sábado, junho 19, 2010

EVENTO - «POR TERRAS DO ENDOVÉLICO»

O Município de Alandroal, no Alentejo, leva a cabo, entre 19 e 27 de Junho, a iniciativa “Por Terras do Endovélico, tendo por base o importante legado histórico e arqueológico existente no Região, sobre este Deus dos Lusitanos com importante culto na região durante a época romana.
Eventos culturais, desportivos e de lazer, como música celta e cinema, palestras sobre a temática e ainda uma mostra gastronómica destacando algumas receitas e ingredientes da época, serão alguns dos atractivos desta iniciativa, à qual se juntam ainda, descontos no alojamento nas unidades hoteleiras aderentes, possibilitando a todos os visitantes pernoitarem neste Concelho “plantado” à beira do Alqueva e assim, desvendarem os ultimos segredos que o Alandroal tem ainda por revelar...
Durante nove dias consecutivos, vai ser possível realizar percursos pedestres de visita aos locais que pretendem mostrar um pouco da rota da antiga peregrinação pré-clássica, acompanhar o trabalho dos arqueólogos que estudam esta divindade, permitindo desta forma apreciar locais de rara beleza paisagística e de relevante interesse histórico como são a Rocha da Mina e o Santuário de São Miguel da Mota.
Visite o Concelho de Alandroal e desvende o último segredo do Alentejo!

Já foi um dos grandes santuários da Ibéria, antes até da era cristã. A câmara quer agora lançar uma marca em torno do Endovélico e recriar épocas milenares através de um miradouro virtual.
"Por Terras do Endovélico" é o programa turístico que a câmara do Alandroal, no Alentejo, vai lançar de 19 a 27 de Junho. Tendo como temática o legado histórico da região em torno do Endovélico, deus celebrado pelos povos que passaram na região antes da era cristã, este programa inclui desde mostras gastronómicas com receitas da época, música, cinema, eventos culturais e desportivos até percursos pedestres pelas rotas da antiga peregrinação.
"O culto do Endovélico é provavelmente o nosso maior factor de diferenciação, o que nos pode distinguir de outras regiões. O Alandroal era a Fátima do período romano em toda a Península Ibérica. Mostrar as terras do Endovélico é um excelente pretexto para chamar turistas cá", salienta João Grilo, presidente da Câmara do Alandroal.
O novo Plano de Desenvolvimento Turístico que está a ser finalizado pela câmara do Alandroal já assenta nesta tónica. "Acreditamos que o ex-libris do turismo no concelho seja o culto endovélico, que já teve no monte de São Miguel da Mota um santuário importantíssimo, mas de que hoje não há vestígios", refere o autarca.
Criar um miradouro virtual em São Miguel da Mota é um dos projectos do presidente da câmara do Alandroal, que neste sentido está a desenvolver contactos com a YDreams, entre outras empresas tecnológicas. "O santuário desapareceu, e não fazia sentido uma reconstituição física no local. A comunidade científica é avessa a isso, e nós partilhamos essa posição", adianta João Grilo.
Reconstituição virtual?
"O facto do local não ter qualquer vestígio do culto endovélico podia ser uma frustração para os visitantes. Mas existem soluções tecnológicas que permitem a reconstituição virtual das várias épocas, desde a ocupação pré-romana, sem que o território fique marcado por uma intervenção", frisa ainda o presidente da câmara do Alandroal.
Um miradouro virtual é a solução "que se afigura mais lógica em respeito pelo visitante e no nosso próprio interesse, que é o de transformar um legado histórico num produto turístico". O sistema assenta num visor a instalar no local, com a reconstituição das diferentes épocas a sobrepor-se à imagem real. Construir em São Miguel da Mota um Centro Interpretativo dedicado ao Endovélico é outro projecto acarinhado pela câmara do Alandroal.
João Grilo quer ainda criar uma casa-museu no Alandroal, para mostrar a riqueza dos achados arqueológicos que têm sido postos a descoberto na região em torno do deus Endovélico, e que datam desde o séc. I. E defende que este museu deverá funcionar em estreita ligação com o miradouro virtual, que gostaria de ver no terreno já em 2011.
"Os turistas poderão depois visitar os locais de culto através de percursos pedestres ou estudar o campo arqueológico onde estão a ser feitos os achados", propõe o autarca.

(Clicar aqui para aceder à fonte e a uma sequência de imagens relativas ao aspecto cultural e religioso do local.)

32 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«Qualquer idade é boa para aprender. Muito do que sei aprendi-o já na idade madura e hoje, com 86 anos, continuo a aprender com o mesmo apetite.» José Saramago, "Diário de Notícias, 2009"

19 de junho de 2010 às 15:15:00 WEST  
Anonymous Winter Lady said...

