NORTADA
O mais antigo teledisco (vídeoclipe, como agora se diz...) português, datado de 1984, diz o texto do site: Nortada, de Júlio Pereira (tenho ideia de ter visto telediscos portugueses mais antigos, mas enfim). Um marco da música genuinamente nacional, além de ser, para o pessoal da minha geração e mais velhos, um som de nostalgia ímpar. Disfrutem.
6 Comments:
pois é Caturo, apesar de ser muito jovem, lembro-me bem disto (aos anos que já não ouvia) e também gosto muito.
Caturo, do Julio Pereira esta é a minha preferida ("Celtibera")
andava aos anos para achar isto, e só consegui agora.
ai ai que saudades.
http://www.youtube.com/watch?v=ThyxZlh2ZZo&feature=related
muito, muito bom. excelente.
outra muito boa...
http://www.youtube.com/watch?v=6nvEbn5R5sM&NR=1
thor vai ter com os teus compagnios do BE
CUMS resistencia!!
Portugal
A «Celtibera» também é a minha favorita. E também gostei bastante da «Miradouro» na altura. Ouvi-a tanto em casa, gravada da rádio, que até me deram o álbum com o mesmo nome, em que cada uma das nove faixas é dedicada a uma província do País. «Miradouro» é, se bem me lembro, dedicada à Estremadura. Outra que apreciei muito no álbum foi «Trás-os-Montes». O vinil vinha com um gigantesco mapa, em tamanho A2, com o mapa etno-musical de Portugal, mapa esse que está agora no site do Instituto Camões.
Nortada e Celtibera são das mais conhecidas, e também para mim as que mais me dizem (exactamente por também as ter ouvido quando era mais novo). mas a obra de Júlio Pereira está recheada de boa música.
Enviar um comentário
<< Home