sexta-feira, março 05, 2010

FESTIVAL DO CHOCOLATE EM ÓBIDOS - 2010


As maravilhas do Mundo são um dos temas em destaque na 8ª edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que começou ontem e deverá atrair 200 mil pessoas nos próximos dez dias. O investimento é de 300 mil euros.
A exposição de esculturas em chocolate, feitas por conceituados chefs, é um dos pontos de atracção. O tema gira à volta das Maravilhas do Mundo, lembrando que o castelo de Óbidos foi considerado uma das Maravilhas de Portugal. Na cerca do castelo, poderão ser vistas, entre outras, reproduções do Coliseu de Roma, da Muralha da China, do Taj Mahal e de Guimarães.
As Maravilhas do Mundo inspiram também as criações dos modelos com chocolate. O estilista Augustus e alunos do Centro de Formação Profissional para a Indústria Têxtil e Vestuário assinam os vestidos a apresentar ao público. O concurso Ourives de Chocolate, em que os participantes apresentam três peças de joalharia (colar, pulseira e anel) feitas, em grande parte, em chocolate, também marca o festival. Há ainda os concursos de Montras de Chocolate, do Chocolatier Português do Ano e Internacional de Receitas de Chocolate.
Para os mais novos, há a Casa de Chocolate das Crianças, com jogos, pinturas, ‘face painting’ e um ateliê sobre a história do chocolate. Com a ajuda de um chef, têm a oportunidade de confeccionar algumas receitas. Em paralelo, os pais podem dedicar-se à Chocolaterapia: um conjunto de massagens com chocolate no rosto e no corpo. O que só faz bem a quem provar uma (mesmo que pequena) parte das dez toneladas de chocolate do evento.


'TRADIÇÃO JÁ ATRAI OS ESTRANGEIROS', José Parreira, Administrador da Óbidos Patrimonium

Correio da Manhã – Quais são as apostas este ano?
José Parreira – Temos autênticas maravilhas do design associadas à gastronomia, em pratos e bolos.É um atractivo interessante, que complementa os conteúdos que existem desde a 1.ª edição. O cake design está a despertar muito interesse e até pode vir a ser um certame próprio noutra altura do ano.

– É um evento muito conhecido?
– É o festival que consegue reunir mais gente em menos dias. Até turistas estrangeiros nos visitam. As pessoas já associam Óbidos ao chocolate. Em poucos anos, conseguiu-se criar uma tradição.

– Há outros projectos em curso?
– Está a ser desenvolvido um modelo económico para avançarmos, até final do ano, para criação de uma fábrica de chocolate e de um espaço ‘lounge’ que lembre o festival, que as pessoas possam visitar diariamente.

– O festival também educa?
– Aproveitamos, na Casa de Chocolate das Crianças, os técnicos de saúde para dar conselhos de higiene oral. E vão ser distribuídos CD com músicas sobre o tema.


Para mais informações, clicar aqui, o local internético do evento.