GUARDA DO POVO, DA PRUDÊNCIA E DA PALAVRA
Estátua de Angerona no palácio Schönbrunn, em Viena de Áustria |
No calendário romano, hoje é o dia da Divália, ou Angeronália, celebração consagrada a Angerona, Deusa do Silêncio, também chamada Tácita. Neste dia, os pontífices realizavam sacrifícios no templo de Voluptia, Deusa do Prazer, que seria eventualmente a mesma que Angerona, que afasta as dores do Povo. Angerona guarda o nome secreto de Roma, que não podia cair nas mãos dos inimigos. Costumava ser reepresentada com um dedo sobre os lábios, em gesto de silêncio.
Curiosamente, os Hindus têm nesta época do ano, ou próxima desta, a celebração do Diváli, festa das luzes.
5 Comments:
Gostei do seu blog.Você mora em Portugal ou no Brazil?
Deixo meu novo blog:
Se puder comentar agradeço.Obrigado
Mantenha contato.Abraçoss
Caturo, aquele Ritual Lusitano do Alvor de Maio tem alguma relação com o Beltane celta do 1º de Maio?
Pode ter a ver, se bem que aparente mais parecença com a celebração pagã da Primavera da germânica Ostara, por exemplo.
"Pode ter a ver, se bem que aparente mais parecença com a celebração pagã da Primavera da germânica Ostara, por exemplo."
Mas disseste outras vezes que o Ritual de Abril de Nábia é que se assemelhava à Ostara, pois ambos ocorriam por volta do início de Abril. Já esse outro ritual lusitano ocorre somente no ínicio de Maio, por isso creio que tenha mais relações com o Beltane do que com o ritual de Ostara. Não?
Sim, tens razão, li mal a tua pergunta e nem sei porquê, acho que por acaso tinha estado a pensar no ritual de Nábia e não prestei a devida atenção às palavras. O ritual do Alvor de Maio é mesmo o equivalente possível ao Beltaine céltico, enquanto o outro, o de Nábia, tem mais parecenças com o de Ostara.
Enviar um comentário
<< Home