«OS IMORTAIS»
Como saberá quem estiver atento às novidades cinematográficas mais populares, o título em epígrafe é o de mais um filme épico-mitológico, de contornos fantasistas, centrado no património cultural da raiz da civilização ocidental tal como se conhece actualmente, o mundo clássico, usualmente denominado greco-romano. E por dizer «mais um» não estou de modo algum, ao contrário do que porventura faria a maioria dos críticos de cinema, a querer dizer que se trata de mais um produto sem importância, antes pelo contrário - filmes desta temática, quantos mais melhor. O que não significa, por outro lado, que o filme em si seja bom (mas também não é mau...).
De facto, em certos aspectos, talvez demasiados, é mais do mesmo, como de resto o próprio trailer oficial deixa antever - herói grego entre o homem antigo e o «marine» ianque a berrar incitações aos «ménes», lutas espectaculares em câmara lenta demasiadamente parecidas com as do filme «300» (de resto, o realizador é o mesmo...) e salvações in extremis, com o bom a dar cabo do mau mesmo quando parece que vai morrer e tal, enfim. A representação dos Deuses, entretanto, deixa francamente a desejar - quem ali faz de Zeus, por exemplo, parece muito mais um modelo de alguma passerele trajado de fantasiosas peças douradas do que um verdadeiro Senhor Supremo do Olimpo; os outros Deuses estão ainda mais mal representados, pois que se intensifica exponencialmente a citada impressão de não passarem de gajos que andam ali a mostrar roupagens estranhas em plataformas elevadas, e por vezes com umas coisas estranhas na cabeça que por cima daquelas caras de jovenzinhos imberbes e com cabelinho à foda-se compõem semblantes que se aproximam perigosamente do ridículo. Ainda por cima um dos Deuses morre, liquidado por Zeus, o que na verdade contradiz tudo o que se conhece de mitologia helénica, pois que nunca nenhum dos Deuses clássicos, filhos de Deus e Deusa, corre realmente risco de vida (e nisto discordo de outros pagãos). A jovem que faz de Atena parece muito mais uma suave e doce Afrodite do que a Senhora da Guerra que deu o nome à capital helénica.
O «Olimpo» da película só se safa pela altitude, porque de resto o minimalismo com que é composto torna-se particularmente empobrecedor, sobretudo pelo edifício propriamente dito, que parece mais a sumamente deprimente, porque propositadamente miserabilista, casa amarela do filme de João César Monteiro do que uma moradia de Divindades. Que diferença entre estes figurantes e os da nova versão do «Choque de Titãs», esses sim, verdadeira e adequadamente majestosos e de aspecto divino, verdadeiras homenagens artísticas aos Deuses, como a seu tempo foi aqui comentado...
E todavia, no meio de uma certa quantidade de pirosismo, tal como uma foleira lutazita de classes todo estranha à personagem principal - Teseu era filho de um rei, não um pobre camponês - e de americanices diversas, e de meter negros um pouco por toda a parte (vá lá que não calhou a nenhum dos Deuses, já foi uma sorte...) e todavia, dizia eu, há ali qualquer coisa que brilha, surpreendentemente.
O filme, ao contrário de praticamente todos os precedentes, nada tem de ateu, ou de irreligioso, antes pelo contrário. «300» pinga de anti-religiosidade modernaça e barata, chega a meter nojo pelo modo como distorce a história com o fito de denegrir os sacerdotes, fazendo eco do anti-clericalismo da época contemporânea; «Choque de Titãs» é «subtilmente» anti-religioso na versão do dealbar dos anos oitenta e relativamente «fifty-fifty» na de há poucos anos, talvez com um vantagenzita para o lado da simpatia para com os Deuses; «Tróia», então, é um autêntico vómito ateu (além de esquerdista); e agora de repente não me vêm à memória mais exemplos, mas o que sei é que não me lembro de ver filmes de grande orçamento a representarem os Deuses pagãos e/ou a religião pagã clássica com algum detalhe sem o fazerem de modo algo jocoso ou anti-religioso. Em «Os Imortais», de facto, a postura ateia é frontal e quase primariamente abatida, mesmo a dar a impressão de querer passar mensagem às massas. O grande mau da fita é violentamente ateísta e o seu plano é precisamente a destruição dos Deuses, ou da religião, neste caso o simbolismo é o mesmo. O jovem herói, com o qual o telespectador do público alvo é suposto identificar-se, passa do ateísmo ferrenho à crença nos Deuses. Um governante culto, típico representante da elite, mantêm-se elitista e arrogantemente ateu até à sua inesperada morte, porque não quis entender a presença de forças divinas...
