UM PONTO DE VISTA CIENTÍFICO E VERDADEIRAMENTE RACIONAL SOBRE A RELIGIÃO
Excerto de uma entrevista feita pela revista científica «Nature» a David Sloan Wilson, destacado cientista evolucionista:
Nature (N): Também estuda a Religião de uma perspectiva evolucionista. Porque é que a Religião seria adaptativa?
DSWilson (W): As provas empíricas indicam benefícios substanciais ao nível do grupo da maior parte das religiões duradouras.
Estes benefícios incluem a definição do grupo, a coordenação da acção para alcançar objectivos partilhados e para desenvolver mecanismos elaborados que impedem a batota. Os mesmos processos evolucionários que fazem com que os organismos individuais e as colónias de insectos funcionem como unidades adaptativas, fazem também com que os grupos religiosos funcionem como unidades adaptativas.
Nature (N): Também estuda a Religião de uma perspectiva evolucionista. Porque é que a Religião seria adaptativa?
DSWilson (W): As provas empíricas indicam benefícios substanciais ao nível do grupo da maior parte das religiões duradouras.
Estes benefícios incluem a definição do grupo, a coordenação da acção para alcançar objectivos partilhados e para desenvolver mecanismos elaborados que impedem a batota. Os mesmos processos evolucionários que fazem com que os organismos individuais e as colónias de insectos funcionem como unidades adaptativas, fazem também com que os grupos religiosos funcionem como unidades adaptativas.
Os crentes religiosos comparam frequentemente as suas comunidades a um corpo único ou a uma colmeia. Isto não é simplesmente uma metáfora poética mas sim algo que se revela correcto de um ponto de vista evolucionário.
Estamos agora a estabelecer o nosso primeiro relacionamento de consulta com uma congregação religiosa em Binghamton para explorar a sua religião e espiritualidade e para a ajudar a ser mais efectiva como organização [usando ferramentas evolucionárias]. Penso que os benefícios que fornecemos serão tão grandes que iremos depois ser procurados por outras congregações.
N: A sua abordagem irrita os ateístas?
W: Eu irrito os ateístas mais do que qualquer outra categoria, e sou ateu. Uma das coisas que me enfurece a respeito da mais recente colheita de ateístas zangados, tais como Richard Dawkins, é a sua negação dos aspectos benéficos da Religião. O seu alvo não é apenas a questão de não haver provas de Deus. Insistem também em como «a religião envenena tudo», como Christopher Hitchens intitulou o seu livro. Eles ignoram a teoria e a prova científica da «utilidade secular» da Religião, como Émile Durkheim explica, mesmo que se cubram com o manto da ciência e da racionalidade. Alguém precisa de os chamar à razão nesse ponto e esse alguém sou eu.
Na mesma linha de pensamento, já aqui foi dito que por princípio a Religião é melhor do que a irreligião. Eis porquê: ou o Divino existe ou não existe - se existe, então há toda a vantagem em estabelecer com o Divino uma ligação, por meio de rituais, isto é, da Religião; mas, se não existe, então nada há a perder em realizar os mesmíssimos rituais, que servem ao menos para fortalecer o espírito de grupo e para satisfação e tranquilidade do crente...
26 Comments:
A CIENCIA PODE ATÉ PROVAR QUE A RELIGIÃO AJUDA NA CICRATIZAÇÃO E AFINS VIA AUTO-ENGANAÇÃO, MAS JAMAIS CONSEGUIRÁ PROVAR QUE É MELHOR UM CONFORTO FALSO QUE UMA VERDADE DOÍDA..!!
Parece que sempre houve quem queria meter os comunistas de abril e da extrema esquerda na ordem:
António Spínola queria voltar ao poder através de um golpe de Estado e "eliminar fisicamente" os adversários políticos, disse o jornalista Guenter Wallraff, que em 1976 se encontrou com o general na Alemanha, disfarçado de traficante de armas.
"Nas conversas que tive com ele em Dusseldorf, disse-me que precisava de armas para exterminar fisicamente os adversários", garantiu Wallraff em entrevista à Agência Lusa, em Berlim.
Em 1976, o jornalista, já então famoso pelas reportagens "undercover", conseguiu infiltrar-se no MDLP liderado pelo ex-Presidente da República, disfarçado de nacionalista germânico que forneceria armas ao movimento.
Wallraff recordou o episódio que serviu de base ao seu livro "Aufdeckung einer Verschwoerung - die Spínola Aktion" ("A Descoberta de uma conspiração, a acção Spínola", ed. Bertrand, 1976), nas vésperas do 35.º Aniversário do 11 de Março, o golpe que levou o militar do monóculo a fugir do país e a criar o MDLP, uma força clandestina anti-comunista.
"Eu estava a trabalhar numa cooperativa em Portugal, a Estrela Vermelha, e resolvi ir ao Norte, à Póvoa do Varzim, a um local de encontro dos terroristas", contou Wallraff.
O jornalista, hábil a representar, estabeleceu contacto com a organização de Spínola, dizendo que trabalhava para Franz-Josef Strauss, conhecido pelas suas posições conservadoras e líder dos democratas cristãos da Baviera.
