«UM MÉTODO PERIGOSO»
Um olhar talvez demasiado breve às relações e diferenças entre o suíço Carl Jung e do seu professor judeu «austríaco» Sigmund Freud, usualmente considerado como o pai da Psicanálise, ou Psicoanálise, como pelos vistos preferia dizer, segundo afirma a sua personagem, no filme. De um lado, o dito mestre, que centrava na sexualidade a explicação de toda a natureza humana; do outro, um aluno que a pouco e pouco acabou por romper com o professor, rejeitando esta visão monotemática da Psique, procurando em vez disso nas profundezas da alma colectiva os fundamentos da vivência psíquica. Freud, materialista confesso, diz descrever «as coisas como elas são», enquanto Jung propõe um tratamento quase espiritual que permite ao paciente tornar-se naquilo que quer ser. Freud alega que isto é «armar-se em Deus», enquanto Jung deplora a arrogância do seu mestre em querer assumir-se como autoridade incontestada, tirânica até. Pelo meio há uma jovem, Sabina Spielrein, judia «russa», que de histérica quase psicótica chega a psicóloga, passando antes disso por um romance sexual com Jung, o qual, em nome da decência para com o seu casamento, acabou por rejeitá-la, com grande sofrimento para Sabina. Sabina que, entretanto, desenvolvera, baseada na sua experiência sexual de cunho masoquista, uma teoria de relacionamento do amor com a morte, relativamente mais próxima do panorama mental de Freud do que de Jung. Particularmente interessante para a malta cá da nossa área ideológica é a frontalidade com que no filme se aborda a diferença étnica que os dividia - de um lado, judeus, do outro, um ariano...
Sabina, apreciadora entusiasta de Wagner, nutrira um fascínio intenso pelo loiro herói Siegfried, personagem central do «Das Rheingold» («O Ouro do Reno»), talvez a principal obra do referido compositor. Declara este seu apreço pelo herói nórdico a Jung, que por seu turno diz ser precisamente «O Ouro do Reno» a sua ópera favorita de Wagner. Siegfried, como alguns saberão, sacrifica o desejo sexual ao dever, à lealdade; nas altas esferas culturais do século XIX, era visto como o arquétipo do herói ariano.
Jung, tal como Siegfried, resolve, embora com uma ou outra recaída pelo meio (um homem não é de ferro...), rejeitar a pulsão sexual em nome da lealdade, o que leva Sabina a distanciar-se dele e, para grande infelicidade de Jung, acaba por conduzi-la à órbita de Freud, que, depois de expressar o seu desprezo pelo «misticismo de segunda» junguiano, lhe diz qualquer coisa como isto: «Nós somos judeus, ele é ariano. Desiste dessa ideia, não podes ter o teu loiro Siegfried, as coisas são como são, nós somos diferentes deles.»
Não é a primeira vez que vejo este tipo de discurso a ser atribuído ao famoso psiquiatra judeu. A propósito desta cisão com Jung, Freud escreveu ao psiquiatra Ludwig Biswanger o seguinte: «Nisto tudo há um facto muito sério: os semitas e os arianos ou os anti-semitas, cuja fusão eu pretendia ao serviço da psicanálise, recomeçam a separar-se como a água do azeite.» (in «Nova Direita Nova Cultura», Alain de Benoist, edições Afrodite, página 190).
Como disse no princípio, o filme passa demasiado depressa, precisava de pelo menos mais meia hora de desenvolvimento; o conteúdo do texto é muito rico e merece bem um segundo visionamento.
Isto independentemente da maneira algo subtil com que parece querer dar razão a Freud... enfim, já não foi mau não ter demonizado Jung, o qual viria mais tarde a ser acusado de simpatia para com o Nacional-Socialismo, quando declarou este movimento como uma espécie de atavismo germânico profundo, o retorno do espírito de Wotan, o frenético e sequioso de conhecimentos Deus da Sabedoria, da Guerra e da Morte...
