sexta-feira, dezembro 21, 2012

MELIANTES VIOLENTOS E ARMADOS... SOLTOS PELO TRIBUNAL

Extremamente violentos, os dois ladrões, de 23 e 35 anos, entravam nos estabelecimentos comerciais completamente encapuzados. À PJ do Porto, que agora os capturou, as testemunhas tiveram imensa dificuldade em descrevê-los. Porém, a dupla foi tramada pelos vestígios que deixou nos locais que atacaram. Em pelo menos um dos assaltos, em Ermesinde, a 7 de Janeiro de 2011, os assaltantes não usaram luvas – facilitando a investigação e identificação da dupla.
Os ladrões, que já tinham cadastro por tráfico de estupefacientes e roubos, são suspeitos de mais uma dezena de assaltos, sempre violentos, e com recurso a armas de fogo ou a facas – e cuja investigação está em curso na Judiciária do Porto.
Um dos assaltos imputado à dupla registou-se numa loja de compra e venda de ouro, em Ermesinde, na tarde do dia 7 de Janeiro de 2011. Depois de entrarem no estabelecimento, e de apontarem as armas, os encapuzados, um desempregado e outro feirante, ameaçaram de morte o funcionário e exigiram todo o dinheiro existente no espaço. Já com o dinheiro num saco, fugiram sem deixar rasto.
Aos investigadores da PJ, que os interrogaram, os dois ladrões justificaram os roubos com dificuldades financeiras – uma vez que actualmente estão os dois desempregados.
Os ladrões foram ontem presentes a um juiz, para primeiro interrogatório judicial. Foram libertados e estão obrigados a apresentações semanais à polícia.
 
Quando vi o título da notícia no Correio da Manhã, julguei que se tratava de mais um caso em que o rigor tecno-policial serviu para prender mais dois meliantes, que de qualquer modo um dia destes estariam cá fora a fazer a merda do costume. O que não pensei é que esse dia destes fosse o da própria detenção. Valeu de muito a polícia ter andado a suar as estopinhas durante quase um ano, o juiz tratou da coisa muito mais rapidamente e com outra lisura... E contabiliza-se mais um insulto à segurança e à dignidade da população.