sexta-feira, maio 28, 2010

UM PONTO DE VISTA CIENTÍFICO E VERDADEIRAMENTE RACIONAL SOBRE A RELIGIÃO


Excerto de uma entrevista feita pela revista científica «Nature» a David Sloan Wilson, destacado cientista evolucionista:

Nature (N): Também estuda a Religião de uma perspectiva evolucionista. Porque é que a Religião seria adaptativa?

DSWilson (W): As provas empíricas indicam benefícios substanciais ao nível do grupo da maior parte das religiões duradouras.
Estes benefícios incluem a definição do grupo, a coordenação da acção para alcançar objectivos partilhados e para desenvolver mecanismos elaborados que impedem a batota. Os mesmos processos evolucionários que fazem com que os organismos individuais e as colónias de insectos funcionem como unidades adaptativas, fazem também com que os grupos religiosos funcionem como unidades adaptativas.

Os crentes religiosos comparam frequentemente as suas comunidades a um corpo único ou a uma colmeia. Isto não é simplesmente uma metáfora poética mas sim algo que se revela correcto de um ponto de vista evolucionário.

Estamos agora a estabelecer o nosso primeiro relacionamento de consulta com uma congregação religiosa em Binghamton para explorar a sua religião e espiritualidade e para a ajudar a ser mais efectiva como organização [usando ferramentas evolucionárias]. Penso que os benefícios que fornecemos serão tão grandes que iremos depois ser procurados por outras congregações.


N: A sua abordagem irrita os ateístas?

W: Eu irrito os ateístas mais do que qualquer outra categoria, e sou ateu. Uma das coisas que me enfurece a respeito da mais recente colheita de ateístas zangados, tais como Richard Dawkins, é a sua negação dos aspectos benéficos da Religião. O seu alvo não é apenas a questão de não haver provas de Deus. Insistem também em como «a religião envenena tudo», como Christopher Hitchens intitulou o seu livro. Eles ignoram a teoria e a prova científica da «utilidade secular» da Religião, como Émile Durkheim explica, mesmo que se cubram com o manto da ciência e da racionalidade. Alguém precisa de os chamar à razão nesse ponto e esse alguém sou eu.



Na mesma linha de pensamento, já aqui foi dito que por princípio a Religião é melhor do que a irreligião. Eis porquê: ou o Divino existe ou não existe - se existe, então há toda a vantagem em estabelecer com o Divino uma ligação, por meio de rituais, isto é, da Religião; mas, se não existe, então nada há a perder em realizar os mesmíssimos rituais, que servem ao menos para fortalecer o espírito de grupo e para satisfação e tranquilidade do crente...

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A CIENCIA PODE ATÉ PROVAR QUE A RELIGIÃO AJUDA NA CICRATIZAÇÃO E AFINS VIA AUTO-ENGANAÇÃO, MAS JAMAIS CONSEGUIRÁ PROVAR QUE É MELHOR UM CONFORTO FALSO QUE UMA VERDADE DOÍDA..!!

28 de maio de 2010 às 02:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Parece que sempre houve quem queria meter os comunistas de abril e da extrema esquerda na ordem:


António Spínola queria voltar ao poder através de um golpe de Estado e "eliminar fisicamente" os adversários políticos, disse o jornalista Guenter Wallraff, que em 1976 se encontrou com o general na Alemanha, disfarçado de traficante de armas.

"Nas conversas que tive com ele em Dusseldorf, disse-me que precisava de armas para exterminar fisicamente os adversários", garantiu Wallraff em entrevista à Agência Lusa, em Berlim.

Em 1976, o jornalista, já então famoso pelas reportagens "undercover", conseguiu infiltrar-se no MDLP liderado pelo ex-Presidente da República, disfarçado de nacionalista germânico que forneceria armas ao movimento.

