terça-feira, dezembro 06, 2011

SOBRE A RECEPTIVIDADE DOS PORTUGUESES E DOUTROS EUROPEUS À IMIGRAÇÃO

Os portugueses estão entre os europeus que consideram que os imigrantes contribuem muito para o seu país, ficando apenas atrás dos suecos, revela o Relatório Mundial da Migração de 2011, divulgado esta terça-feira.
De acordo com uma tabela com os 27 países da União Europeia do Eurobarómetro, 79 por cento dos suecos consideram benéfica a presença de imigrantes no país, uma opinião que é partilhada por 66% dos portugueses, que surgem em segundo lugar nesta lista.
Os números inscritos no Eurobarómetro de 2006 mostram que, em média, apenas 40 por cento dos europeus concorda que os imigrantes são importantes para o seu país. No final da tabela encontram-se países como a Eslováquia (12%) a Estónia (16%) ou a República Checa, onde a maioria dos nacionais não reconhece grandes vantagens na presença de estrangeiros.
Apesar das médias apresentadas, o Relatório Munidal de Migração de 2001 sublinha que existem diferenças muito acentuadas entre os países. Nos países com maiores desigualdades, as pessoas são mais defensoras de que os empregos devem ser atribuídos prioritariamente aos cidadãos locais e não aos estrangeiros, revela o estudo, sublinhando, no entanto, que os países com níveis semelhantes de desigualdades podem ter atitudes muito diferentes perante a discriminação.
No relatório pode ler-se que nos países mais ricos as pessoas se opõem mais à entrada de imigrantes, mas depois de os estrangeiros chegarem acabam por ter uma atitude mais positiva: "Acreditam e defendem a igualdade de tratamento no mundo do trabalho e têm menos dificuldades em ter como vizinhos os imigrantes".
O estudo mundial apresenta também um quadro comparativo entre a taxa de desemprego e a importância dos imigrantes para o país realizado entre 1974 e 2010 na Austrália. O trabalho mostra que existe uma relação directa: quanto mais alta é a taxa de desemprego maior é a percentagem de pessoas que defendem que existem imigrantes a mais no país.

Portanto, o artigo diz apenas a percentagem de Europeus que é favorável à imigração, não a dos que são contra, mas presume-se que será de sessenta por cento ou perto disso, descontando os que não responderam à pergunta...

De notar que o estudo é já de 2006. Mais ou menos pela mesma altura, mais ano menos ano, foi divulgado este outro estudo, de conclusões bem diferentes:
Portugal é o quarto país da União Europeia com mais resistência à imigração. Este dado surgiu na sequência de um estudo do Observatório Europeu dos Fenómenos Racistas e Xenófobos, que concluiu que a Grécia é o país mais resistente à imigração.
Um em cada seis portugueses tem reservas em relação à entrada de imigrantes no nosso país, revela um estudo europeu que coloca Portugal como quarto país da União Europeia mais resistente à imigração.
De acordo com o relatório do Observatório Europeu dos Fenómenos Racistas e Xenófobos, 62,47 por cento dos portugueses estão contra a entrada de imigrantes, ao passo que 87,48 por cento dos gregos são resistentes à imigração.
Os húngaros são o segundo país mais resistente, com 86,53 por cento a não quererem imigrantes, ao passo que a Áustria tem 64,37 por cento dos cidadãos contra a entrada de cidadãos estrangeiros. A Suécia é o mais tolerante, com 14,64 por cento de resistentes à imigração.
No que diz respeito à diversidade cultural, Portugal aparece como segundo país mais resistente com sete em cada dez portugueses a estarem contra uma sociedade multicultural, número apenas superado pelos gregos.
Por outro lado, 83 por cento dos portugueses são favoráveis ao repatriamento de imigrantes que tenha cometido crimes.
Fonte: site da TSF que de momento não consigo voltar a aceder (nem tampouco consegui ler a notícia completa).

Também o Correio da Manhã publicou a notícia, numa página que agora não está activa, mas cujos comentários feitos pelos leitores se podem ler aqui: http://thelisbongiraffe.typepad.com/diario_de_lisboa/2005/03/portugal_modern_1.html

Fica-se portanto assim, a meio caminho entre uma sondagem e outra... mas com um facto garantido, entretanto: a Suécia, alegadamente o país europeu cuja população é mais receptiva à imigração, tem agora no parlamento uma notória presença da Extrema-Direita «xenófoba» e «racista», a dos Democratas Suecos. Isto sim, é certo e sabido, para além de todas as sondagens. Ora se a Suécia é supostamente mais receptiva à imigração do que Portugal e mesmo assim dá esta voz aos Nacionalistas, imagine-se o que não poderão fazer os Nacionalistas em todos os outros países europeus, incluindo Portugal...