36 Comments:
freud materialialista?
ele era irracional, isso sim..
tudo dele se focava na sexualidade; pseudo-ciencia tipica em resumir o cerebro inteiro a um mero pedaço do sistema reptiliano..
nem os negroides primitivos isso explica..dirá seres mais complexos..
quanto a esse jung, tendo um mestre retardado e fraudulento desses não podia ter saído pior..jeje
esse fre(a?)ud(e) tinha residuos tipicos dos judeus do pos-lixo e por isso achava que a mente dos arianos funcionava do mesmo jeito com esse sistema reptiliano de animal sexualmente instavel/simiesco-bestial dele..
E quem tinha razão: Jung. Freud teve o mérito de fundar a Psicanálise, mas quem mais sacrificou a sua vida ao estudo da alma humana foi Jung, um grande gnóstico que resgatou o conhecimento gnóstico da Antiga Grécia. Acrescento que na tradição ariana o aprendiz segue o seu caminho, na tradição oriental o aprendiz segue cegamente as regras do mestre. Li isto há dias num texto sobre religiões antigas comparadas. Freud não deve ter gostado nada do corte...
A respeito deste post,aqui está:
http://www.redepsi.com.br/portal/modules/soapbox/print.php?articleID=377
http://www.imdb.com/video/imdb/vi1157013017/
A ver,mas atenção:"caveat emptor!"
http://en.wikipedia.org/wiki/Manifesto_of_Race
VIVA O FASCIO!
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/it/thumb/1/1f/Difesa_della_razza.jpg/200px-Difesa_della_razza.jpg
AOS IDIOTAS QUE DIZEM QUE O FASCIO NÃO ERA RACIALISTA..
NOTAR QUE A ESPADA SEPARA ARIANOS DE SUB-ARIANOS JUDEUS E NEGROIDES..
NOTAR TAMBEM QUE O JUDEU É COLOCADO INTERMEDIARIO ENTRE O NEGROIDE E O ARIANO, UM ESPECIE DE LAURASICO DECAIDO PELOS RESIDUOS..
VALE SALIENTAR QUE OBVIAMENTE O JUDEU NÃO ESTÁ NO MEIO DO CAMINHO ENTRE O ARIANO E O NIGGER COMO MOSTRA A IMAGEM E SIM UM DE BASE CAUCASICA DEGENERADO POR RESIDUOS CUMULATIVOS SUB-ASIATICOS NO POS-LIXO..
O QUE PRA EPOCA NÃO ERA LA MUITO DIFERENTE..
10.I características físicas e psicológicas DE ITALIANO apenas na Europa não deve ser alterado de forma alguma. A união só é admissível dentro das raças europeias
DECIMA LEI RACIAL DA ITALIA DE 1938..HEHE
Jung fez uma descrição de Hitler que na minha opinião é a mais acertada e imparcial que já li:
“Hitler seemed like the ‘double’ of a real person, as if Hitler the man might be hiding inside like an appendix, and deliberately so concealed in order not to disturb the mechanism … You know you could never talk to this man; because there is nobody there … It is not an individual; it is an entire nation.”
" A união só é admissível dentro das raças europeias"
afinal há raças europeias ;)
o fascismo tinha/tem algo de racialismo sim.
não como o NS, talvez, mas tem.
o problema é que aqui em portugal nem considero que tivéssemos tido um regime fascista.
na Itália sim.
e mesmo esse racialismo italiano tinha os seus pecados e as suas "baldas"
esse manifesto de 1938 saiu tarde demais e as ilações que eu tiro disso são:
«The manifesto demonstrated the enormous influence Adolf Hitler had over Benito Mussolini since Italy had become allied with Nazi Germany.[1]»
pois...já sabia disto. mas é só mais uma confirmação.
"tudo dele se focava na sexualidade; pseudo-ciencia tipica em resumir o cerebro inteiro a um mero pedaço do sistema reptiliano.."
Por acaso já vi a ciência "verdadeira" dizer que os principais comportamentos dos humanos estão de uma maneira ou de outra ligados à sexualidade, o que quer dizer que ele estava certo.