Wallraff recordou o episódio que serviu de base ao seu livro "Aufdeckung einer Verschwoerung - die Spínola Aktion" ("A Descoberta de uma conspiração, a acção Spínola", ed. Bertrand, 1976), nas vésperas do 35.º Aniversário do 11 de Março, o golpe que levou o militar do monóculo a fugir do país e a criar o MDLP, uma força clandestina anti-comunista.

"Eu estava a trabalhar numa cooperativa em Portugal, a Estrela Vermelha, e resolvi ir ao Norte, à Póvoa do Varzim, a um local de encontro dos terroristas", contou Wallraff.

O jornalista, hábil a representar, estabeleceu contacto com a organização de Spínola, dizendo que trabalhava para Franz-Josef Strauss, conhecido pelas suas posições conservadoras e líder dos democratas cristãos da Baviera.

Conquistada a confiança dos interlocutores lusos, chegou a ter "encontros secretos" nas montanhas de Portugal com os seus líderes, a quem prometeu armas.

Regressado à Alemanha, em Março de 1976, Wallraff recebeu um telefonema, indicando que o "general Walter", nome de código de Spínola, iria pessoalmente a Dusseldorf falar com ele e com os elementos da sua "organização".

Spínola chegou, "com a gola do sobretudo levantada, e de óculos escuros", e só quando, no hotel onde se reuniram, tirou os óculos e pôs o monóculo que o celebrizou, Wallraff soube quem tinha pela frente.

"Eu nem queria acreditar, era o lendário ex-Presidente da República, o ex-guia da Revolução dos Cravos", disse o jornalista alemão, hoje com 68 anos.

Wallraff recordou ainda que as conversas que tiveram foram "escaldantes", e que Spínola lhe disse que a sua organização já tinha pontos de apoio no Alentejo, e estava prestes a tomar o poder.

O facto de Spínola lhe ter dito que queria armas para exterminar fisicamente os adversários levou depois a que as autoridades suíças, a quem Wallraff entregou provas, o detivessem e extraditasse mais tarde para o Brasil.

Durante algum tempo, Wallraff também evitou ir a Portugal, "porque era perigoso", diz, e mesmo na Alemanha foi alvo da fúria da extrema direita, que lhe incendiou o escritório e destruiu o arquivo.

Mas o escritor e jornalista alemão continua a ter amigos em Portugal, adora Lisboa e revelou à Lusa que em breve irá a Lisboa visitar a filha do falecido cantor José Afonso, de quem foi amigo.

"Tenho recordações muito nostálgicas de Lisboa, e quero voltar para desfrutar do ambiente da cidade", disse Wallraff, lamentando a extinção das cooperativas criadas pela Reforma Agrária no Alentejo.

"Os latifundiários voltaram, é trágico", desabafou o jornalista alemão, que continua a ser uma figura polémica, e a pôr a nu injustiças sociais no seu país.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1515444


São conhecidas as organizações MDLP, ELP e Maria da Fonte de extrema direita que queriam virar o prato da balança em 1976.

28 de maio de 2010 às 09:55:00 WEST  
Blogger Thor said...

o movimento Maria da Fonte não era aquele que queria partir Portugal em dois (fronteira em Rio Maior) e que vandalizava/saqueava todas as sedes do partido comunista na zona Norte???

porreiro!
foi um movimento cinco estrelas...

pena que a divisão não foi em frente, apesar da fronteira ser mais abaixo do que devia.

28 de maio de 2010 às 10:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«A CIENCIA PODE ATÉ PROVAR QUE A RELIGIÃO AJUDA NA CICRATIZAÇÃO E AFINS VIA AUTO-ENGANAÇÃO, MAS JAMAIS CONSEGUIRÁ PROVAR QUE É MELHOR UM CONFORTO FALSO QUE UMA VERDADE DOÍDA..!!»

Pois, mas a Ciência também não prova que a Religião seja um conforto falso.

28 de maio de 2010 às 11:17:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

tem ateus e ateus.
pena que a maioria dos ateus militantes maos se parecem com adolescentes revoltados porque ainda não resolveram sua fixação com a figura paternal, ainda não superaram seu complexo de Édipo e vivem essa relação de amor-ódio com o Deus Cristão. Tentam negar sua existência para reafirmarem a sua própria personalidade e identidade, como todo adolescente pueril.