38 Comments:

Anonymous Anónimo said...

isso dos 62,47% ou dos 34% (sim, no outro estudo são 34% contra, se 66% são a favor) é-me indiferente e não me diz nada...
enquanto continuarem todos a votar nos mesmos, a opinião dessa gente pouco ou nada conta.

6 de dezembro de 2011 às 19:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

seja contra ou a favor. é indiferente.

6 de dezembro de 2011 às 19:19:00 WET  
Anonymous Brasil e Portugal é uma coisa só? said...

Já os brasileiros estão a acolher bem a emigração em massa de portugueses para o Brasil, que está a recuperar o seu lugar tradicional, até à década de 1950, de destino preferencial dos emigrantes portugueses!

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/52-mil-partiram-para-o-brasil

E tu Caturo, como estás a acompanhar o crescimento exponencial da emigração portuguesa para o país irmão?
Achas que o PNR deve alterar alguma coisa na sua posição perante o Brasil, ajustando-a ao facto de ser esse o principal destino da emigração portuguesa?
Ou achas que "No Pasa Nada" e o PNR pode continuar a ignorar simplesmente essa realidade?

6 de dezembro de 2011 às 19:27:00 WET  
Blogger Caturo said...

Claro que o PNR não pode ignorar essa realidade, pelo contrário, tem é já de fomentar uma ponte humano-aérea-naval-e-a-nado com o Brasil, que é para os dois países se fundirem e isto ficar tudo muito bem fundido, e assim atira o Nacionalismo às urtigas e passa a chamar-se PRTB, Partido Religante Tugo-Brasuca, ehehehehh...

Ou então pode cagar olimpicamente nisso, porque quem tem uma mentalidade tal que prefira viver no Brasil, não faz cá grande falta, regra geral e contemplando as possíveis excepções. Aliás, eu já disse alguma coisa sobre isso, numa caixa de comentários.

6 de dezembro de 2011 às 19:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

«enquanto continuarem todos a votar nos mesmos,»

Mas quem é que disse que continuam? A Democracia é um processo em contínua movimentação, o que hoje vota y, amanhã pode votar x. Quem por isso ficar de braços caídos porque «ai, não vale a pena com esta gente... ai, é-me indiferente...» só revela que não serve como militante nacionalista.

6 de dezembro de 2011 às 19:42:00 WET  
Anonymous Brasil e Portugal é uma coisa só? said...

Olha que grande parte dos novos emigrantes portugueses no Brasil até não são propriamente o género de tuga que não faz falta em lado nenhum. São pessoas com qualificações profissionais, até porque o Brasil não é um bom destino, em termos de saidas profissinais, para semi analfabetos.

6 de dezembro de 2011 às 19:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E também somos os maiores apoiantes do Obama.

6 de dezembro de 2011 às 20:31:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não é só pelas competências técnicas que se avaliam os cidadãos... Eu prefiro um país com gente pobre e pouco letrada, mas nacional, do que uma «zona de conforto» regida por tecnocratas cosmopolitas que adorariam ver isto transformado numa mistura de Rio de Janeiro com Nova Iorque. Por exemplo, pessoal que nas férias de Natal prefere, ao clima natalício europeu, estar na ensolarada Copacabana cercado de mulataria e palmeiras e calor de quarenta graus, desperta-me de imediato uma certa desconfiança. E não é raro encontrar malta dessa nos meios sócio-económicos mais elevados da tugaria.

6 de dezembro de 2011 às 20:32:00 WET  
Blogger Caturo said...

«E também somos os maiores apoiantes do Obama.»

Sim, com os noticiários a darem de manhã à noite notícias como a do cão português do Obama, enquanto silenciam o apoio tácito que o mulato dá a quem nega negocídios, não admira...

6 de dezembro de 2011 às 20:34:00 WET  
Anonymous Brasil e Portugal é uma coisa só? said...

