HOSPITAL DINAMARQUÊS PASSA A TER APENAS COMIDA MUÇULMANA
Fonte: http://www.alertadigital.com/2013/08/20/un-hospital-de-dinamarca-obliga-a-todos-sus-pacientes-sean-musulmanes-o-no-a-consumir-carne-halal/
O hospital de Hvidovre introduziu a carne halal - carne de animais abatidos segundo o rito islâmico - na ementa por respeito para com os pacientes muçulmanos. Só que, por motivos previsivelmente práticos, também os pacientes não muçulmanos terão de comer a mesma carne halal... com efeito, diz o vice-presidente da instituição Torben Mogensen que é impossível utilizar dois tipos de carne e que entretanto não recebeu queixas dos pacientes.
A decisão do hospital atrai críticas, mas, evidentemente, também elogios, da parte que mais esperava, e com o habitual significativo topete. O especialista em integração e professor associado da Universidade do Sul da da Dinamarca Mehmet Ümit Necef, turco de credo possivelmente muçulmano, comentou que «temos liberdade religiosa na Dinamarca».
É portanto este o significado de liberdade religiosa que no caso se defende - a «liberdade» de impingir a todos o consumo de carne abatida por método cruel, de todo oposto à actual sensibilidade ocidental.
Diz também Necef que «esta política implica que as crenças religiosas devem ser priorizadas».
Ora isto é dito numa sociedade aparentemente laica. Um sociedade aparentemente laica que pelos vistos está agora a pôr acima dos seus valores as práticas de um credo alógeno.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home