E, no fim, glorifica-se a película com a sublimação do heroísmo: a elite reinante, que julgava poder sempre dialogar com qualquer inimigo, é brutalmente atropelada pela guerra, cenário para que se imponham os que a enfrentam de armas na mão, ora vencendo ora constituindo, ao morrer, exemplos de grandiosidade para a posteridade - até para a eternidade. É aliás isso que se ensina à criança, numa espécie de pósfácio... fechando com chave de ouro, os Céus abrem-Se, permitindo o esmagador vislumbre de um eterno combate nas Alturas, bem no campo das representações indo-europeias, nomeadamente as germânicas mas não só...
É pois de ver, apesar de tudo, é de ver no grande ecrã.
32 Comments:
ESSES FILMES QUE APELAM PRA TEMAS EXOTICOS, BOM ELENCO, EFEITOS ESPECIAIS E TAL PRA TENTAR COMPENSAR UM ROTEIRO PESSIMO SÃO UMA MERDA..ESPERO QUE ESSE NÃO SEJA O CASO..
É UM DESPERDICIO DE GRANA COLOCAR OS MELHORES RECURSOS EM ROTEIROS MERDOSOS..
http://www.holywar.org/
ESSE SITE 1.0 É MUITO TOSCO, APESAR DE BELAS IMAGENS; EQUIPARA O NS AOS JUDEUS, DIZ QUE O NS É MAUZINHO SEMI-IMPLICITAMENTE, ETC..
TIPO, 1.0 GERALMENTE DA A BUNDA AOS JUDEUS..EXCEPTO A KKK, MAS NESSE CASO DUVIDO QUE A KKK E ESSES DAÍ SERIAM ALIADOS MESMO AMBOS SENDO 1.0S..LOLOL
cabelinho à foda-se
LOL queres dizer à justin bieber .o.o
casa amarela do filme de João César Monteiro
mas que comparação mais descabida: jcm é um mestre do minimalismo e nem todos apreendem o seu sentido :p
de resto, se se confunde lavoura com poesia, a culpa não minha...
perdes tanto tempo a divulgar estas xaropadas teen-oriented; se divulgasses o bom cinema (épico, no caso) europeu em vez desta pacotilha corporativa, farias bem melhor...:p
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Aegyptisches_Museum_Berlin_InvNr7261_20080313_Barkenuntersatz_Natakamani_Amanitore_aus_Wad_Ban_Naga_1.jpg
OLHA CELSO A ELITE BRANCA DA NUBIA NO CU DOS CONGOCENTRIXISTAS..
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Anlamani-Statue_MuseumOfFineArtsBoston.png
mais da elite branca da nubia no cu dos congocentrixistas..
a naacp ja em 1911 fazia cartazes fraudulentos adulterando a morfologia real das estatuas encontradas na nubia..
eu vi as estatuas e não vi nenhum nariz aberto/chato, nem beiço de sola, etc..
CARAMBA CELSO, DESCOBRI AGORA QUE A FUNDAÇÃO FORD PAGOU MAIS DE UM MILHÃO DE DOLARES PARA UMA FACUL DO RIO ADOTAR O SISTEMA DE COTAS ANTI-LAURASICOS E OUTRAS FACULS IDEM PELO BOSTIL AFORA..
OS EUA SÃO INIMIGOS MAL DISFARÇADOS DE "ALIADOS"..
DEVEM FAZER O MESMO NA EUROPA COM SUAS AGENCIAS INFILTRADAS AÍ DENTRO..
AS ELITES FDP´S ROUBANDO GRANA DO CONTRIBUINTE WASP PRA SUJAR O RESTO DO MUNDO..
Em novembro, acontece um fato revoltante, que foi o massacre de duas tripulações italianas (11 militares), na cidade da Kindu.
UM TRIBUTO A ESSES 11 MARTIRES BRANCOS MORTOS PELOS NIGGERS TERRORISTAS PATROCINADOS PELA MOSCOU TRAIRA DA EPOCA..
Orgãos genitais de um soldado
português (foto Horácio Caio)
Isto também não se sabe, mas a
FNLA estava a ser apoiada pelos
EUA. O Holden Roberto ia falar
na ONU porque o governo
americanos tinha "cedido" o
tempo para que ele falasse sobre
o colonialismo português. Isso
só não aconteceu porque essas
imagens foram transmitidas por
Portugal aos orgãos de
comunicação social, e acharam
que estar a falar de "direitos
humanos" com essas imagens não
ia cair bem.
De resto a FNLA tinha sido
apoiada por "missionários"
Protestantes vindos dos EUA, e o
apoio diplomático e de armamento
tinhaa mesma origem. Fala-se
muito do envolvimento da URSS
com o MPLA (e da China com a
UNITA), mas muito pouco disto.
