terça-feira, abril 19, 2011

PRIMEIRO-MINISTRO ISLANDÊS VAI SER JULGADO EM TRIBUNAL POR NEGLIGÊNCIA CRIMINOSA

O parlamento islandês decidiu julgar
, num tribunal especial, o ex-primeiro-ministro, que estava em funções quando o país faliu. Segundo a agência «France Press», Geir Haarde será acusado de «negligência» no processo que culminou com o crash do sistema financeiro do país em Outubro de 2008.
A decisão foi alvo de votação e aprovada por uma curta margem de 33 votos a favor e 30 contra.
Geir Haarde, de 59 anos, tinha chegado ao poder em 2006 e foi reeleito em 2007. Renunciou em Janeiro de 2009, por sofrer de um cancro.
Segundo várias sondagens, a maioria dos islandeses defende que Geir Haarde e vários ex-ministros sejam julgados pelo seu papel na crise que assolou o país, nomeadamente por nacionalizarem «de urgência» os principais bancos do país que tinham falido.

Chama-se a isto democracia a sério. Só.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://www.publico.pt/Sociedade/detidos-seis-suspeitos-de-rede-criminosa-de-falsificacao-de-documentos_1490389

19 de abril de 2011 às 13:49:00 WEST  
Blogger Anti-ex-ariano said...

«Chama-se a isto democracia a sério.»

Além de uma questão da mais elementar justiça. São os responsáveis pelas dívidas que devem pagá-las, não o cidadão comum. Não podem andar uns sempre a trabalhar e os outros sempre a mamar.

19 de abril de 2011 às 14:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Talvez um olhar retrospectivo nos mais de dois mil anos passados na inútil tentativa de encontrar um fundamento sólido para a moral nos leve a pensar que não existe nenhuma moral natural, independente dos preceitos humanos, mas que ela é simplesmente um artefacto, um meio inventado para melhor dominar o egoísta e malvado género humano."

Arthur Schopenhauer, in 'A Arte de Insultar'

19 de abril de 2011 às 14:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.ieja.org/portugues/Estudos/Artigos/p_ecosdopassado.htm

19 de abril de 2011 às 16:24:00 WEST  
Blogger Anti-ex-ariano said...

«Talvez um olhar retrospectivo nos mais de dois mil anos passados na inútil tentativa de encontrar um fundamento sólido para a moral nos leve a pensar que não existe nenhuma moral natural»

Inútil?... Querem ver que os babilónios, os egípcios, os persas e os gregos não tinham nenhuma forma de moral?!

«(...) mas que ela é simplesmente um artefacto, um meio inventado para melhor dominar o egoísta e malvado género humano.»

Discutível, sobretudo vindo de um indivíduo que enaltecia o Cristianismo como uma forma de revolta legítima contra o "materialismo" judaico.

Que a moral é uma construção social, é inegável. Mas fazer dela completamente alheia ao ser humano, como se todos os seres humanos fossem intrinsecamente malévolos e sem a menor noção do bem comum, é completamente delirante.

E pouco me interessa que tenha sido o Schopenhauer a escrevê-lo, para mim isso é conversa de alucinado comuno-anarquista.

Não sei qual foi a intenção do anónimo que transcreveu o post, mas não subscrevo.

19 de abril de 2011 às 18:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Zapatero.....listen......!!!

21 de abril de 2011 às 12:10:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home