quarta-feira, abril 24, 2013

DIA 24 DE ABRIL - DIA DA MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO GENOCÍDIO ARMÉNIO

Agradecimentos ao camarada RS por me ter dado a conhecer este artigo: http://portuguese.ruvr.ru/2013_04_23/genocidio-armenio-deve-ser-reconhecido-mundialmente/
O Dia da Memória das Vítimas de Genocídio Arménio é assinalado anualmente a 24 de Abril. Naquele dia em 1915, os melhores representantes da intelectualidade arménia foram lançados nas masmorras do Império Otomano: 800 professores, médicos, sacerdotes, escritores, pintores e personalidades públicas tornaram-se as primeiras vítimas de repressões. A seguir, começou a matança e a deportação forçada de naturais da Arménia Ocidental.
Os resultados do primeiro genocídio do século XX, organizado pelo partido turco União e Progresso, são monstruosos. Foram mortos um milhão e meio de arménios, isto é cerca de metade do povo arménio naquela altura. Só sobreviveram os arménios que viviam no Império Russo e os refugiados de origem arménia em terceiros países. Passaram quase 100 anos desde então e, durante todo este período, o povo arménio luta pelo reconhecimento e condenação internacional do genocídio, diz o director do Instituto de Estudos Orientais da Academia Nacional de Ciências da Arménia, Ruben Safrastian:
“Foi não apenas um crime contra o povo arménio, foi um crime contra toda a humanidade. O reconhecimento do genocídio pela comunidade mundial é importante não apenas do ponto de vista moral, porque restabelece a justiça, mas também para prevenir possíveis genocídios futuros”.
A República da Turquia tem seguido durante toda a sua existência uma política de falsificação dos acontecimentos de 1915, continua Ruben Safrastian:
“Infelizmente, esta política continua até hoje. Ao mesmo tempo, vimos nos últimos anos que na sociedade turca aparecem grupos de intelectuais, estudantes, cientistas que expressam opiniões diferentes da política oficial. Espero que, com o passar do tempo, o número de tais pessoas na Turquia cresça”.
Os crimes contra o povo armêénio que tiveram lugar no Império Otomano, devem ser dados a conhecer em várias línguas do mundo, aponta o director do Instituto de Pesquisas Políticas e Sociais da Região do Mar Negro e do Cáspio, Vladimir Zakharov:
“Na Alemanha, França, Itália e noutros países estão arquivados materiais dedicados ao genocídio arménio, uma parte dos quais é publicada, inclusive em russo. Mas é necessário publicá-los também em inglês, para que o mundo possa sentir o horror daquilo que aconteceu no Império Otomano. Agora na Turquia prevalece a opinião de que teriam sido territórios abandonados por arménios. Não é verdade, ninguém os abandonou. Os arménios foram massacrados e deportados, muitos morreram pelo caminho. Já sou velho e ainda na infância ouvi histórias daqueles que sobreviveram ao genocídio. Os meus vizinhos eram arménios. Eles contavam como conseguiram salvar-se e o que ocorreu em 1915. Conheço-o da boca de testemunhas”.
O genocídio arménio é reconhecido oficialmente por 21 países do mundo, inclusive pela Rússia. 43 dos 50 estados americanos manifestam-se também pelo restabelecimento da justiça histórica. Entre as organizações internacionais que reconheceram o genocídio figuram a Comissão de Crimes Militares das Nações Unidas, o Parlamento Europeu e o Conselho Mundial de Igrejas.
Enquanto isso, boa parte senão a esmagadora maior parte da Esquerda europeia, tão frequente e histericamente defensora dos direitos humanos, está geralmente caladinha a respeito do tema e até se propõe esquecer a coisa quando na Europa alguém deixa claro que sem admitir o genocídio arménio a Turquia não pode ingressar na União Europeia. Aliás, até já li o escrevinhador bloquista Daniel Oliveira a dizer que exigir aos Turcos que reconheçam tal crime histórico é «humilhá-los». Percebe-se assim o que os danieloliveiras têm em mente quando responsabilizam os Europeus por alegados crimes históricos... Sucede simplesmente que para a hoste esquerdista e antirra em geral, só o Europeu é que é mesmo culpado a sério, porque sim, porque o Europeu é que tem de fazer um constante mea culpa que é para perder de uma vez por todas as veleidades «racistas» e deixar-se dissolver num mar castanho...


3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/gnr-condenado-a-cadeia-por-matar-ladrao?nPagina=2#comentarios

24 de abril de 2013 às 01:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Como é temos a certeza se houve "genocídio arménio"?:p

27 de abril de 2013 às 11:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Como é temos a certeza se houve "genocídio arménio"?

a cruz vermelha foi la

a mesma cruz vermelha que disse que não havia sequer 300 mil prisioneiros politicos no reich..dirá 6 milhões de mortos por tifo..hehe

29 de abril de 2013 às 06:23:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home