quarta-feira, agosto 21, 2013

«Ó PÁTRIA OUVE-SE A VOZ DOS TEUS EGRÉGIOS AVÓS...»


«A raça deve ser considerada como um ser permanente, liberto do tempo. Este ser permanente é composto não só dos indivíduos vivos que o constituem num dado momento, mas também da longa série dos mortos que foram seus antepassados. Para termos a verdadeira compreensão da raça, devemos prolongar simultaneamente o seu significado no passado e no futuro. Infinitamente mais numerosos que os vivos, os mortos são também infinitamente mais poderosos, regem o imenso domínio do inconsciente, esse domínio invisível que conserva sob o seu mando todas as manifestações da inteligência e do carácter. Um Povo é muito mais dirigido pelos seus mortos do que pelos seus vivos; foi só com aqueles que a raça se fundou. Século após século, os mortos têm criado as nossas ideias e os nossos sentimentos, e, por consequência, todos os móbiles da nossa conduta. As gerações extintas não nos impõem somente a sua constituição física, impõem-nos também os seus pensamentos.»

«Leis Psicológicas da Evolução dos Povos», Gustave Le Bon, págs. 19-20 editora Quipu; edição original em 1894.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não é "ouve-se"; é "sente-se".

22 de agosto de 2013 às 06:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Portugal foi apontado como o destino internacional "mais marcante" nas áreas da arte e da cultura, vencendo na categoria ‘Outstanding International Showcase for Art & Culture’, dos prémios Today's Traveller Awardws 2013, na revista Today's Traveller. Parabéns Portugal e Portugueses!

22 de agosto de 2013 às 17:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.arogundade.com/what-race-and-ethnicity-is-rihanna-black-white-mixed-race-american-british-or-jamaican-her-background-nationality-parents.html

Fala-se dos portugueses, mas os irlandeses para se misturarem não ficam nada atrás. Vide o artigo, em inglês, sobre o envio de milhares de escravos irlandeses para as Caraíbas, na sequência da repressão levada a cabo por Cromwell sobre uma revolta popular na ilha.
O irlandês é tipo cão: acasala com tudo o que se mexe.

22 de agosto de 2013 às 19:12:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home