domingo, julho 18, 2010

VARDAVAR 2010

No passado dia 11 do corrente, teve lugar na Arménia a magna celebração do Vardavar, espécie de «festival da água», muito popular no país. Tem raízes pagãs mas foi fortemente cristianizado.
Sucede entretanto que há quem esteja a renová-lo na sua verdadeira identidade, a pagã - assim, a Ordem Ariana da Arménia (OOA) e a União dos Nacionalistas Arménios organiza anualmente, desde há alguns anos, junto ao templo de Zvartnots, uma versão pagã do Vardavar, que é afinal uma festividade em honra de Astghik, Deusa do Amor.
Na cerimónia participou um sacerdote e um candidato a sacerdote.
O ritual começa por um cântico de glorificação ao Vardavar, ostentando uma espada santificada pelo fogo ritual e pela água ritual. Segue-se um cântico em honra dos Deuses Arménios e do criador do mundo, e, em especial, de Astghik. O sacerdote máximo explicou depois a essência do Vardavar, enquanto o líder da OOA, Armen Avetisyan, leu uma mensagem ao Céu e aos Deuses Arménios para que retornem ao nosso Mundo.

61 Comments:

Anonymous Anónimo said...

PARECEM TURCOS..LOL!!

19 de julho de 2010 às 00:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ainda insistes nesta estupidez de paganismo, esta merda não passa de apedeutismo, ignorância,superstição, idiotice e boçalidade. Um bando de afeminados e mulheres mal amadas se curvando perante estátuas de pedra
que não tem poder para nada.Pobres
tolos.

19 de julho de 2010 às 01:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«PARECEM TURCOS»

Errado. Os Turcos é que se parecem com eles. A maioria da população turca é do tipo dito «armenóide».

19 de julho de 2010 às 02:47:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Ainda insistes nesta estupidez de paganismo,»

Guinchas, estrebuchas e aguentas, brasuca ajoelhado diante do Judeu Morto. É sempre bom sinal quando o pessoal como tu fica irritado: ter contra si opiniões de merda, iletradas e cheias de rancor beato, ou ateu, de qualquer modo medíocres e rasteirinhas como as tuas, é sempre uma boa confirmação de que se tem razão.



«esta merda não passa de apedeutismo, ignorância,superstição, idiotice e boçalidade»

Não, a tua opinião é que é apedeuta, idiota, boçal e imbecilmente beata. O retorno dos cultos politeístas nacionais é, pelo contrário, baseado na Lealdade, na Justiça transmilenar, no conhecimento, na clareza de espírito e na lógica.


«Um bando de afeminados»

Não é «af», é «Ef» - para quem pretende fazer juízos de valor sobre o intelecto alheio, escrever mal é um tiro nos pés.

De resto, «afeminados» dizes tu - mas pelo menos aqui não podes dizer que há pedofilia endémica, como na tua querida Igreja.

«e mulheres mal amadas»

Agora dá-lhe para tecer comentários sobre a vida privada alheia... ó brasuca, preocupa-te com a TUA mulher mal amada (isto é, se ainda/já a tiveres, ou ela não te tiver já encornado) e deixa lá as dos outros. :)


«se curvando perante»

Não, brasuca - TU é que te curvas perante o teu Judeu Morto, aliás, não só te curvas como até te ajoelhas. Nos Paganismos europeus, pelo contrário, os cultuantes não se curvam perante os Deuses, em vez disso saúdam-Nos frente a frente, de pé, serenamente, sem se rebaixarem, em vez disso permanecendo direitos e mirando o céu.


«estátuas de pedra
que não tem poder para nada»

Não têm menos poder do que as estátuas de pedra a representar os teus santos e o teu senhor carpinteiro, e os crucifixos de madeira, sobre os quais babas ladainhas.

19 de julho de 2010 às 03:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Errado. Os Turcos é que se parecem com eles. A maioria da população turca é do tipo dito «armenóide».

POIS, DUVIDO QUE OS ARMENOIDS ORIGINAIS FOSSEM ISSO DAI..LOL!!