Se em 2012 se concretizar, como tudo indica, a aquisição por empresas brasileiras de várias das maiores empresas portuguesas, no ambito do processo de privatizações previsto no acordo com a Troika, podes estar certo que vai aumentar ainda mais o fluxo migratório entre Portugal e Brasil e o abrasileiramento cultural e economico da sociedade portuguesa.
Sempre será melhor vender as empresas ao Brasil do que vender a Angola, não te parece? Se a TAP passar a ser 100% brasileira, deixarás de voar nela?

6 de dezembro de 2011 às 20:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Sim, com os noticiários a darem de manhã à noite notícias como a do cão português do Obama, »


O motivo principal pelo qual os portugueses o apoiam é por ele ser preto, é triste mas é verdade.



«enquanto silenciam o apoio tácito que o mulato dá a quem nega negocídios, não admira...»

Como se não acontecesse o mesmo em todo o restante mundo Ocidental.

6 de dezembro de 2011 às 21:05:00 WET  
Blogger Caturo said...

«O motivo principal pelo qual os portugueses o apoiam é por ele ser preto, é triste mas é verdade.»

Não creio, nem tampouco há indício nenhum disso.

6 de dezembro de 2011 às 21:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Se a TAP passar a ser 100% brasileira, deixarás de voar nela?»

Não. Continuará a ser uma empresa portuguesa, que hoje está nas mãos de brasucas, amanhã pode ser vendida a chineses, depois a russos e a seguir até a portugueses, sabe-se lá.

6 de dezembro de 2011 às 21:41:00 WET  
Blogger Caturo said...

«podes estar certo que vai aumentar ainda mais o fluxo migratório entre Portugal e Brasil e o abrasileiramento cultural e economico da sociedade portuguesa»

Cá estaremos para «criar» a necessária cisão e divisão na sociedade portuguesa, se preciso for. Nada do que a elite fizer nos compromete, e de hoje para amanhã se for preciso até vamos para um estádio fazer claque por uma equipa búlgara, grega ou sueca contra uma equipa brasileira ou uma equipa afro-brasuca a jogar em nome de Portugal.

6 de dezembro de 2011 às 21:44:00 WET  
Anonymous Brasil e Portugal é uma coisa só? said...

Blogger Caturo disse...

«Se a TAP passar a ser 100% brasileira, deixarás de voar nela?»

Não. Continuará a ser uma empresa portuguesa, que hoje está nas mãos de brasucas, amanhã pode ser vendida a chineses, depois a russos e a seguir até a portugueses, sabe-se lá.

6 de Dezembro de 2011 21:41:00 WET

Se uma das companhias aéreas brasileiras comprar a TAP, provavelmente irá proceder a uma maior integração e criação de sinergias entre a companhia brasileira e a portuguesa, para aumentar a eficiencia de ambas. Ou seja, da compra resultará uma TAP mais brasileira, mais integrada, a todos os niveis, na companhia brasileira que a adquiriu. A aquisição da TAP não será apenas um caso de compra de ações que amanhão ou depois podem ser vendidas a outro comprador. Será bastante mais do que isso, em termos de integração da empresa no sector do transporte aéreo brasileiro. A TAP inteiramente portuguesa desaparecerá, pelo menos parcialmente.

6 de dezembro de 2011 às 21:53:00 WET  
Blogger Caturo said...

É por estas assim que já me encontro muitas vezes a quase rezar para que a União Europeia não vá para o galheiro, porque, de momento, a alternativa da elite será atirar com a Tugalândia para dentro da lusofonia de domínio brasileiro, era como saltar da frigideira para o vulcão em actividade, livra...

6 de dezembro de 2011 às 21:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

6 de Dezembro de 2011 19:27:00 WET


Volta para a copa da árvore de onde desceste Terminado1 fdp.

6 de dezembro de 2011 às 22:30:00 WET  
Blogger Titan said...

Só um traidor pode querer que empresas portuguesas fiquem nas mãos de estrangeiros.

6 de dezembro de 2011 às 23:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Cá estaremos para «criar» a necessária cisão e divisão na sociedade portuguesa, se preciso for. Nada do que a elite fizer nos compromete, e de hoje para amanhã se for preciso até vamos para um estádio fazer claque por uma equipa búlgara, grega ou sueca contra uma equipa brasileira ou uma equipa afro-brasuca a jogar em nome de Portugal.
_______________

Muito bem disseste tu Caturo, PORTUGAL SOMOS NÓS e enquanto nós vivermos, Portugal nunca vai cair e cada vez mais gente está de acordo connosco. Nacionalimo solução! 14/88



"Só um traidor pode querer que empresas portuguesas fiquem nas mãos de estrangeiros.
______________

Não ligues, o tipo é um brasuca macaco, o discurso dele topa-se a milhas.

