terça-feira, março 09, 2010

APELO - RECÉM-NASCIDA PRECISA DE MEDULA ÓSSEA

A vida da Sofia "poderá depender de si". Este é o apelo lançado por familiares e amigos de uma bebé de oito meses, a quem foi diagnosticada leucemia, para encontrar um dador de medula óssea compatível.
Para poder "continuar a viver" a menina, residente no concelho de Condeixa-a-Nova, necessita de um transplante. "É a sua única hipótese", refere Ana Bernardes, amiga da família e dinamizadora da campanha, surpreendida com a quantidade de pessoas que já responderam.
Sofia Domingues Fonseca aparentava ser uma menina saudável até que, de repente, tudo mudou com a descoberta da doença, há dois meses. "A bebé estava no infantário e ligaram à mãe a dizer que estava febril e tinha vomitado", recorda Ana Bernardes. Foi encaminhada para o Hospital Pediátrico de Coimbra, onde os médicos estranharam a "barriga muito dilatada" e confirmaram as piores suspeitas. Sofia tem leucemia mieloide crónica, uma doença rara em crianças.
O drama dos pais, Margarida Domingues e Francisco Fonseca, de 36 anos, começou nesse momento. "A bebé tem de fazer quimioterapia todos os dias. A mãe, que trabalhava, está em casa com ela e só sai duas vezes por semana para a levar ao hospital. É um sofrimento enorme para todos", descreve Ana Bernardes.
Segundo a amiga da família, a menina só poderá ser transplantada quando tiver um ano, mas a campanha para encontrar um dador compatível já está em marcha. Quem quiser ajudar a Sofia deve contactar o Centro de Histocompatibilidade nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

(...)
QUEM PODE AJUDAR
Ter entre 18 e 45 anos, pesar mais de cinquenta quilos, nunca ter recebido uma transfusão de sangue, não sofrer de doenças crónicas e não estar já inscrito na base de dados: são estas condições exigidasa quem quiser ser dador de medula óssea.

ONDE AJUDAR
Se cumprir estes requisitos,apenas tem de se dirigir aoscentros de histocompatibilidade existentes em Lisboa (telefone: 217 504 100), no Porto (telefone: 225 573 470) e em Coimbra(telefone: 239 480 700/719).

AMOSTRA DE SANGUE
Para verificar se é compatível com as inúmeras crianças que precisam das suas células para sobreviver basta a recolha de uma pequena amostra de sangue. Não dói nada.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Brasileiras são as mulheres imigrantes com mais sucesso nos negócios
Das mulheres imigrantes em Portugal, as brasileiras são as empreendedoras com mais sucesso, registando maior aumento de rendimentos quando abrem um negócio próprio.

De acordo com o jornal “i”, estas são as principais conclusões de um estudo promovido pela Organização Internacional para as Migrações para a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). A análise revela, ainda assim, que as mulheres imigrantes são menos empreendedoras do que os homens.
Entre as senhoras que se aventuram no mundo empresarial as de nacionalidade brasileira são não só as que mais dividendos daí retiram como as que apostam num leque mais alargado de negócios. São também as empresárias que demonstram maior autonomia, as que mais partilham decisões com parceiros e as que têm uma visão mais profissional da gestão e da comunicação, revela a mesma notícia.
As diferenças entre géneros começam, desde logo, pela área de actividade. Os serviços de beleza são área em que mais aposta o sexo feminino, seguido da hotelaria e restauração, do comércio e de serviços de apoio doméstico. Os homens ficam-se pelo comércio, pela construção civil e pela hotelaria. As imigrantes brasileiras investem sobretudo no sector da beleza e o mesmo acontece com as mulheres provenientes de países africanos de expressão portuguesa.
De acordo com o site do jornal, que cita os dados do referido estudo, as mulheres demoram mais tempo a criar o negócio próprio do que os homens (seis anos e meio vs sete anos e quatro meses desde a chegada a Portugal). No que às motivações diz respeito, a questão económica é destronada pelo desejo de independência, liberdade de horários e realização profissional

9 de março de 2010 às 13:29:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home