28 de maio de 2010 às 14:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Essa deve ter sido das poucas coisas de jeito que alguma vez escreveste...

28 de maio de 2010 às 14:31:00 WEST  
Blogger Thor said...

"Essa deve ter sido das poucas coisas de jeito que alguma vez escreveste..."


hahahaha ele a dizer umas baboseiras para defender o "deus cristão" e o suposto pagão "anti-católico" ainda concorda, só porque é a favor da religião hehehehe

santa parvoice... :)))

28 de maio de 2010 às 15:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Pois, mas a Ciência também não prova que a Religião seja um conforto falso."

Até porque se é um conforto, como poderia ser falso?

Auto-enganação?!?!?! Isso nem com um placebo resulta!

Cumprimentos.
Livia Drusilla

28 de maio de 2010 às 15:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pois, mas a Ciência também não prova que a Religião seja um conforto falso.

MAS A NAVALHA DE OCCAM PROVA..!!LOL

29 de maio de 2010 às 00:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Essa deve ter sido das poucas coisas de jeito que alguma vez escreveste...

ELE É LEGAL; O UNICO DEFEITO DELE É ESSE DOGMA MUNDIALISTA QUE JA VIROU PSICOSE..!!MAS DESSA DOENÇA ELE PARECE NÃO MAIS SE CURAR, POR QUE NA IDADE DELE JÁ ESTÁ CRISTALIZADO LA NO CEREBRO MEDIO..!!AGORA É SÓ TORCER PRA QUE A DESCENDENCIA DELE ACHE O CAMINHO CERTO E SAIA DESSA MERDA LOBOTOMICA QUE O BETO ENCONTROU COMO "CAMINHO" E NÃO MAIS CONSEGUE JA SAIR DESSE LABIRINTO DEPOIS DE DECADAS SENDO BOMBARDEADO PELO MEIO POS-MODERNO DECADENTE..!!

29 de maio de 2010 às 00:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Até porque se é um conforto, como poderia ser falso?

Auto-enganação?!?!?! Isso nem com um placebo resulta!

VC SE SURPREENDERIA COM A QUANTIDADE DE NEUROSES QUE UM CEREBRO MÉDIO DEGENERADO É CAPAZ DE ACUMULAR AO LONGO DE TODA UMA VIDA NEURAL..!!

29 de maio de 2010 às 00:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

deus não existe

29 de maio de 2010 às 13:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Existe. Existem.

29 de maio de 2010 às 23:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Pois, mas a Ciência também não prova que a Religião seja um conforto falso.

«MAS A NAVALHA DE OCCAM PROVA..»

Não, a navalha de Occam também não prova.

29 de maio de 2010 às 23:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

SE BEM QUE PRA VC´S TEÍSTAS ISSO JÁ É MUITO..HEHE!!

30 de maio de 2010 às 06:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não, a navalha de Occam também não prova.

PROVA DO PONTO DE VISTA DO MUNDO FISICO, MAS SE O SEU CEREBRO MEDIO QUER CRER QUE ALGO IMPROVAVEL EXISTA..!!

NÃO É IMPOSSIVEL, MAS É MUITO, MUITO IMPROVAVEL - EU DIRIA QUE MENOS DE 50% DE CHANCES..!!

30 de maio de 2010 às 06:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse...
Existe. Existem.

29 de Maio de 2010 23h53min00s WEST



ui! lol

30 de maio de 2010 às 07:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ui! lol

ELE BLOQUEOU MEUS POSTS..HAHA!!

1 de junho de 2010 às 03:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«NÃO É IMPOSSIVEL, MAS É MUITO, MUITO IMPROVAVEL - EU DIRIA QUE MENOS DE 50% DE CHANCES..!!»

Improvável a partir de que critério? Esse é mais um erro seu.

