terça-feira, dezembro 06, 2011

GOVERNO FRANCÊS PROMETE RESTRIÇÕES À IMIGRAÇÃO


Em França, o partido do poder, UMP, está a endurecer a sua posição em relação à imigração à medida que as eleições se aproximam. O ministro do Interior, Claude Gueant, parece estar agora a entrar francamente no território ideológico da Extrema-Direita - ao apresentar a plataforma de campanha do seu partido, Gueant chegou a dizer que «é mais fácil para os imigrantes integrarem-se se forem em menos quantidade. É óbvio que temos de melhorar o fluxo dos imigrantes. Para que os imigrantes trabalhem, temos de receber menos imigrantes por ano.» Gueant quer reduzir o número de imigrantes legais que entra em França por ano - de duzentos mil para cento e oitenta mil. Quer também endurecer as condições necessárias para a obtenção da cidadania francesa, e tornar mais rigorosas as regras que regem a entrada no país dos familiares dos imigrantes. Ainda outra medida prometida é aumentar o número de expulsões de imigrantes ilegais, bem como melhorar a capacidade dos centros de detenção de imigrantes.
Quanto às leis de asilo, o citado ministro do Interior pretende que se reduza o orçamento para os refugiados e também o prazo de candidatura dos pedidos de asilo. Actualmente, os gastos com asilados permitem manter 21500 locais de centros de recepção, vinte mil locais de emergência e apoios sociais para mais trinta e sete mil refugiados.
Se por um lado o UMP simplesmente dá continuidade à sua agenda pouca receptividade à imigração, que lhe valeu a vitória eleitoral em 2007, por outro levanta contra si acusações de estar a querer usurpar o discurso da Frente Nacional (FN).
E teria boas razões para isso, uma vez que, de acordo com recente sondagem, a líder e candidata presidencial da FN, Marine Le Pen, tem um apoio popular de entre dezasseis e vinte por cento, relativamente pouco atrás do eventual (ainda não anunciado) candidato do UMP, Nicolas Sarkozy, e do candidato socialista, François Hollande, com trinta por cento (em queda de nove pontos desde que venceu as primárias socialistas).
De notar que o governo de Sarkozy aumentou o número de expulsões de imigrantes ilegais, tendo por meta os trinta mil em 2011.
Um estudo de opinião pública recente indica que a principal preocupação da população é agora a do desemprego - que, de resto, está intimamente relacionada com a grande questão da iminvasão. Há de qualquer modo quem não entenda a insistência de Gueant na imigração, uma vez que uma sondagem de Novembro mostra que o desemprego preocupa quarenta e cinco por cento dos eleitores, ficando-se o tema da imigração por dez por cento. A isto, o director de pesquisas de mercado da Opinion Way, Bruno Jeanbart, responde: na política francesa, «nunca se deve desprezar a importância da imigração mesmo que esta pareça pouco importante nas sondagens de opinião».
Outro observador acrescenta: «se os eleitores franceses estão mais preocupados com a redução do desemprego e o desenvolvimento da economia, a imigração é ainda uma questão importante para um certo segmento do eleitorado, nomeadamente os mais velhos e a classe trabalhadora.»

Marine Le Pen, por seu turno, alerta a população para o que de facto significará a arenga de Gueant: «temos de agradecer a Claude Gueant por lembrar ao público francês o quão mau é o registo do UMP em matéria de imigração. Temos agora duzentos mil imigrantes ilegais a vir para França todos os anos. Isto é um aumento de oitenta por cento desde 2000» (quando os ilegais eram cento e catorze mil).

Cabe pois à FN e a todas as outras forças nacionalistas europeias reforçarem esta observação e divulgarem-na o mais possível junto da população - para que cada vez haja menos dúvidas de que só mesmo os partidos nacionalistas estão genuinamente contra a iminvasão, pois que os ditos políticos conservadores o que realmente fazem é tentar tornar a imigração mais «harmoniosa» e subtil, à laia de quem mete muita vaselina... e isto sobretudo para pôr água na fervura, procurando acalmar os ânimos anti-imigracionistas no seio do povinho, como quem diz «tenham lá calma, não votem nos racistas, nós os conservadores de Direita damos o que vocês quiserem, não precisam de votar nos racistas...»

Mas, como disse alguém, pode-se enganar toda a gente durante muito tempo, e pode-se enganar alguma gente durante todo o tempo, mas não se pode enganar toda a gente durante todo o tempo. E a recente ascensão da FN nas sondagens pode estar a indicar isto mesmo.

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"pode-se enganar toda a gente durante muito tempo, e pode-se enganar alguma gente durante todo o tempo, mas não se pode enganar toda a gente durante todo o tempo"

Acho que foi Lincoln que o disse.

Mas e os socialistas? Que dizem eles da imigração?