"por um romance sexual com Jung, o qual, em nome da decência para com o seu casamento, acabou por rejeitá-la, com grande sofrimento para Sabina."
Mas depois, voltaram e foi Sabina quem quis acabar com Jung.
Desta vez, Jung ficou com um grande sofrimento por a ter perdido.
Mais tarde no fim, vê-se que ele ainda a amava muito, e ficou decepcionado com o rumo da vida, quando disse que o filho que ela tinha na barriga deveria ser dele.
"enfim, já não foi mau não ter demonizado Jung, o qual viria mais tarde a ser acusado de simpatia para com o Nacional-Socialismo, quando declarou este movimento como uma espécie de atavismo germânico profundo,"
no filme nao mostraram isso. pelo menos eu nao me lembro dessa parte.
Foi um bom filme. Meteu-me impressão a Britanica Keira Knightley no inicio a meter o maxilar para a frente...
"enfim, já não foi mau não ter demonizado Jung, o qual viria mais tarde a ser acusado de simpatia para com o Nacional-Socialismo, quando declarou este movimento como uma espécie de atavismo germânico profundo,"
no filme nao mostraram isso.»
Foi isso mesmo que eu disse... no filme nem falaram disso.
*UMA
"Hitler parecia ser o" duplo "de uma pessoa real, como se Hitler o homem poderia estar escondido dentro como um apêndice, e deliberadamente escondido a fim de não perturbar o mecanismo ... Você sabe que você nunca poderia falar com esse homem, porque não há ninguém lá ... não é um indivíduo;. é uma nação inteira "
SIM, ELE ERA A SÍNTESE DE TODA UMA EPOCA..
"tudo dele se focava na sexualidade; pseudo-ciencia tipica em resumir o cerebro inteiro a um mero pedaço do sistema reptiliano.."
Por acaso já vi a ciência "verdadeira" dizer que os principais comportamentos dos humanos estão de uma maneira ou de outra ligados à sexualidade, o que quer dizer que ele estava certo.
VC RESUMIR PSEUDO-CIENTISTAS INFILTRADOS NA CIENCIA É BEM DIFERENTE DE CIENCIA A SERIO..
AGORA SE VC BASEIA EM GENS COMO DAWKINS E CIA JÁ É OUTRA HISTORIA..O SEXO PASSA A SER SÓ UM MEIO E NÃO A BASE PORTANTO..
CERTO ESTAVA ERA O PAI DA FRENOLOGIA QUANDO DISSE QUE O CEREBRO POSSUI AREAS EM QUE CERTOS PROCESSAMENTOS SE CONCENTRAM..
E ISSO JÁ É VISTO EM UMA SIMPLES RESSONANCIA MAGNETICA..
E MESMO ASSIM PSEUDO-CIENTISTAS TAIS COMO O NICOLELIS NA EMISSORA DOS SAAD AINDA TENTOU NEGAR ISSO AO VIVO..
isso me lembrou uma entrevista do idiotinha do walter neves que confundiu morfologia mongoloide com anacronixo australoide e ainda foi entrevistado na rede bostil por um idiota pseudo-intelectual do teatro e pseudo-ciencias sociais..jaja
foi hilario e risivel..
fora aquele geneticista mineiro que quer dizer que merdas gerais é a media genetica do bostil..o lugar que mais recebeu niggers auto-vendidos no xviii..
ate me eskeci o nome do pseudo-cientista agora que soltou essa perola..
a frenologia era uma proto-ciencia sem ressonancia magnetica pra testar suas teorias..apenas isso..
Foi um bom filme. Meteu-me impressão a Britanica Keira Knightley no inicio a meter o maxilar para a frente...
Errado. Então não deveria antes, nasalar a voz?...:p
um grande gnóstico que resgatou o conhecimento gnóstico da Antiga Grécia.
o gnosticismo é orientalismo.
Anónimo disse...