7 de dezembro de 2011 às 01:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ISSO É TIPO O IBOPE COMPRADO DO TERCEIRO MUNDO..

7 de dezembro de 2011 às 04:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ou então pode cagar olimpicamente nisso, porque quem tem uma mentalidade tal que prefira viver no Brasil, não faz cá grande falta, regra geral e contemplando as possíveis excepções. Aliás, eu já disse alguma coisa sobre isso, numa caixa de comentários.

6 de Dezembro de 2011 19:40:00 WET

POIS, NINGUEM PRECISA DE TRAIRAS..É MELHOR ATE FICAR LONGE DE PORTUGAL MESMO PRA NÃO PREJUDICAR O PAÍS..

7 de dezembro de 2011 às 04:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

São pessoas com qualificações profissionais, até porque o Brasil não é um bom destino, em termos de saidas profissinais, para semi analfabetos.

6 de Dezembro de 2011 19:45:00 WET

É, OS BOLIVIANOS, CHINESES E SUB-ISSO EM SP SÃO POS-GRADUADOS NÉ?LOLOL..

PS: PENA QUE ENQUANTO PORTUGAL MANDA DIPLOMADOS O BOSTIL SÓ MANDA MERDA PROS OUTROS PAÍSES..PUTAS, TRAVECOS E OUTROS AGENTES DE DISGENIAS SEXUAIS..

7 de dezembro de 2011 às 04:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E também somos os maiores apoiantes do Obama.

QUE NOJO..DEVEM SER OS MAIORES FREQUENTADORES DO ZOO ENTÃO..LOLOL

7 de dezembro de 2011 às 04:49:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

6 de Dezembro de 2011 20:32:00 WET

POIS, ANTES O COMUM LEAL A UM

COM PAPEL FORJADO/DIPLOMA TRAIRA

7 de dezembro de 2011 às 04:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Sim, com os noticiários a darem de manhã à noite notícias como a do cão português do Obama, enquanto silenciam o apoio tácito que o mulato dá a quem nega negocídios, não admira...

MIDIA DO ZOG..NO LIXIL TAMBEM HA DISSO..

7 de dezembro de 2011 às 04:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Cá estaremos para «criar» a necessária cisão e divisão na sociedade portuguesa, se preciso for. Nada do que a elite fizer nos compromete, e de hoje para amanhã se for preciso até vamos para um estádio fazer claque por uma equipa búlgara, grega ou sueca contra uma equipa brasileira ou uma equipa afro-brasuca a jogar em nome de Portugal.

CLARO, CONGO SE FINGINDO DE AMERICA DO SUL NÃO É EUROPA..

7 de dezembro de 2011 às 04:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

É por estas assim que já me encontro muitas vezes a quase rezar para que a União Europeia não vá para o galheiro, porque, de momento, a alternativa da elite será atirar com a Tugalândia para dentro da lusofonia de domínio brasileiro, era como saltar da frigideira para o vulcão em actividade, livra...

POIS, ANTES NAS MÃOS DA ALEMANHA EUROPEIA QUE DE UM BOSTILIXÃO..JEJE

7 de dezembro de 2011 às 04:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Só um traidor pode querer que empresas portuguesas fiquem nas mãos de estrangeiros.
______________

Não ligues, o tipo é um brasuca macaco, o discurso dele topa-se a milhas.

7 de Dezembro de 2011 1:51:00 WET

NÃO SEI SE É TUGA OU BOSTIBA, MAS DIZER QUE PORTUGAL É A MESMA COISA DO LIXIL FOI DEMAIS..LOLOL

7 de dezembro de 2011 às 04:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Mas quem é que disse que continuam? A Democracia é um processo em contínua movimentação, o que hoje vota y, amanhã pode votar x. Quem por isso ficar de braços caídos porque «ai, não vale a pena com esta gente... ai, é-me indiferente...» só revela que não serve como militante nacionalista."


tudo bem. mas eu também não sou militante nacionalista...
e isso do «hoje vota y, amanhã vota x» é optimismo simplista de quem pensa que as coisas são fáceis assim...

claro que o PNR vai ganhar adeptos. não estou a dizer que daqui a 10,20 anos, vão ser os mesmos 0,3%, mas esses adeptos que vai conquistar serão quase irrisórios face a esta corrida contra o tempo que enfrentamos...
a não ser que aches que o PNR vai ganhar as eleições daqui a 20 anos (lirismo quase simplório e digno de dó)

7 de dezembro de 2011 às 12:45:00 WET  
Blogger Titan said...