De facto é lamentável, que se
oculte essa parte da nossa
história, e se opte por tentar
diabolizar a figura do Salazar,
enquanto se idolatra traidores
como o Alvaro Cunhal e o Mário
Soares.
Mais revoltante, é que nos
livros de história em Portugal,
se idolatre os terroristas
chamando-lhes de "guerrilheiros"
o que é um eufomismo,
claramente, enquanto se
"criminaliza" a acção de
policiamento que o governo
português levou a cabo, nas suas
províncias ultramarinas.
É de facto uma vergonha toda a
falseficação da nossa história.
De qualquer forma o que
aconteceu, aconteceu, não há
volta a dar. Basta tirarmos a
devida lição da nossa história e
aprender com os erros. O ideal
seria levar a julgamento os
traidores que estiveram
envolvidos no 25 de Abril e no
vergonhoso processo de
independencias das nossas
províncias ultramarinas. Mas
infelizmente isso é utópico.
Esto demuestra que los negros
son animales y así deben de ser
tratados, como animales
eles...os traidores..estao no
poder ...em portugal....
Os porcos estão no poder,
Negros são animais selvagens,
não devemos fazer acordo algum
com esse povinho atrasado
A história que não se ensina nas
escolas portuguesas.
«Nas declarações prestadas, em 5
de Outubro de 1962, no Posto
Administrativo de Aldeia Viçosa,
pelo bailundo Severino José que
fora obrigado a acompanhar os
terroristas desde o dia 15 de
Março de 1901, encontram-se os
seguintes trechos, absolutamente
horrorosos:
"(...) Que do massacre de Cólua
nada sabe além de cozinhamento
dos quatro militares a quem
cortaram os dedos e as "matubas"
(testículos) pendurando-os nuns
paus para secarem (ver foto)
(...)"
"(...) O Bomboco e, sobretudo, o
Simão Lucas organizaram
autênticas cenas de canibalismo
começando com os quatro soldados
brancos agarrados no Cólua,
obrigando os bailundos a
cozinhá-los e a entrarem no
festim.
O pessoal de Quiguenga conseguiu
agarrar um sargento que fugira
do Cólua e cozinhou-o, tendo o
mesmo sargento que era gordo
dado muito azeite e carne (sic).
O soldado morto há poucos meses
atrás foi levado para o Cólua e
igualmente cozinhado, tendo o
declarante participado no
festim, tal e qual como os
outros bailundos
Oficialmente, o governo português, embora ditatorial, dizia-se favorável a uma nação ultramarina, multicultural e multirracial. Algumas políticas de integração eram firmadas, como a concessão de bolsas de estudo universitário para estudantes africanos.
SALAZAR..
«perdes tanto tempo a divulgar estas xaropadas teen-oriented»
A cultura de massas é fundamental, quem não perceber isto não sabe o que é Política.
«se divulgasses o bom cinema (épico, no caso)»
Pois, mas nem eu nem a esmagadora maioria das pessoas tem acesso fácil a isso.
Pois, mas nem eu nem a esmagadora maioria das pessoas tem acesso fácil a isso.
6 de Dezembro de 2011 16:39:00 WET
É ISSO AE, CELSO DO POVÃO!LOLOL
CARAMBA, TAVA VENDO O TRAILLER DO FILME E TEM ATE AQUELA FREIDA PINTO COM UM ANCESTRAL TUGA DO SECULO XVI E TAL, MAS O FILME FICA BEM AQUEM DE 300..
NÃO TEM FUNDAMENTO HISTORICO E ALEM DISSO DESSA VEZ FICOU COM MEDINHO DE DESAFIAR OS TABUS QUE 300 DESAFIOU..
ALIAS AQUELA CENA DE 300 EM QUE O NIGGER VAI FICANDO TODO ESCURO ATÉ QUE DE BRANCO SÓ RESTA OS OLHOS É BEM INTERESSANTE COMO SE INDICASSE AS TREVAS SIMIESCAS AMEAÇANDO A CIVILIZAÇÃO ARIANA GREGA TIPO COMO HA 50 ANOS OCORRE CONOSCO..
SÃO OS MESMOS PRODUTORES, MAS MENOS OUSADOS..REPETINDO A MESMA FORMULA DE 300, MAS SEM UM ROTEIRO INTERESSANTE COMO 300 TEVE; ALIAS 300 É MEIO ENFADONHO NAS CENAS DE GUERRA POR QUE SÓ SE VER HEMOGLOBINA POR TODO O LADO, MAS HÁ CERTAS CENAS DO FILME QUE COMPENSAM ELE TODO..
«perdes tanto tempo a divulgar estas xaropadas teen-oriented»
A cultura de massas é fundamental, quem não perceber isto não sabe o que é Política.