19 de julho de 2010 às 04:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Presidente quer Angola a pagar as dívidas às pequenas empresas
Diário de Notícias - Lisboa - ‎há 1 hora‎
Vistos são outro dos assuntos que vão ocupar hoje Cavaco Silva eo seu homólogo José Eduardo dos Santos. Sensibilizar as entidades angolanas para o pagamento das dívidas em atraso às empresas portuguesas é um dos grandes objectivos do Presidente da ...
Cavaco promete avanços na cidadania lusófona Jornal de Notícias
Cavaco inicia visita de cinco dias a Angola TVI24
África 21 Digital - LUSA - Público.pt - Rádio Renascença
todos os 100 artigos »Enviar por e-mail

19 de julho de 2010 às 04:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Filho de Cristiano Ronaldo seria fruto de uma noite com garçonete
Terra Brasil - ‎há 3 horas‎
Ao contrário do que se acreditava, que o filho de Cristiano Ronaldo, de pouco mais de um mês, teria nascido de uma barriga de aluguel, a criança teria mesmo é vindo ao mundo por conta de uma 'noite e nada mais' com uma garçonete norte-americana. ...
Mãe do filho de Cristiano Ronaldo é uma garçonete nos EUA JC OnLine
Cristiano Ronaldo pagou para manter filho no anonimato TNonline
ExpressoMT - Correio da Bahia - R7 - Contigo!
todos os 30 artigos »Enviar por e-mail

19 de julho de 2010 às 04:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1621236

Cavaco promete avanços na cidadania lusófona

19 de julho de 2010 às 04:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Extradição // PF prende português no Recife
Diário de Pernambuco - ‎há 11 minutos‎
Um português procurado pela Interpol por cometer crime de fraude bancária na Europa foi preso pela Polícia Federal no bairro da Macaxeira, no Recife. Ao ser preso, Júlio César Vieira de Freitas, 45 anos, natural de Alcoentre/Azambuja, Portugal, ...
Polícia Federal prende em Recife português procurado pela Interpol O Globo
PF prende no Recife português procurado pela Interpol por fraude ... JC OnLine
Terra Brasil - Pernambuco.com
todos os 9 artigos »Enviar por e-mail

19 de julho de 2010 às 04:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2010/07/18/pf-prende-no-recife-portugues-procurado-pela-interpol-por-fraude-bancaria-229067.php

http://nt0.ggpht.com/news/tbn/vD3X4u7UkEYVzM/0.jpg

19 de julho de 2010 às 04:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

caturo
não postas nada sobre o que aconteceu no reino unido?

19 de julho de 2010 às 04:15:00 WEST  
Blogger Thor said...

e, sinceramente, os da imagem parecem mesmo turcos...ou até pior do que isso.
parecem àrabes.

19 de julho de 2010 às 08:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas ainda assim os pagãos não devem ser realmente estúpidos como outros religiosos (e até não-religiosos) por aí que se acham donos da verdade e tentam impor suas alucinações pela força e até pela covardia.

Curvar-se diante de pedras pode até ser um ritual sem fundamentos.
Mas rituais desse tipo podem ser importantes para, no mínimo, seus seguidores reconhecerem e fortalecerem sua identidade e cultura, fazendo com que eles possam resistir às supostas "verdades superiores" vinda de outras culturas e identidades invasoras.

Esses tantos deuses e deusas das religiões pagãs européias podem até ser seres lendários e imaginários.
Mas são, no mínimo, as representaçoes divinas dos elementos da Natureza (como a água, o Sol, o céu) e das características humanas (como o amor, a guerra, a sabedoria), ou seja, a base que move o mundo.

O paganismo pode até ter sido enganado e quase extinto pelas ideias do cristianismo. Mas ele não morreu. O islamismo agora pode tentar acabar com o paganismo, mas espero que os pagãos tenham aprendido a lição, e não se deixem levar pelo veneno dessas religioes abraâmicas.

Se forem só essas as tais ignorância, superstição, idiotice e boçalidade, eu espero mais que o paganismo se fortaleça, continue a se expandir pela Europa, lute contra as religiões invasoras e acabe com as doenças trazidas por essas crenças que condenam até seus próprios seguidores ao inferno.

