segunda-feira, fevereiro 22, 2010

LIVRO ANTI-ISLAMISTA NÃO É APRESENTADO AO PÚBLICO POR MOTIVOS SECURITÁRIOS

Na capital holandesa, o livro «Islamofobie?», da autoria de Frans Groenendijk, professor de Matemática, não pôde na passada semana ser apresentado ao público no Forum Mundial devido a imperativos de segurança.
Tudo estava já pronto para o evento, até os comes e bebes, mas à última da hora temeu-se que a coisa pudesse desagradar aos muçulmanos e, por receios de vigilância insuficiente, tudo foi cancelado.
O deputado dos Verdes (GroenLinks) Tofik Dibi iria receber o livro, juntamente com uma ex-muçulmana (apóstata do Islão, portanto) e o editor-chefe do blogue esquerdista Sargasso. A introdução seria feita pelo colunista Theodor Holman. Todavia, pouco antes do fim-de-semana, Groenendijk recebeu um e-mail de Michiel Middendorf, director-geral do Forum Mundial, a dizer o seguinte: «Não posso honrar o seu pedido para realizar uma apresentação do seu livro no Forum Mundial. Não posso garantir a segurança dos meus colegas, dos seus convidados e de si próprio, e, por este motivo, não é a meu ver responsável deixar que este evento aconteça.»

Mais tarde, Middendorf explicou à imprensa o seu procedimento: «Tomámos esta decisão por causa do tema do encontro, a islamofobia. A nossa organização gostaria de oferecer uma plataforma. No ano passado, até oferecemos acomodações à cimeira internacional sobre o Afeganistão. Mas nessa altura a segurança foi garantida pelo Estado.»

Ao autor do livro, Middendorf aconselha: «Procure outro sítio que não tenha medo.»

Groenendijk foi um dos eleitores do PVV (Partido da Liberdade, de Wilders) que no início de Julho passado respondeu à «Carta Aberta aos Eleitores do PVV», do deputado dos Verdes (GroenLinks) Tofik Dibi. Este queria aliar-se a «todas as pessoas que considerem a liberdade e a igualdade tão importantes como eu considero».

Na contra-capa do livro, está uma referência à rejeição de publicação por parte de um editor que até gostou do seu conteúdo mas receou pela reputação da sua editora e portanto não aceitou publicá-lo.
Quanto a Dibi, diz não concordar com o tom da obra, mas considera-a honesta e bem escrita e afirma que é bom ter este confronto.

Groenendijk enviou entretanto uma carta de indignação ao Forum Mundial: «É obviamente direito vosso não oferecer espaço a pessoas que não concordam convosco. É verdadeiramente de mau gosto quando vocês se escondem por detrás de uma ameaça completamente ficcional que vem supostamente de muçulmanos ou de extremo-esquerdistas.»

Dibi aproveita a ocasião para dizer que não se pode aceitar que se façam ou não se façam coisas só por causa do medo.
E vai sendo cada vez mais um padrão de comportamento no Ocidente, por parte de quem supostamente teria responsabilidades no campo da Cultura, portanto, no do esclarecimento dos Povos. Aqui, a espada pode mais do que a pena, quando a mão que segura a pena é fraca.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo, que tal criares um grupo do blog Gladius no Facebook? Que achas da ideia? Era um meio para futura socialização e troca de ideias.

22 de fevereiro de 2010 às 18:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

para rir com a conversão de Abel Xavier

http://www.youtube.com/watch?v=ROnqCx2Hhu0&feature=channel

22 de fevereiro de 2010 às 19:11:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A típica covardia europeia...

23 de fevereiro de 2010 às 12:08:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home