«CELTIKA - LIVRO PRIMEIRO DO CÓDICE DE MERLIM»
Séculos antes de conhecer o Rei Artur, Merlim é já um imortal, mas ainda jovem. Ele percorre o seu Caminho pelo mundo. Mas uma amizade antiga pelo herói grego Jasão fá-lo-á abandonar esse destino e enfrentar mundos e forças que lhe são desconhecidos.
Sete séculos após terem participado juntos na Demanda do Velo de Oiro, os dois companheiros iniciam uma nova Expedição no Argo, desta feita em busca dos filhos de Jasão e Medeia, que poderão ter sobrevivido à traição e violência dos seus pais num mundo suspenso e mágico.
Numa aventura que atravessa mundos desconhecidos, encontrando perigos e personagens que delinearão o futuro, viajando pela primeira vez até à terra que um dia se chamará Inglaterra, Merlim vai desvendando zonas do seu passado envoltas em névoas e antecipando um enigmático futuro...
Livro da autoria de Robert Holstock, publicado em Portugal pela Europa-América. (A capa não é exactamente igual à imagem que acima se vê, mas não encontrei na Internet uma foto em tamanho suficientemente grande para que se lhe visse a beleza).
Assim de repente, e julgando pela descrição que acima se lê em itálico, a coisa tem ar de salganhada mitológica greco-céltica, mas por acaso o produto até está bem conseguido. Escrito com o rigor de quem parece estar bem familiarizado com a cultura da Antiguidade clássica, e também com a céltica, oferece ao leitor um bom mergulho numa atmosfera de Mito e História, História e Mito, num vai e vem entre estas duas vivências que a qualquer momento puxa o tapete por baixo dos pés e atira para uma nova realidade, à qual é preciso adaptar-se de imediato.
Neste primeiro volume, a maior parte da acção - e da contemplação... - situa-se cronologicamente por volta do século III a.c., mais concretamente aquando da grande incursão céltica pela Grécia adentro, lendariamente conduzida por Brennos, que culminou, simbolicamente, no saque do santuário apolíneo de Delfos, saque este que, segundo as fontes gregas, acabou por despertar a ira de Apolo, para desgraça dos invasores. Geograficamente falando, o palco divide-se entre o extremo norte escandinavo-lapónico, a enevoada e fantasmagórica Albion e a ensolarada Hélada, mas a maior parte das personagens é céltica, ainda que algumas das principais o não sejam. O ligeiro e quase apatetado sabor a multiculturalismo praticamente se desvanece diante da forte presença da etnicidade céltica.
Uma boa leitura para qualquer apreciador de boa ficção e da mais autêntica cultura europeia, leitura que é especialmente, mas não exclusivamente, indicada para a época do Natal e das Noites, em que a terra está cada vez mais tempo coberta pelo céu lúgubre, seja de estrelas ou de névoa, e a chuva mais facilmente traz com o vento os ecos das vozes dos milenares fantasmas da Europa antiga. Vivam as álgidas temperaturas, as nuvens pesadas e o céu cor de ferro cheio de espectros, fodam-se para sempre os amantes de areias escaldantes, de calções, de chinelos, de palmeiras e de esplanadas que só estão bem com o Sol a tostar-lhes o coiro.
6 Comments:
já estás grandinho pra continuar lendo essas merdas..
Enfermeiro que mudou de sexo fez parte do Oriente Lusitano
Polémica na maçonaria por causa de transexual
A ligação de Ema Alves, 37 anos, ao Grande Oriente Lusitano (GOL), uma organização composta por homens, ou irmãos, cujos membros partilham valores como a liberdade, igualdade e fraternidade, está a causar polémica na Figueira da Foz.
Tudo porque Emanuel Alves, o enfermeiro da Naval e do Hospital da Figueira da Foz que mudou de sexo e responde agora por Ema, foi um maçom activo.
Ema terá suspendido a ligação ao GOL antes de se assumir como transexual. "Não confirmo nem desminto [ligação ao GOL]", disse ontem Ema ao CM. "A maçonaria é uma das ordens mais progressistas, contribuindo sempre para o desenvolvimento e história da humanidade. Será que pararam no tempo? Não vejo o mal de mulheres e homens pertencerem à mesma organização", concluiu.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/polemica-na-maconaria-por-causa-de-transexual
LOL
MAÇONARIA DE MERDA!
Testemunha-chave do processo Casa Pia diz que “rede internacional de pedofilia” está ativa em Portugal
http://horabsurda.net/blog/2010/11/22/testemunha-chave-do-processo-casa-pia-diz-que-rede-internacional-de-pedofilia-esta-ativa-em-portugal-%C2%A0msn-noticias-toda-a-informacao-aqui-no-msn-powered-by-lusa/
Testemunha-chave do processo Casa Pia diz que “rede internacional de pedofilia” está ativa em Portugal
pois, abusar de crianças é legal, o mauzinho é ser um questionador nazi..hehe
«já estás grandinho pra continuar lendo essas merdas..»
Sabes lá tu o que é ser grandinho.
Além de que uma crítica dessas só mostra que não percebeste peva do que leste.
e inclusive muitas são vadias que vem pros tropicos tipo se da asia e cia fazer sexo exotico..
Enviar um comentário
<< Home