"É por estas assim que já me encontro muitas vezes a quase rezar para que a União Europeia não vá para o galheiro, porque, de momento, a alternativa da elite será atirar com a Tugalândia para dentro da lusofonia de domínio brasileiro, era como saltar da frigideira para o vulcão em actividade, livra..."

Camarada Caturo, se a União Europeia for para o galheiro, o mais certo é a nossa elite ir também para o galheiro.

7 de dezembro de 2011 às 14:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

e quando disse o que disse, não é com o intuito de "desmoralizar" nem de "paralizar", mas sim com o intuito de alertar para os perigos do excesso de confiança e de optimismo, e que tudo se resolve em meia-dúzia de anos, porque as pessoas podem mudar e tal.
só isso.

7 de dezembro de 2011 às 16:32:00 WET  
Blogger Titan said...

"tudo bem. mas eu também não sou militante nacionalista...
e isso do «hoje vota y, amanhã vota x» é optimismo simplista de quem pensa que as coisas são fáceis assim..."

E são fáceis assim, e os nazis provaram-no ao passarem de serem um partido pouco votado para um partido que ganhou as eleições.

7 de dezembro de 2011 às 18:16:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Titan disse...
"É por estas assim que já me encontro muitas vezes a quase rezar para que a União Europeia não vá para o galheiro, porque, de momento, a alternativa da elite será atirar com a Tugalândia para dentro da lusofonia de domínio brasileiro, era como saltar da frigideira para o vulcão em actividade, livra..."

Camarada Caturo, se a União Europeia for para o galheiro, o mais certo é a nossa elite ir também para o galheiro.

7 de Dezembro de 2011 14:09:00 WET

quem dera que o titan tivesse certo..jeje

8 de dezembro de 2011 às 05:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Brasil e Portugal é uma coisa só? disse...
Se em 2012 se concretizar, como tudo indica, a aquisição por empresas brasileiras de várias das maiores empresas portuguesas, no ambito do processo de privatizações previsto no acordo com a Troika, podes estar certo que vai aumentar ainda mais o fluxo migratório entre Portugal e Brasil e o abrasileiramento cultural e economico da sociedade portuguesa.
Sempre será melhor vender as empresas ao Brasil do que vender a Angola, não te parece? Se a TAP passar a ser 100% brasileira, deixarás de voar nela?

6 de Dezembro de 2011 20:42:00 WET


não deviam ser privatizadas!


OS FILHOSDAPUTA TIRAM EMPREGOS AOS PORTUGUESES! FORA ESCUMALHA!

9 de dezembro de 2011 às 19:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«podes estar certo que vai aumentar ainda mais o fluxo migratório entre Portugal e Brasil e o abrasileiramento cultural e economico da sociedade portuguesa»


tou farto de ver musica brasuca nos merdia

é o que dá haver mestiços nos merdia

9 de dezembro de 2011 às 19:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«uma das companhias aéreas brasileiras comprar a TAP, provavelmente irá proceder a uma maior integração e criação de sinergias entre a companhia brasileira e a portuguesa, para aumentar a eficiencia de ambas. Ou seja, da compra resultará uma TAP mais brasileira, mais integrada, a todos os niveis, na companhia brasileira que a adquiriu. A aquisição da TAP não será apenas um caso de compra de ações que amanhão ou depois podem ser vendidas a outro comprador. Será bastante mais do que isso, em termos de integração da empresa no sector do transporte aéreo brasileiro. A TAP inteiramente portuguesa desaparecerá, pelo menos parcialmente.»


MIAS DESEMPREGO PARA OS PORTUGUESES! GRRRRRRRRRRRR! FORA!

9 de dezembro de 2011 às 19:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Titan disse...
Só um traidor pode querer que empresas portuguesas fiquem nas mãos de estrangeiros.

6 de Dezembro de 2011 23:00:00 WET


é um mestiço

9 de dezembro de 2011 às 19:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"«Sim, com os noticiários a darem de manhã à noite notícias como a do cão português do Obama, »


O motivo principal pelo qual os portugueses o apoiam é por ele ser preto, é triste mas é verdade."


só se fôr os terceiro-mundistas nos media

11 de dezembro de 2011 às 01:54:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home