CONFERÊNCIA DO PNR SOBRE A EDUCAÇÃO
O PNR vai levar a cabo uma conferência sobre Educação, no dia 14 de Abril, Sábado, pelas 15:30 horas, na Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, onde se pretendem veicular as principais posições do PNR sobre o tema.
O diagnóstico da situação, o emaranhado a que se chegou, o panorama crónico de mediocridade e facilitismo, merecem um olhar crítico e uma busca ousada de soluções.
Face às sistemáticas experiências na Educação, às permanentes alterações curriculares, às habituais hesitações e imposições para se mostrar “resultados”, chegou-se a este estado de coisas dramático. Na verdade, o Estado tem sufocado em Portugal a liberdade de ensinar e de aprender, condicionando política e ideologicamente as técnicas didácticas e os próprios manuais escolares.
Todos se queixam da falta de exigência na aprendizagem, mas não há coragem nem soluções para se resolver o problema.
No espaço de poucos anos, passou-se de uma “escola centrada no professor” para uma “escola centrada no aluno”. Foi pior a emenda que o soneto. O PNR entende que é preciso construir uma escola centrada no conhecimento, no saber e na aprendizagem das matérias.
O PNR sempre teve posições firmes e claras sobre o tema. Sabemos que não há mudanças parcelares e avulsas que resolvam um problema estrutural, de mentalidades e educação, desde logo enraizados na própria sociedade, já de si enferma.
Nesta conferência, serão apresentadas as principais linhas defendidas pelo PNR para a Educação, que são de Renovação e ruptura com o pântano actual, à qual se segue a intervenção livre dos assistentes, com questões, sugestões e debate.
4 Comments:
Força PNR!Portugal aos portugueses
É totalmente irreal colocar no mesmo saco, na maior parte da população, as actividades praticamente pagãs, a alienação de culturas ancestralmente medievais para a 'modernidade' como ela é (a dita bimbalhice), com qualquer sentido de civilização e cultura elevados. Por outras palavras, é irreal pensar que é possivel combinar a cultura do vinho+quim barreiros+vida triste e desinteressante em que não se passa nada+total ausencia de indução cultural do exterior/contexto...com literatura, informação, sentido de civilização, bom senso, bom gosto...nem tão pouco pavlov, skinner, watson, ou outro tipo de noções psico-antropologicas da sua existencia...
Achas que ha sensibilidades para isso ??
Não é explícito o que queres dizer com isso.
Não é explícito o que queres dizer com isso.
eu ri muito..lolol
realmente faltou capacidade de síntese ali..hehe
Enviar um comentário
<< Home