não convidar o líder do partido dos Democratas Suecos (SD), Jimmie Åkesson, para o seu banquete anual. A dita organização mantém a justificação para proceder deste modo - alega que os valores anti-imigração do partido contradizem o espírito de Alfredo Nobel. Disse em 2010 o director executivo da Fundação Nobel, Michael Sohlman, que «torna-se muito óbvio que nenhuma consideração deve ser dada à filiação nacional. Os valores da SD estão em contradição directa com isto.»
Todos os outros sete líderes partidários foram convidados e aceitaram o convite para o jantar Nobel que terá lugar na câmara municipal de Estocolmo no dia dez de Dezembro. O dirigente dos SD é pela quarta vez consecutiva o único líder partidário a não ser convidado para o evento.
Åkesson costuma cagar-se para tal discriminação, tendo declarado no ano passado que «estava em boa companhia», dado que nove milhões de suecos também não estariam presentes no evento. Não deixou entretanto de denunciar a índole política do acto e de salientar que Sohlman é social-democrata.
O banquete Nobel conta usualmente com a presença da família real sueca, dos lideres políticos, dos vencedores do Prémio Nobel e de uma hoste de outros dignitários. O jantar constitui o culminar de uma semana de festividades em Estocolmo que começa no dia cinco de Dezembro com uma série de conferências de imprensa e palestras.

É mais uma demonstração, entre tantas e infindáveis outras, de que, em matéria de identidade étnica/nacional, toda a elite reinante - classe política e também, e sobretudo, a hoste intelectual dominante - está a favor da queda das fronteiras nacionais. De um lado, intelectuais, grupos sociais dominantes, políticos do sistema de quase todos os «diversificados» quadrantes ideológicos - do outro, apenas os Nacionalistas. E estes últimos têm, nesta luta, um único aliado: o potencial «racista» e «xenófobo» que existe no seio da população dormente e desperta cada vez mais, daí que o partido dos SD, em particular, seja já o terceiro maior da Suécia...