«se divulgasses o bom cinema (épico, no caso)»
Pois, mas nem eu nem a esmagadora maioria das pessoas tem acesso fácil a isso.
6 de Dezembro de 2011 16:39:00 WET
cabotino
oh Caturo,não tens andado a ler Adorno,pelos vistos...nem Marcuse, LOL
já agora,a destrinça entre os "apocalípticos" e os "integrados" segundo Eco também não ficava nada mal neste espaço internético...:p
o que é e para que serve a chamada "cultura de massas" e como a vêem alguns dos mais eminentes pensadores contemporâneos: eis um bom tema que dava mais que pano...
E tu, não tens mais nada a dizer para além de afirmares que x e y é que falam bem porque sim?...
Enfim...
«cabotino»
Cabotino és tu. E burro.
"oh Caturo,não tens andado a ler Adorno,pelos vistos...nem Marcuse, LOL"
marxistas culturais
marxistas culturais
tipico da escoria pseudo-intelectual ha 50 anos ja dos tipos que ouvem mpb e chico buarque/cia como ja diria o carvalho paulixento..lolol
esse vocabulo cabotino foi engraçado..lolol
Caturo disse...
«cabotino»
Cabotino és tu. E burro.
7 de Dezembro de 2011 18:51:00 WET
como uma cepa..
"oh Caturo,não tens andado a ler Adorno,pelos vistos...nem Marcuse, LOL"
marxistas culturais
olha que não: pensadores europeus mais lúcidos e esclarecidos que tu :P
"E tu, não tens mais nada a dizer para além de afirmares que x e y é que falam bem porque sim?...
Enfim..."
Contextualizei e problematizei com simplicidade e honestidade intelectual, coisa que pelos vistos não abunda na tua pessoa, mas tudo bem... Adiante...
Porque eu não falo de borla e sei o que digo, por isso cito os autores das dissertações como complemento do que afirmei.
Tu como és caturreiro (Lol) levas a coisa para o antagonismo gratuito e inócuo. És cá um prato, tu...:p
Um prato serias tu, se ao menos isso não estivesse tudo podre... porque o verniz já se te estalou, e nem foi preciso muito... Repara que eu não te insultei nem disse que eras um atraso de vida mentecapto com pretensões intelectualóides, tu é que ficaste picado e bem picado, só porque eu olhei de frente para a tua converseta e, depois de espremer isso, constatei que não havia aí nem uma só ideia exposta. E tu, em vez de explicares o que querias dizer, não, ficaste ofendido. :) Tudo porque aqui não fizeste o que fazes lá nos teus círculos igualmente intelectualóides como tu, que é impressionar os teus pares por meio da augustíssima nomeação de autores consagrados.
Por exemplo, olha-me para isto:
«Contextualizei e problematizei com simplicidade e honestidade»
Não, nem contextualizaste nem problematizaste coisíssima nenhuma. Aprendeste foi esses dois termos e achas que te dá pinta utilizá-los, fazendo-o do mesmo modo com que usas os nomes de pensadores importantes - quanto a conteúdo, zero, vazio total.
Disseste tu que citaste os autores ««como complemento do que afirmei». Ora tu de facto não afirmaste a ponta de um corno. Limitaste-te a dizer que «ai, há uma diferença entre x e y segundo fulano tal» e acabou. Ora isso, ao contrário da pobre ideia com que ficaste no fim de alguma aula universitária que entendeste mediocremente, não é propriamente afirmar seja o que for.
E, para cúmulo da parvoíce, ainda tens a lata de te vires gabar, como que a puxar dos galões intelectuais (eheheheh...) depois de eu te apanhar em flagrante delito de imbecilidade penereinta. Já devias saber que essas lérias e snobices ridículas aqui não pegam - ou tens mensagem a sério para apresentar ou então fazes a triste figura que fizeste e ainda por cima prolongaste.
8 de Dezembro de 2011 19:53:00 WET
SÓ MESMO O CELSO PRA TER PACIENCIA..O THOR TAMBEM TEM UMA PACIENCIA DO CARAJO COM AQUELE GAYLUCAS..
"olha que não: pensadores europeus mais lúcidos e esclarecidos que tu :P"
tu lá sabes a escumalha pavloviana de onde andas a tirar a verborreia colada com cuspo
além de que não são «europeus», tirando o simples facto de terem nascido na Europa, acidentalmente...
marxistas culturais
tipico da escoria pseudo-intelectual ha 50 anos ja dos tipos que ouvem mpb e chico buarque/cia como ja diria o carvalho paulixento..lolol
8 de Dezembro de 2011 5:50:00 WET
revisionista delinquentizado detectado,LOL!
acefalização típica pós-45... pseudo-pensamento colonial
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