4 de junho de 2010 às 15:19:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«SE BEM QUE PRA VC´S TEÍSTAS ISSO JÁ É MUITO..HEHE!!»

Para vocês ateus, então, não é nada, que depois de séculos de esforços, continuam sem nada de concreto para opôr à Religião, o que é imensamente irónico, porque são vocês que passam a vida a exigir provas concretas disto e daquilo. :)

4 de junho de 2010 às 15:21:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«o movimento Maria da Fonte não era aquele que queria partir Portugal em dois (fronteira em Rio Maior) e que vandalizava/saqueava todas as sedes do partido comunista na zona Norte???»

O Movimento Maria da Fonte foi despoletado porque numa povoação nortenha o governo não quis, por motivos sanitários, deixar que a população sepultasse um morto no terreno de uma igreja... e foi mais um episódio na luta entre conservadores católicos, os miguelistas, de um lado, e os liberais do outro...

4 de junho de 2010 às 15:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«hahahaha ele a dizer umas baboseiras para defender o "deus cristão" e o suposto pagão "anti-católico" ainda concorda,»

O atrasado mental de serviço aqui no blogue nem sequer percebeu que o outro gajo brasuca não estava a defender o Deus cristão coisíssima nenhuma, pois que é pagão e tem até um blogue pagão.

É realmente estúpido todos os dias, este aborto.

4 de junho de 2010 às 15:29:00 WEST  
Blogger Thor said...

sim, já sei que ele é pagão da wicca (o caps lock já me disse), mas, no contexto, ele pareceu-me ser cristão.
não sabia, pronto...

4 de junho de 2010 às 19:21:00 WEST  
Blogger Thor said...

"O Movimento Maria da Fonte foi despoletado porque numa povoação nortenha o governo não quis, por motivos sanitários, deixar que a população sepultasse um morto no terreno de uma igreja..."


isto é ignorância crassa!
vai-te informar melhor.
isso que relatas foi outra coisa e passou-se em 1846 (ao mesmo tempo que havia também uma revolução na Galiza)
isso foi a revolução Maria da Fonte que começou na Póvoa do Lanhoso e alastrou ao resto do "Norte".

mas eu refiro-me é ao movimento Maria da Fonte, que foi um movimento anti-comunista que foi criado no Norte logo a seguir ao 25/4.
(teve esse nome, precisamente em memória da célebre Maria)

tinham exército e parece que até se treinavam na Galiza e tudo (o Franco consentia, é claro, pois era fascista)

vai-te informar melhor que estás a confundir tudo.

ah que bendito seria um movimento desses agora...

4 de junho de 2010 às 19:25:00 WEST  
Blogger Thor said...

esse fdp pareceu-me cristão porque disse:

"porque ainda não resolveram sua fixação com a figura paternal, ainda não superaram seu complexo de Édipo e vivem essa relação de amor-ódio com o Deus Cristão. Tentam negar sua existência para reafirmarem a sua própria personalidade e identidade, como todo adolescente pueril."


se entendi mal, a culpa não foi só minha...

4 de junho de 2010 às 19:27:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«esse fdp pareceu-me cristão porque disse:

"porque ainda não resolveram sua fixação com a figura paternal, ainda não superaram seu complexo de Édipo e vivem essa relação de amor-ódio com o Deus Cristão. Tentam negar sua existência para reafirmarem a sua própria personalidade e identidade, como todo adolescente pueril."»

Foi, para variar, objectivo. Não estava de modo algum a defender o Deus cristão. Um sujeito que por exemplo odeie as famílias todas até pode ter, na sua vida pessoal e familiar uma relação de amor-ódio com o pai, porque por um lado gosta dele mas por outro sabe que ele violou a sua mãe. Pode-se dizer que o rapaz é um traumatizado, e por isso odeia a instituição família, e se calhar é um bocado desequilibrado, porque vive essa relação de amor-ódio com o pai, mas isto não significa que ao dizer-se isto se esteja a defender o pai.

29 de junho de 2010 às 14:38:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home