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/12/hollande-venceria-sarkozy-em-eleicao-de-2012-na-franca-pesquisa.html

6 de dezembro de 2011 às 21:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A ASCENÇÃO DA FN SÓ MOSTRA A QUE PONTO A FRANÇA CHEGOU EM TERMOS DE SUJEIRA SIMIESCA E QUE FALTAM PARTIDOS POLITICOS COMPROMETIDOS COM A VERDADEIRA FRANÇA ETNICA ORIGINAL..E O FN É O UNICO QUE FAZ ESSE PAPEL DE TENTAR SALVA-LA A SERIO..

7 de dezembro de 2011 às 04:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Marine Le Pen, candidata de extrema direita cotada para receber 17% no primeiro turno.

REALMENTE, PARECE QUE NÃO EXISTEM MAIS FRANCESES ETNICOS NA FRANÇA..PARIS JA DEVE TA TODA LIXADA..

UM PAÍS NAQUELA SITUAÇÃO E SÓ 17% PARA A LE PEN?TUDO BEM QUE É UM CRESCIMENTO GRANDE, MAS NESSA SITUAÇÃO..?..

7 de dezembro de 2011 às 04:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/12/hollande-venceria-sarkozy-em-eleicao-de-2012-na-franca-pesquisa.html

6 de Dezembro de 2011 21:30:00 WET

ADEUS FRANÇA, FOI BOM ENQUANTO VC DUROU..

7 de dezembro de 2011 às 04:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

sim, anónimo das 21:30, foi mesmo o Lincoln. confirmo.
aliás, ia mesmo para dizer isso, se não visse o teu comentário.

7 de dezembro de 2011 às 12:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

a única diferença que existe no tema da imigração entre a Extrema-Esquerda e os outros partidos ditos «moderados», é que a Extrema-Esquerda quer legalizar todos, dar papelada e nacionalidade a todos os que resolverem entrar...e os outros não, ou pelo menos não tanto como a Ext.Esquerda
(o grau de permissividade e legalização vai variando, dependendo de ser Centro-Esquerda ou só Centro)

mas nenhum quer realmente travar e expulsar a imigração, a não ser os nacionalistas.

eles só diferem no tema da papelada e da rapidez com que se processa a iminvasão.

nada mais.

7 de dezembro de 2011 às 17:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Bloco de Esquerda - dar papelada a todos, reagrupamento para todos, nacionalidade para todos, direito de solo para todos, facilitar mais entradas, facilitar acesso à habitação. discriminação positiva, etc

PCP - pouco varia do Bloco. um bocadinho menos militante só.

PS - não quer dar logo a papelada a todos, mas vai dando a bastantes.
não deixa entrar todos, mas deixa entrar bastantes. não dá nacionalidade a todos, mas dá a muitos.


PSD - quer retardar burocraticamente a papelada 1 bocadinho mais que o PS, deixa entrar menos 1 ou 2 do que o PS (agora com este «africanista» não sei) dá a nacionalidade a menos meia-dúzia e menos emprego a menos meia-dúzia.
o PSD para o Bloco e o PCP, é «racista»(!)


CDS - atreve-se a dizer 1 vez por outra que o critério da nacionalidade devia ser revisto, que se podia discutir o que é ser português, etc, mas sempre timidamente.
quer frear um pouco a imigração, mas só reduzir a entrada, nunca pará-la toda, muito menos expulsar alguém.
quer retardar 1 pouco mais a papelada e a admissão do que o PS ou PSD, mas não quer acabar com elas.
para o Bloco, o CDS é decididamente «nazi» e «extrema-direita».

7 de dezembro de 2011 às 17:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

e assim vai o espectro político tuga...mas dei o exemplo tuga, como podiam ser outros, se bem que o parlamento tuga é mais ambidextro que o de a maioria dos outros países, ou mesmo praticamente todos.

7 de dezembro de 2011 às 17:26:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

sim, anónimo das 21:30, foi mesmo o Lincoln. confirmo.
aliás, ia mesmo para dizer isso, se não visse o teu comentário.

esse lincoln foi o kennedy do xix..

fudeu a economia do sul dos eua pra sempre pra beneficiar o nne ao inves de fazer a abolição da auto-venda de modo transitorio como em outros locais..

e isso gerou os migrantes dos condados podres pro nne que destruiram os eua na era kennedy e pos-kennedy..

8 de dezembro de 2011 às 05:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

e assim vai o espectro político tuga...mas dei o exemplo tuga, como podiam ser outros, se bem que o parlamento tuga é mais ambidextro que o de a maioria dos outros países, ou mesmo praticamente todos.

parece tudo uma merda só..

8 de dezembro de 2011 às 05:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

7 de Dezembro de 2011 17:22:00 WET

o sarkozy é de direita e já entrou mais um milhão de terceiro mundistas desde que é presidente.

9 de dezembro de 2011 às 19:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Sarcócó, "direita"?? LOL

13 de dezembro de 2011 às 12:47:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home