Jung fez uma descrição de Hitler que na minha opinião é a mais acertada e imparcial que já li:
“Hitler seemed like the ‘double’ of a real person, as if Hitler the man might be hiding inside like an appendix, and deliberately so concealed in order not to disturb the mechanism … You know you could never talk to this man; because there is nobody there … It is not an individual; it is an entire nation.”
7 de Dezembro de 2011 16:59:00 WET
«Hitler Resembles Mohammed» - carl jung
lol
alain besnoit era neopagão.
«o gnosticismo é orientalismo»
É mais helenismo do que orientalismo...
"VC RESUMIR PSEUDO-CIENTISTAS INFILTRADOS NA CIENCIA É BEM DIFERENTE DE CIENCIA A SERIO..
AGORA SE VC BASEIA EM GENS COMO DAWKINS E CIA JÁ É OUTRA HISTORIA..O SEXO PASSA A SER SÓ UM MEIO E NÃO A BASE PORTANTO.."
Male and female fetuses differ in testosterone concentrations beginning as early as week 8 of gestation. This early hormone difference exerts permanent influences on brain development and behavior. Contemporary research shows that hormones are particularly important for the development of sex-typical childhood behavior, including toy choices, which until recently were thought to result solely from sociocultural influences. Prenatal testosterone exposure also appears to influence sexual orientation and gender identity, as well as some, but not all, sex-related cognitive, motor and personality characteristics. Neural mechanisms responsible for these hormone-induced behavioral outcomes are beginning to be identified, and current evidence suggests involvement of the hypothalamus and amygdala, as well as interhemispheric connectivity, and cortical areas involved in visual processing.
http://www.ehu.es/ehusfera/lance/2010/09/20/sex-related-variation-in-human-behavior-and-the-brain/
8 de Dezembro de 2011 23:46:00 WET
E?..
DADOS MEDIOCRES..
OS HORMONIOS POR ACASO NÃO POSSUEM BASE GENICA?..
SE É PRA RESUMIR O ENCEFALO TODO A UM MERO PEDAÇO DO SISTEMA REPTILIANO ENTÃO VAMOS MAIS LONGE E RESUMIMOS LOGO ELE A GENS..JEJE
This early hormone difference exerts permanent influences on brain development and behavior.
DIZEM QUE O HORMONIO EXPLICA O CEREBRO MAIOR DO HOMEM FRENTE A MULHER, MAS AO MESMO TEMPO O NORTE-AMARELO TEM MENOS HORMONIOS DESTES QUE OS BRANCOS E SEU CEREBRO É MAIOR..JEJE
E O QUE ISSO QUER DIZER?
QUE OS GENS RACIAIS/EVOLUTIVOS DIVERGENTES (RESTO DO AUT.) POSSUEM MUITO MAIS IMPACTO NO TAMANHO DO CEREBRO QUE O CROMOSSOMO Y OU/E X..
FREUD NÃO SABIA NEM O QUE ERA UM GEN..
ACORDA..
"E?..
DADOS MEDIOCRES..
OS HORMONIOS POR ACASO NÃO POSSUEM BASE GENICA?.."
Pois, a genética confirma o que Freud dizia.
DIZEM QUE O HORMONIO EXPLICA O CEREBRO MAIOR DO HOMEM FRENTE A MULHER, MAS AO MESMO TEMPO O NORTE-AMARELO TEM MENOS HORMONIOS DESTES QUE OS BRANCOS E SEU CEREBRO É MAIOR..JEJE
Quem é que disse isso?
QUE OS GENS RACIAIS/EVOLUTIVOS DIVERGENTES (RESTO DO AUT.) POSSUEM MUITO MAIS IMPACTO NO TAMANHO DO CEREBRO QUE O CROMOSSOMO Y OU/E X..
O que interessa no cérebro é como ele está estruturado pois é isso que dá as características mentais dos seres humanos, ora a estrutura do cérebro é influenciada pelas hormonas sexuais o que quer dizer que o sexo influencia quase tudo no ser humano.
Enviar um comentário
<< Home