Almd

19 de julho de 2010 às 08:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo:
"Georgians are among of one of the most beautiful peoples of the world, who have a long sense of superiority. Most Georgians are taller than average European, hazel eyed for the most case, however about thirty percent are blond and have blue eyes (Land, David). This is according to David Land, British professor of anthropology and Johann Friedrich Blumenbach wrote: Caucasian variety - I have taken the name of this variety from Mount Caucasus, both because its neighborhood, and especially its southern slope, produces the most beautiful race of men, I mean the Georgian; and because all physiological reasons converge to this, that in that region, if anywhere, it seems we ought with the greatest probability to place the autochthones (birth place) of mankind. Note, that English language uses the word Caucasian to refer the European race.
Another example would be the ancient Persian word for Georgians, which is Gurg or Gorg, a Proto-Aryan (meaning Indo-European) word, meaning Beautiful. This, in fact, can be found in English gorgeous.
As for Shalikashvili, he is 100% Georgian from Kakheti and he is proud of Georgians roots."

Já que se fala de povos Caucasianos.

19 de julho de 2010 às 10:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Houve duas camadas invasoras de Turcos em contacto com a Europa:
a primeira,vinda do actual Cazaquistão,com os chamados Seljúcidas,no século X.Tiram o seu nome de um importante líder tribal,Seljuk.
Estes eram essencialmente mongolídeos,com língua Altaica,e foi com eles que os Europeus se defrontaram,nas Cruzadas,iniciadas em 1096.Infligiram pesada derrota ao exército Bizantino em Manzikert,Arménia,em 1071.Acabariam por ser suplantados pelos Egípcios (Mamelucos),e mais tarde pelos seus parentes Otomanos,desaparecendo da História.
A segunda vaga,os chamados Otomanos,um numeroso agrupamento tribal do Uzbequistão,falante do dialeto Osmali,igualmente Altaico,chegaram no século XIII,fugidos à invasão Mongol.Misturaram-se com Indo-Afegãos,demoraram-se algum tempo pela Pérsia e entraram em confronto com os Bizantinos,o que acabaria por levar à queda de Constantinopla e ao fim da Idade Média.Esta população era já semi-europóide,tornando-se essencialmente europóide após a sua fixação na Anatólia,onde estão até hoje.

19 de julho de 2010 às 10:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

As populações do Cáucaso estão entre os mais belos povos de raça branca à face da Terra,vidé os Arménios e os Georgianos.
Os primeiros são fundamentalmente de tez morena,enquanto entre os segundos se encontra muita gente de pele muito branca e olhos claros,sendo no entanto,muito raros os cabelos loiros.

19 de julho de 2010 às 10:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.fanpix.net/picture-gallery/048/1113048-katie-melua-picture.htm

Alguns exemplos.
Katie Melua - Georgiana.

19 de julho de 2010 às 11:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Alguns exemplos do fenótipo Armenóide/Caucásico:

Dave Vanian-músico inglês
http://wpcontent.answers.com/wikipedia/commons/thumb/1/15/Damned-dave-vanian2.png/200px-Damned-dave-vanian2.png

19 de julho de 2010 às 11:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.babble.com/CS/blogs/famecrawler/2008/08/23-End/cher.jpg

Cherylin Sarkissian "Cher"- Cantora Americana

19 de julho de 2010 às 11:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://1.bp.blogspot.com/_6ARSpiCrPng/Sp_MRL3bpcI/AAAAAAAABdQ/-egy1D6vlvc/s400/CharlesAznavour.jpg


Charles Aznavour -Aznavourian-
Cantor Francês

19 de julho de 2010 às 11:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://nimg.sulekha.com/others/thumbnailfull/eduard-shevardnadze-2009-5-12-8-21-5.jpg

Eduard Shevardnadze -Político Georgiano,ex-presidente desse país

19 de julho de 2010 às 11:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://4.bp.blogspot.com/_mdxJXcDj7k8/SWpa-o7pufI/AAAAAAAAANc/UT4EI_XiTXw/s400/Calouste+Gulbenkian+-+Wikimedia.jpg

Este quase nem precisa de apresentação,pois é sobejamente conhecido dos Portugueses.Foi um grande benemérito,filantropo e um amigo dedicado de Portugal.