Conquistada a confiança dos interlocutores lusos, chegou a ter "encontros secretos" nas montanhas de Portugal com os seus líderes, a quem prometeu armas.
Regressado à Alemanha, em Março de 1976, Wallraff recebeu um telefonema, indicando que o "general Walter", nome de código de Spínola, iria pessoalmente a Dusseldorf falar com ele e com os elementos da sua "organização".
Spínola chegou, "com a gola do sobretudo levantada, e de óculos escuros", e só quando, no hotel onde se reuniram, tirou os óculos e pôs o monóculo que o celebrizou, Wallraff soube quem tinha pela frente.
"Eu nem queria acreditar, era o lendário ex-Presidente da República, o ex-guia da Revolução dos Cravos", disse o jornalista alemão, hoje com 68 anos.
Wallraff recordou ainda que as conversas que tiveram foram "escaldantes", e que Spínola lhe disse que a sua organização já tinha pontos de apoio no Alentejo, e estava prestes a tomar o poder.
O facto de Spínola lhe ter dito que queria armas para exterminar fisicamente os adversários levou depois a que as autoridades suíças, a quem Wallraff entregou provas, o detivessem e extraditasse mais tarde para o Brasil.
Durante algum tempo, Wallraff também evitou ir a Portugal, "porque era perigoso", diz, e mesmo na Alemanha foi alvo da fúria da extrema direita, que lhe incendiou o escritório e destruiu o arquivo.
Mas o escritor e jornalista alemão continua a ter amigos em Portugal, adora Lisboa e revelou à Lusa que em breve irá a Lisboa visitar a filha do falecido cantor José Afonso, de quem foi amigo.
"Tenho recordações muito nostálgicas de Lisboa, e quero voltar para desfrutar do ambiente da cidade", disse Wallraff, lamentando a extinção das cooperativas criadas pela Reforma Agrária no Alentejo.
"Os latifundiários voltaram, é trágico", desabafou o jornalista alemão, que continua a ser uma figura polémica, e a pôr a nu injustiças sociais no seu país.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1515444
São conhecidas as organizações MDLP, ELP e Maria da Fonte de extrema direita que queriam virar o prato da balança em 1976.
o movimento Maria da Fonte não era aquele que queria partir Portugal em dois (fronteira em Rio Maior) e que vandalizava/saqueava todas as sedes do partido comunista na zona Norte???
porreiro!
foi um movimento cinco estrelas...
pena que a divisão não foi em frente, apesar da fronteira ser mais abaixo do que devia.
«A CIENCIA PODE ATÉ PROVAR QUE A RELIGIÃO AJUDA NA CICRATIZAÇÃO E AFINS VIA AUTO-ENGANAÇÃO, MAS JAMAIS CONSEGUIRÁ PROVAR QUE É MELHOR UM CONFORTO FALSO QUE UMA VERDADE DOÍDA..!!»
Pois, mas a Ciência também não prova que a Religião seja um conforto falso.
tem ateus e ateus.
pena que a maioria dos ateus militantes maos se parecem com adolescentes revoltados porque ainda não resolveram sua fixação com a figura paternal, ainda não superaram seu complexo de Édipo e vivem essa relação de amor-ódio com o Deus Cristão. Tentam negar sua existência para reafirmarem a sua própria personalidade e identidade, como todo adolescente pueril.
Essa deve ter sido das poucas coisas de jeito que alguma vez escreveste...
"Essa deve ter sido das poucas coisas de jeito que alguma vez escreveste..."
hahahaha ele a dizer umas baboseiras para defender o "deus cristão" e o suposto pagão "anti-católico" ainda concorda, só porque é a favor da religião hehehehe
santa parvoice... :)))
"Pois, mas a Ciência também não prova que a Religião seja um conforto falso."
Até porque se é um conforto, como poderia ser falso?
Auto-enganação?!?!?! Isso nem com um placebo resulta!
Cumprimentos.
Livia Drusilla
Pois, mas a Ciência também não prova que a Religião seja um conforto falso.
MAS A NAVALHA DE OCCAM PROVA..!!LOL
Essa deve ter sido das poucas coisas de jeito que alguma vez escreveste...
ELE É LEGAL; O UNICO DEFEITO DELE É ESSE DOGMA MUNDIALISTA QUE JA VIROU PSICOSE..!!MAS DESSA DOENÇA ELE PARECE NÃO MAIS SE CURAR, POR QUE NA IDADE DELE JÁ ESTÁ CRISTALIZADO LA NO CEREBRO MEDIO..!!AGORA É SÓ TORCER PRA QUE A DESCENDENCIA DELE ACHE O CAMINHO CERTO E SAIA DESSA MERDA LOBOTOMICA QUE O BETO ENCONTROU COMO "CAMINHO" E NÃO MAIS CONSEGUE JA SAIR DESSE LABIRINTO DEPOIS DE DECADAS SENDO BOMBARDEADO PELO MEIO POS-MODERNO DECADENTE..!!
Até porque se é um conforto, como poderia ser falso?