E se é possível se apropriar de tão poderosas palavras... faço de Pessoa, mais precisamente o seu heterónimo Álvaro de Campos, as minhas palavras.Isto para demonstrar a influência da lírica de Whitman no jovem Fernando. Estou a ler "Folhas de Relva", o texto integral da mais importante obra do poeta americano, mas também o poeta do Eu, da vida,da guerra, dos amores... o poeta místico... Whitman é o poeta eterno, que fala e te toca... cria um Universo onde é possível viver, não sem tormento, todos os sentimentos do homem...

"Não posso ler os teus versos a fio... Há ali sentir demais (...)
E cheira-me a suor, a óleos, a actividade humana e mecânica.
Nos teus versos, a certa altura não sei se leio ou se vivo,
Não sei se o meu lugar real é o mundo ou nos teus versos,
Não sei se estou aqui, de pé sobre a terra natural."

Álvaro de Campos "Saudação a Walt Whitman"

19 de junho de 2010 às 15:33:00 WEST  
Anonymous Winter Lady said...

Delicate Cluster
by: Walt Whitman (1819-1892)




Delicate cluster! flag of teeming life!
Covering all my lands--all my seashores lining!
Flag of death! (how I watch'd you through the smoke of battle pressing!
How I heard you flap and rustle, cloth defiant!)
Flag cerulean--sunny flag, with the orbs of night dappled!
Ah my silvery beauty--ah my woolly white and crimson!
Ah to sing the song of you, my matron mighty!
My sacred one, my mother.


Poema escrito em plena Guerra Civil Americana,circa 1863.

19 de junho de 2010 às 16:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«É mais fácil mobilizar os homens para a guerra que para a paz. Ao longo da história, a Humanidade sempre foi levada a considerar a guerra como o meio mais eficaz de resolução de conflitos, e sempre os que governaram se serviram dos breves intervalos de paz para a preparação das guerras futuras. Mas foi sempre em nome ...da paz que todas as guerras foram declaradas.» José Saramago, "Diário de Notícias, 2009"

19 de junho de 2010 às 16:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"The greater the decrease in the social significance of an art form, the sharper the distinction between criticism and enjoyment by the public. The conventional is uncritically enjoyed, and the truly new is criticized with aversion."
Walter Benjamin

19 de junho de 2010 às 17:19:00 WEST  
Anonymous Silvia Santos said...

O que é que te parece esta polémica relativa ao facto de Angelina Jolie ser branca demais para desempenhar o papel de Cleopatra?
http://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-1287505/Race-row-erupts-casting-Angelina-Jolie-Cleopatra.html

http://www.essence.com/entertainment/hot_topics/commentary_angelina_jolie_to_play_cleopa.php

19 de junho de 2010 às 17:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Fanatismo racial afro-americano misturado com ignorância e imbecilidade. Nem é provável que os antigos Egípcios fossem negros, nem é provável que Cleópatra fosse negra, visto que, tendo origem helénica, dificilmente deixaria de ser caucasóide europeia... e o nariz bonito que a tornou famosa dificilmente seria largo e achatado...

19 de junho de 2010 às 18:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Jihadwatch:

Making more Muslim American citizens, cheap. And the way Turkey is going, it is increasingly unlikely that the children born in New York via this method will grow up to be ardent secularists. "New York hotel pioneers birth tourism," from Breaking Travel News, June 10 (thanks to Logans Warning):



A New York hotel is staking its claim to have invented a new hospitality niche -
birth tourism. The Marmara Manhattan offers "an exclusive package for new mothers that wish to give birth in the USA", with the additional bonus of the newborn child gaining US citizenship.

The hotel, which is part of the Turkish hospitality chain, exploits the 14th amendment to the US constitution, which states that all children born on American soil "are citizens of the United States and of the state wherein they reside".

The Marmara Manhattan, which is located in New York's Upper East Side, told The Times: "What we offer is simply a one-bedroom suite accommodation for $5,100, plus taxes, for a month, with airport transfer, baby cradle and a gift set for the mother." There are also medical fees of about £20,500.

However the price is a cheap and easy one to pay for US citizenship. Many will eventually use the newborn - known as an "anchor baby" - as a stepping stone for the immigration of extended family.

The hotel has so far sold 15 of the packages.

According to the US Citizenship and Immigration Services, the practice is entirely legal as long as the women can pay their medical bills.

However there are noises being made in Washington to close the loophole.

Gary Miller, a Republican congressman, told The Times: "They come to this country and have babies. The children are citizens. The children are eligible to go to school.

They receive food stamps and social programmes. The American taxpayers
are paying for it....

