terça-feira, abril 23, 2013

MAIS DOIS PRATICANTES DA RELIGIÃO DA PAZ DETIDOS POR PRESUMÍVEL TERRORISMO - AQUI AO LADO

Fonte: http://expresso.sapo.pt/detidos-em-espanha-presumiveis-terroristas-com-perfil-igual-aos-de-boston=f802213 (o texto original, redigido sob o novo acordo ortográfico, foi aqui corrigido à luz da ortografia portuguesa)
O ministério do Interior espanhol anunciou hoje de manhã a captura de dois homens "presumíveis terroristas da Al Qaeda com perfil similar aos de Boston".
Nou Mediouni, de origem argelina, foi detido em Saragoça, e Hassan El Jaaouani, de origem marroquina, foi detido em Múrcia, na sequência de uma operação que decorria há mais de um ano.
De acordo com a investigação, a cabo da Comisaría General de Información del Cuerpo Nacional de Policía, em colaboração com as autoridades francesas e marroquinas, os dois homens estarão ligados a uma célula radical pertencente à Al Qaeda, a AQMI, no Magreb Islâmico.
O perfil dos detidos é "similar" aos dos dois acusados do atentado na maratona de Boston, segundo o Governo espanhol, que acrescenta que a operação continua em curso e as residências dos homens estão a ser vasculhadas.
Ambos os detidos frequentavam assiduamente fóruns de uma plataforma radical islamista e Nou Mediouni já tinha sido recrutado para um campo de treino jihad da AQMI, no norte do Mali. Contudo, o homem não conseguiu frequentar o campo em questão, devido à forte presença policial no terreno, tendo mostrado "um alto nível de frustração por não ter podido 'morrer com um mártir'", explicam as autoridades espanholas.
Hassan El Jaaouani também já tinha sido contactado pelos mesmos responsáveis do AQMI radicados no Mali, sendo que um desses responsáveis "está diretamente relacionado com o sequestro e posterior assassinato de dois cidadãos franceses em Níger, em Janeiro de 2011".
O ministro do Interior espanhol, Jorge Fernández Díaz, afirmou hoje à tarde, em conferência de imprensa após as detenções, que um dos dois suspeitos elogiou o atentado da semana passada na maratona de Boston.
"O perfil dos detidos, segundo a polícia, é o de 'lobos solitários'", tal como os dois irmãos de origem chechena suspeitos dos ataques de Boston, disse o ministro, que não especificou qual dos homens elogiou o atentado, nem especificou se havia alguma ligação entre os dois homens.