19 de julho de 2010 às 11:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://1.bp.blogspot.com/_nk-BbYWyXuQ/SapKXzzlrkI/AAAAAAAAGFQ/M5AZUKfGmwY/s400/1978_setimo_stepan.jpg


Stepan Nercessian - Actor Brasileiro

19 de julho de 2010 às 11:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://2.bp.blogspot.com/_-X1QGWoG1hk/ShLzkpdTqhI/AAAAAAAAAnM/QorJ_jbDzDo/s320/Aracy%2520Balabanian-foto1.jpg


Aracy Balabanian - Actriz Brasileira

19 de julho de 2010 às 11:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.everymancinema.com/UserFiles/Image/Atom.jpg


Atom Egoyan - Realizador Canadiano

19 de julho de 2010 às 11:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fb/General_John_Shalikashvili_military_portrait,_1993.JPEG

John Shalikashvili - Militar Norte-Americano

19 de julho de 2010 às 11:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://rt.com/s/obj/gallery/sofiko-big.jpg

Sophie Shevardnadze - Jornalista Georgiana

19 de julho de 2010 às 11:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.menqhayenq.am/images/candidates_2/21251255954639.jpg


Artem Mykoian- Designer de Aeronáutica Militar da antiga U.R.S.S. e pai dos "Mig´s".
Natural da Arménia.

19 de julho de 2010 às 11:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.jdemirdjian.com/images/Zildjian.jpg


Armand Zildjian - Qual o baterista que não conhece este apelido?Ou há de estar este ou Sabian nos pratos da sua bateria.Família Arménia fugida de Istambul para os E.U.A.,onde deu início a uma florescente indústria de produção de acessórios para baterias.

19 de julho de 2010 às 11:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www4.pictures.zimbio.com/gi/Classic+Rock+Roll+Honour+Winners+Boards+5nXlkftLZVZl.jpg

Mike Sabian - Herdeiro do império dos pratos Sabian.

19 de julho de 2010 às 12:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://filmonic.com/wp-content/uploads/2007/12/andy-serkis-at-the-alfs.jpg


Andrew Serkisian - Actor Inglês,o famoso Gollum.

19 de julho de 2010 às 12:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://fashionstreet.ru/brand/alainmanoukian/2006/alain-manoukian_portrait.jpg


Alain Manoukian - Estilista Francês.

19 de julho de 2010 às 12:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/79/Alain_Prost,_2009_(cropped).png


Alain Karatchian,conhecido pelo mundo como Alain Prost,ex-piloto Francês de Fórmula 1.

19 de julho de 2010 às 12:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

turcos ,armenios etc ....brancos é que não são!

19 de julho de 2010 às 15:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

acabariam por ser suplantados pelos Egípcios (Mamelucos),
...................................
tutankamon tinha era 99,6% de genes europeus ,pontanto os egipcios eram brancos!

19 de julho de 2010 às 15:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

porque não poe ai os caras do system of dow ,que represetam melhor o grosso da populaçao armenia ?
hehehehehe

19 de julho de 2010 às 15:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"PARECEM TURCOS..LOL!!"

Então os dois da esquerda são tão escuros que até parecem monhés ou pakis. À sua beira, até os alentejanos são brancos/europeus...

19 de julho de 2010 às 15:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

e não se deixem levar pelo veneno dessas religioes abraâmicas.


religiões abramicas, o caralho!

19 de julho de 2010 às 16:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«As populações do Cáucaso estão entre os mais belos povos de raça branca à face da Terra,»


lol

19 de julho de 2010 às 16:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Dave Vanian»

yack!

19 de julho de 2010 às 16:48:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, o mal está nas abraâmicas, sobretudo as duas universalistas, sobretudo a mais intolerante dessas duas...

19 de julho de 2010 às 18:37:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«turcos ,armenios etc ....brancos é que não são!»

