VOTO NACIONALISTA EM FRANÇA É SOBRETUDO DOS MAIS IDOSOS E DA CLASSE TRABALHADORA
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://www.portugues.rfi.fr/geral/20131011/-operarios-e-idosos-reforcam-lideranca-da-extrema-direita-francesa
Uma pesquisa de opinião sobre as intenções de voto para as eleições europeias de 2014 confirma a liderança do partido de extrema-direita francês Frente Nacional (FN). Se o pleito fosse hoje, o grupo, liderada por Marine Le Pen e conhecido por seu discurso populista e com viés discriminatório, reuniria 24% dos eleitores, tornando-se assim na principal força política francesa no Parlamento Europeu, à frente do UMP, do ex-presidente Nicolas Sarkozy, e do Partido Socialista do atual chefe de Estado François Hollande, que aparecem, respectivamente, com 22% e 19% das intenções de voto.
O estudo chama a atenção para algumas transformações no perfil do novo eleitor potencial da Frente Nacional. A sondagem mostra que cerca de 19% dos idosos franceses – um eleitorado assíduo no escrutino europeu e que, durante muito tempo, foi o principal resistente à ideologia de extrema-direita – pretendem votar para o FN. Outro dado que impressiona é a mudança de opinião da chamada classe operária. Segundo a pesquisa IFOP, 44% dos eleitores do grupo – que tradicionalmente é mais próximos das ideias de esquerda ou de extrema-esquerda – estariam dispostos a votar para o partido de Marine Le Pen.
Esses resultados podem ser vistos como o fruto de uma mudança de discurso da Frente Nacional, aliado a um sentimento de rejeição dos franceses às instituições europeias. Mas segundo o cientista político Gaspard Estrada, do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), os números também atestam o enfraquecimento do tradicional partido de direita UMP. Uma opinião compartilhada pour Jérôme Fourquet, diretor do departamento Opinião do Instituto IFOP, que ressalta o desgaste das forças políticas francesa. No entanto, ele também enfatiza que a mediatização de questões ligadas à insegurança, imigração e delinquência, temas favoritos da Frente Nacional, tem contribuído para o sucesso do partido extremista.
Traduzindo do politicamente-correctês - é por a imprensa não silenciar completamente os casos de insegurança, imigração e delinquência, é por causa disso que a FN cresce... ou seja, é por se revelar o caralho da verdade ao povinho que o povinho vota cada vez mais nos «racistas». A verdade torna-se assim aliada do «racismo», que chatice, não vinha nada a calhar. A solução de quem assim fala está implícita - os mé(r)dia devem é, digamos, não dar destaque aos casos de criminalidade, quer-se dizer, nem falar deles e prontos, porque a verdade a respeito da criminalidade e da imigração confirma aos olhos do povo que os «racistas» têm razão.
De notar que discurso sobre a insegurança, a imigração e a delinquência, todos os grandes partidos têm. Todos. Todos os grandes partidos apresentam as suas soluções para estes problemas. Sucede simplesmente que as soluções apresentadas pelos «racistas» são aquelas que o povo prefere cada vez mais, ou seja, são aquelas às quais a Democracia dá cada vez mais força.
5 Comments:
obvio são dos grupos que mais sofrem com os aliens..
o idoso é mais frágil diante da criminalidade goriloide e o trabalhador mais frágil num mercado invadido por aliens
*actual
Cada vez, mas o desespero da Elite reinante da Europa, se assusta com o discurso nacionalista que começa ganha força em qualquer parte da Europa.
http://www.publico.pt/mundo/jornal/discurso-da-extremadireita-ganha-terreno-na-europa-27236686
avanti
Enviar um comentário
<< Home