19 de junho de 2010 às 20:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

TODAS AS PROVAS CIENTIFICAS APONTAM PARA UMA CLEOPATRA CAUCASOIDE; SÓ A AUTO-ENGANAÇÃO AFRO-MERDISTA QUE TENDE A TRANSFORMAR SEUS DOGMAS PSEUDO-CIENTIFICOS EM PSEUDO-REALIDADE ALTERNATIVA..LOL!!

COMO NÃO POSSUEM NADA QUE PRESTE PRA SE ORGULHAREM JA QUEREM NOS ASSALTAR ATÉ NISSO - AINDA ACHAM POUCO OS SUBSIDIOS..LOL!!

19 de junho de 2010 às 20:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mais de 10% dos homossexuais brasileiros, maiores de 18 anos, têm o vírus da AIDS. Nos heterossexuais com idade entre 15 e 49 anos o índice chega a 0,8%.

MAIS DE 1 EM 10 X MENOS DE UM EM 100 E MUITOS DESSE 0,8 NA VERDADE SÃO BISEXUAIS QUE REPASSAM AS DISGENIAS VENEREAS GAYS AOS HETEROS OMITINDO A SUA REAL OPÇÃO SEXUAL..!!

20 de junho de 2010 às 06:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

os terroristas da flotilla:



http://www.youtube.com/watch?v=wSYjuDEZw1w&feature=player_embedded

20 de junho de 2010 às 06:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

*DESSES

PS: DEIXAR BEM CLARO QUE NÃO SOU ANTI-GAYS; APENAS ESTOU A FALAR UMA REALIDADE CIENTIFICA INDEPENDENTE DE OPÇÃO SEXUAL..!!

20 de junho de 2010 às 06:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Só há pouco reparei que o capitão da selecção "francesa" também é castanho escuro.

20 de junho de 2010 às 14:41:00 WEST  
Blogger Rio sur Seine said...

A não perder !

Centro de formação da federação francesa onde se vê os internacionais jogando hoje pela a França.

Enriquecimento multi culturalista em todo o seu esplendor.

http://www.youtube.com/watch?v=QCrmuOkF0FE&feature=player_embedded#!

20 de junho de 2010 às 15:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

««Mas foi sempre em nome ...da paz que todas as guerras foram declaradas.» José Saramago, "Diário de Notícias, 2009"»

...Já te calavas com as tretas do comuna Saramago, não?

20 de junho de 2010 às 16:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Como me posso entreter com os segredos das estrelas tendo sempre a morte e a servidão em frente aos meus olhos?

Moctezuma II

20 de junho de 2010 às 19:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

QUEREM MEDIR A INVEJA SIMIESCA DOS MACACVS CONTRA NÓS..??

VEJAM O QUE OS NIGGERS DA COSTA DO MARFIM FIZERAM CONTRA OS CAUCASOIDES DO BOSTIL NO JOGO; ELANO E KAKÁ - APENAS POR APARENTAREM SEREM BRANCOS O QUE OS MERDAS FIZERAM..!!

AQUELE TRUQUE QUE O LIXO USOU CONTRA O KAKÁ É BEM TIPICO DOS NEGROIDES; ELES SE JOGAM CONTRA NÓS E DEPOIS DIZEM QUE FOI RACISMO E NÓS QUE SOMOS PUNIDOS COM OS CARTÕES AMARELOS DO SISTEMA!!

ISSO TUDO JÁ METE NOJO; 45 ANOS DE ESGOTO SIMIESCO..!!

ADM´S E SEPARATISMO TOTAL NOW..!!

20 de junho de 2010 às 21:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E O NEUROTIPO SIMIESCO DELES A QUERER QUEBRAR A PERNA DO OUTRO LÁ..??

VEJA QUE SÓ SABEMOS QUEM SÃO ELES QUANDO CAEM AS MASCARAS SOCIAIS QUE ELES VESTEM AO IMITAR OS BRANCOS SOMENTE POR FORA E O NEUROTIPO REAL DELES JA COMEÇA A APARECER UM POUCO MAIS DE "POUCO" A "POUCO"..!!

20 de junho de 2010 às 21:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

OLHANDO AQUELAS CENAS DO JOGO EU ENTENDO POR QUE HITLER QUERIA DAR UM FIM A TODAS ESSAS MERDAS SIMIESCAS..!!

20 de junho de 2010 às 21:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://es.uefa.com/ml/images/players/ucl/220X220/101610.jpg

FIQUE LONGE DE TIPOS COMO ESSE, POIS ELE SE JOGA CONTRA VC E DEPOIS AINDA DIZ QUE FOI RACISMO E AGREDIDO..!!

E CLARO, VC É QUE É O EURASICO RACISTA E ELE O COITADINHO SIMIESCO QUE PASSA FOME POR QUE SE REPRODUZ MAIS DO QUE PRODUZ..!!