São sim. São caucasóides. E os Arménios, além de caucasóides, também são arianos.

19 de julho de 2010 às 18:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"PARECEM TURCOS..LOL!!"

Então os dois da esquerda são tão escuros que até parecem monhés ou pakis. À sua beira, até os alentejanos são brancos/europeus...


Irra...
Estes não parecem ignorantes a nível de Antropologia:o problema é que SÃO.
Não há pachorra para estes aspirantes-a-nordicistas-da-treta,por isso só vos digo uma coisa:vão se esconder!...

19 de julho de 2010 às 19:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«turcos ,armenios etc ....brancos é que não são!»

"São sim. São caucasóides. E os Arménios, além de caucasóides, também são arianos."


Com efeito.Aliás,aos Arménios teremos forçosamente que juntar os outros Caucásicos,como os Georgianos e outros(Circassianos,por exemplo).
Todos eles representam o padrão Caucásico-Armenóide,com uma ou outra variação.
No caso dos Circassianos,encontramos alguns quase-teutónicos,inclusivé.

19 de julho de 2010 às 19:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse...
Sim, o mal está nas abraâmicas, sobretudo as duas universalistas, sobretudo a mais intolerante dessas duas...

19 de Julho de 2010 18h37min00s WEST

o islão é uma porcaria.

19 de julho de 2010 às 19:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Zoroastrismo é uma religião monoteísta fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra.

Dois princípios fundamentais regem o sistema de crenças desta religião: a existência de Deus e do Diabo e a volta do Paraíso à Terra. Os livros sagrados do Zoroastrismo são:

o Avesta, o livro sagrado das orações, dos hinos, dos rituais, das instruções, da prática e da lei;

o Gathas, que são hinos atribuídos a Zaratustra;

o Pahlavi, que consiste na literatura Zaratustrista.

Ahura Mazda é a deidade suprema, criador de todas as coisas boas, enquanto Ahriman é o princípio destrutivo que rege a ganância, a fúria e as trevas; a bondade irá triunfar; os mortos ressuscitarão. A origem do Zoroastrismo é remontada ao século VI a. C., tendo sido fundada pelo profeta persa Zaratustra, um reformador do masdeísmo ou mazdeísmo, antiga religião da Média. A doutrina de Zaratustra foi transmitida oralmente e recolhida nos gathas, os cânticos do Avesta, conjunto de livros sagrados da religião.

19 de julho de 2010 às 19:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

a mumia do tutankamon:

http://www.amar-ela.com/wp-content/uploads/2007/Tutankamon.jpg

19 de julho de 2010 às 19:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

atenção


o caps lock anda a postar com caps lock e SEM caps lock...

19 de julho de 2010 às 19:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

*NIGGERS

20 de julho de 2010 às 00:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://entretenimento.br.msn.com/famosos/noticias-artigo.aspx?cp-documentid=24919826

MINORIA BRANCA DE SALVADOR INVEJADA PELA MACACADA DE LA..!!

VODU = MACUMBA = COISA DE NIGGER DE SALVADOR..!!

20 de julho de 2010 às 00:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
atenção


o caps lock anda a postar com caps lock e SEM caps lock...

19 de Julho de 2010 19h49min00s WEST

neste topico eu só escrevi em caps; excepto neste e no anterior - tem muito questionador aí que não sou eu e sim tugas - pode prestar atenção até na pontuação diferente deles!

20 de julho de 2010 às 00:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.amar-ela.com/wp-content/uploads/2007/Tutankamon.jpg

a pele ta escura por que ja necrosou, mas os traços são claramente caucasianos; nada possuem sequer de negroidizados, dirá negroides...

20 de julho de 2010 às 00:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
http://entretenimento.br.msn.com/famosos/noticias-artigo.aspx?cp-documentid=24919826

cantora branca de salvador pertencente a minoria branca de la ameaçada por ter um filho de olhos azuis invejados!ja não bastasse o sofrimento da criança com meningite levada por niggers das favelas de salvador; ela deveria mandar essa criança pra morar em outro país por causa do olho gordo da niggerada; mas claro, ela babou tanto o ovo da niggerada nos seus clipes a la ivete sangalo e daniela mercury que agora ja recebe os agradecimentos por isso!é uma intra-trojan a la elvis presley levando o troco por babar demais a escoria em suas obras..jeje!