Auto-enganação?!?!?! Isso nem com um placebo resulta!
VC SE SURPREENDERIA COM A QUANTIDADE DE NEUROSES QUE UM CEREBRO MÉDIO DEGENERADO É CAPAZ DE ACUMULAR AO LONGO DE TODA UMA VIDA NEURAL..!!
deus não existe
Existe. Existem.
«Pois, mas a Ciência também não prova que a Religião seja um conforto falso.
«MAS A NAVALHA DE OCCAM PROVA..»
Não, a navalha de Occam também não prova.
SE BEM QUE PRA VC´S TEÍSTAS ISSO JÁ É MUITO..HEHE!!
Não, a navalha de Occam também não prova.
PROVA DO PONTO DE VISTA DO MUNDO FISICO, MAS SE O SEU CEREBRO MEDIO QUER CRER QUE ALGO IMPROVAVEL EXISTA..!!
NÃO É IMPOSSIVEL, MAS É MUITO, MUITO IMPROVAVEL - EU DIRIA QUE MENOS DE 50% DE CHANCES..!!
Caturo disse...
Existe. Existem.
29 de Maio de 2010 23h53min00s WEST
ui! lol
ui! lol
ELE BLOQUEOU MEUS POSTS..HAHA!!
«NÃO É IMPOSSIVEL, MAS É MUITO, MUITO IMPROVAVEL - EU DIRIA QUE MENOS DE 50% DE CHANCES..!!»
Improvável a partir de que critério? Esse é mais um erro seu.
«SE BEM QUE PRA VC´S TEÍSTAS ISSO JÁ É MUITO..HEHE!!»
Para vocês ateus, então, não é nada, que depois de séculos de esforços, continuam sem nada de concreto para opôr à Religião, o que é imensamente irónico, porque são vocês que passam a vida a exigir provas concretas disto e daquilo. :)
«o movimento Maria da Fonte não era aquele que queria partir Portugal em dois (fronteira em Rio Maior) e que vandalizava/saqueava todas as sedes do partido comunista na zona Norte???»
O Movimento Maria da Fonte foi despoletado porque numa povoação nortenha o governo não quis, por motivos sanitários, deixar que a população sepultasse um morto no terreno de uma igreja... e foi mais um episódio na luta entre conservadores católicos, os miguelistas, de um lado, e os liberais do outro...
«hahahaha ele a dizer umas baboseiras para defender o "deus cristão" e o suposto pagão "anti-católico" ainda concorda,»
O atrasado mental de serviço aqui no blogue nem sequer percebeu que o outro gajo brasuca não estava a defender o Deus cristão coisíssima nenhuma, pois que é pagão e tem até um blogue pagão.
É realmente estúpido todos os dias, este aborto.
sim, já sei que ele é pagão da wicca (o caps lock já me disse), mas, no contexto, ele pareceu-me ser cristão.
não sabia, pronto...
"O Movimento Maria da Fonte foi despoletado porque numa povoação nortenha o governo não quis, por motivos sanitários, deixar que a população sepultasse um morto no terreno de uma igreja..."
isto é ignorância crassa!
vai-te informar melhor.
isso que relatas foi outra coisa e passou-se em 1846 (ao mesmo tempo que havia também uma revolução na Galiza)
isso foi a revolução Maria da Fonte que começou na Póvoa do Lanhoso e alastrou ao resto do "Norte".
mas eu refiro-me é ao movimento Maria da Fonte, que foi um movimento anti-comunista que foi criado no Norte logo a seguir ao 25/4.
(teve esse nome, precisamente em memória da célebre Maria)
tinham exército e parece que até se treinavam na Galiza e tudo (o Franco consentia, é claro, pois era fascista)
vai-te informar melhor que estás a confundir tudo.
ah que bendito seria um movimento desses agora...
esse fdp pareceu-me cristão porque disse:
"porque ainda não resolveram sua fixação com a figura paternal, ainda não superaram seu complexo de Édipo e vivem essa relação de amor-ódio com o Deus Cristão. Tentam negar sua existência para reafirmarem a sua própria personalidade e identidade, como todo adolescente pueril."
se entendi mal, a culpa não foi só minha...
«esse fdp pareceu-me cristão porque disse:
"porque ainda não resolveram sua fixação com a figura paternal, ainda não superaram seu complexo de Édipo e vivem essa relação de amor-ódio com o Deus Cristão. Tentam negar sua existência para reafirmarem a sua própria personalidade e identidade, como todo adolescente pueril."»
Foi, para variar, objectivo. Não estava de modo algum a defender o Deus cristão. Um sujeito que por exemplo odeie as famílias todas até pode ter, na sua vida pessoal e familiar uma relação de amor-ódio com o pai, porque por um lado gosta dele mas por outro sabe que ele violou a sua mãe. Pode-se dizer que o rapaz é um traumatizado, e por isso odeia a instituição família, e se calhar é um bocado desequilibrado, porque vive essa relação de amor-ódio com o pai, mas isto não significa que ao dizer-se isto se esteja a defender o pai.
Enviar um comentário
<< Home