20 de junho de 2010 às 23:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A não perder !

Centro de formação da federação francesa onde se vê os internacionais jogando hoje pela a França.

Enriquecimento multi culturalista em todo o seu esplendor.

http://www.youtube.com/watch?v=QCrmuOkF0FE&feature=player_embedded#!
_________

É a merda do multiculturalismo que se sabe; os pretos e muçulmanos em todas as nações brancas em que entram fodem tudo, seja em França, na Inglaterra, em Portugal ou na Holanda.
Lá em França onde andam os franceses de Charlemagne, e aqui em Portugal onde andam os de D. Afonso Henriques?
Acorda Europa

21 de junho de 2010 às 03:48:00 WEST  
Blogger Rio sur Seine said...

Se gostaram da outra, também vão gostar dessa.

O Frank Ribéry, convertido a religião da paz, de volta de um jogo perdido contra o PSG, conversa com um fã de Marselha

o fã calmamente - vocês abalaram, o jogo a não perder este ano, cuidado para o fim da temporada...

Frank Ribéry - O que é tu queres ? Queres que eu saia para resolver os problemas nos dois ?

Sai do carro, desconversa, e no fim houve-se :

Frank Ribéry - Eu fodo a tu mãe directo, não brinques comigo primo !

http://www.youtube.com/watch?v=mHaj13NvPGQ&feature=player_embedded

Dentro do caro deve ser a família da mulher e o sogro, porque chamam-lhe por o seu nome de muçulmano "Bilal".

21 de junho de 2010 às 07:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Só há pouco reparei que o capitão da selecção "francesa" também é castanho escuro.

O CASTANHO É MEIO ACINZENTADO; ESSE É COR DE COCÔ MESMO..LOL!!

21 de junho de 2010 às 09:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É a merda do multiculturalismo que se sabe; os pretos e muçulmanos em todas as nações brancas em que entram fodem tudo, seja em França, na Inglaterra, em Portugal ou na Holanda.
Lá em França onde andam os franceses de Charlemagne, e aqui em Portugal onde andam os de D. Afonso Henriques?
Acorda Europa

ISSO É UM FENOMENO DE TODOS OS LUGARES HABITADOS POR OCIDENTAIS ETNICOS QUE GERAM OPORTUNIDADES E ATRAEM TODO O TIPO DE MERDA PARASITICA; A DEGENERAÇÃO DO MEIO E DOS GENS ACARRETA NA DECADENCIA E NA PROPRIA EXTINÇÃO DO OCIDENTE ORIGINAL..!!

21 de junho de 2010 às 09:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=QCrmuOkF0FE&feature=player_embedded#!

ONDE TEM NEGROIDE E NEGROIDIZADO SEMPRE TEM MERDA; O PIOR QUE TEM MAIS ALIEN QUE FRANCO..!!A QUE PONTO ISSO CHEGOU..!!A INVASÃO GENOCIDA DEVE ACABAR POR BEM OU POR MAL..!!TUDO POR NOSSOS GENS; TUDO PELO ÁPICE EVOLUTIVO DA GAIA E URANO..!!

21 de junho de 2010 às 10:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«...Já te calavas com as tretas do comuna Saramago, não?»

comuna MAS PORTUGUÊS!

21 de junho de 2010 às 15:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

o abel xavier também se converteu, converteu-se ao culto que genocidou e continua a genocidar milhares de africanos.

21 de junho de 2010 às 15:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«o abel xavier também se converteu, converteu-se ao culto que genocidou e continua a genocidar milhares de africanos.»

O Abel Xavier devia deixar o nosso lindo país e ir viver para a Arábia Saudita!!!...

21 de junho de 2010 às 17:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«...Já te calavas com as tretas do comuna Saramago, não?»

comuna MAS PORTUGUÊS!»

Os traidores não são portugueses. Os traidores não têm pátria.

Que se foda o Saramago.

E que se fodam todos os que o idolatram, não percebo como se pode ser nacionalista e amar um comuna que nos quis vender a Espanha!!!...

21 de junho de 2010 às 17:07:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

Hurrah! Tem um espacinho para um meio-lusitano?

22 de junho de 2010 às 01:31:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

a propósito, eu acabei de ler o excelente "Teofania" de Walter Otto.
eu espero por sua visita (e comentários) em meu blog, afinal, eu lhe perturbo.

22 de junho de 2010 às 01:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Os traidores não são portugueses. Os traidores não têm pátria.

Que se foda o Saramago.

E que se fodam todos os que o idolatram, não percebo como se pode ser nacionalista e amar um comuna que nos quis vender a Espanha!!!..."



quem assinou o tratado de lisboa?
quem anda com a treta da federação ibérica?
acorda!

22 de junho de 2010 às 19:19:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home