20 de julho de 2010 às 00:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

os dois do lado até podiam se passar por sul-italianos, agora o do meio parece turco mesmo!

20 de julho de 2010 às 01:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

está bem oh brasileiros nós não queremos saber o que se passa por aí fodasse


Avé Portugal

20 de julho de 2010 às 02:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

>está bem oh brasileiros nós não queremos saber o que se passa por aí fodasse

Mais ou menos... certas "tendências" e reacções políticas são internacionais e convém ir ficando informado dos problemas, mesmo que sejam diferentes.

20 de julho de 2010 às 13:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mais ou menos... certas "tendências" e reacções políticas são internacionais e convém ir ficando informado dos problemas, mesmo que sejam diferentes.

pois, ele acha que portugal está isolado no mundo branco e ocidental!lol - não percebe que a inveja anti-branca e o ataque a brancos está por todo o mundo pelo lixo simiesco de sempre; seja no se da africa, seja em detroit, seja em chicago, seja na ny ex-branca pos-invasão, seja no se da australia, seja no cone sul, seja no canadá, seja em los angeles, etc, etc...

20 de julho de 2010 às 17:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sobre o Zoroastrismo, alguns dos mais influentes estudiosos discordam que seja monoteísta. Um exemplo é a famosa pesquisadora Mary Boyce, que sustenta que desde o início os zoroastras reconheciam múltiplas divindades. Leia o seguinte artigo que traz excelente explicação sobre Zoroastrismo, Mary Boyce, politeísmo, etc:

- http://egregores.blogspot.com/2009/11/in-honor-of-freddie-mercury-we-are.html

Na página 157 do livro "Zoroastrians: their religious beliefs and practices", Mary Boyce diz que o Zoroastrismo passou por uma "monoteização" para agradar aos islâmicos que invadiram a Pérsia:
"In both communities the word 'fereshte' or 'angel' is commonly substituted for 'yazad', the result no doubt of trying to counter Muslim accusations of polytheism. Both communities too have abandoned the simple term 'mog' for a priest, and call any priest in minor orders - qualified, that is, to perform the basic religious ceremonies - a 'herbad' (Parsi 'ervad')."

20 de julho de 2010 às 21:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

pensando bem ja cheguei a uma conclusão; os 3 parecem mais é com iraquianos..jeje!

21 de julho de 2010 às 00:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sobre o Zoroastrismo, alguns dos mais influentes estudiosos discordam que seja monoteísta. Um exemplo é a famosa pesquisadora Mary Boyce, que sustenta que desde o início os zoroastras reconheciam múltiplas divindades. Leia o seguinte artigo que traz excelente explicação sobre Zoroastrismo, Mary Boyce, politeísmo, etc:

pois é uma transição entre o politeismo e o monoteismo; justamente o elo perdido - o link entre os dois ramos; o deus-fogo que no egito virou o deus-sol central após a exportação pro oeste!

21 de julho de 2010 às 00:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Na página 157 do livro "Zoroastrians: their religious beliefs and practices", Mary Boyce diz que o Zoroastrismo passou por uma "monoteização" para agradar aos islâmicos que invadiram a Pérsia:
"In both communities the word 'fereshte' or 'angel' is commonly substituted for 'yazad', the result no doubt of trying to counter Muslim accusations of polytheism. Both communities too have abandoned the simple term 'mog' for a priest, and call any priest in minor orders - qualified, that is, to perform the basic religious ceremonies - a 'herbad' (Parsi 'ervad')."

mera teoria; quem ve aquelas inscrições em pedra muito antes de jesus ja nota que o cristianixo se baseou na figura daquele cara alado oposto de arimã(mazdaismo?); e os judeus ja pegaram um plagio de um plagio, ou seja, ja pegaram do deus-sol egito que ja tinha vindo do deus-fogo e disco solar da persia!

21 de julho de 2010 às 00:49:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home